Lattes

Departamento de Psicologia Clínica

Linhas de pesquisa: Psicanálise e Psicologia Clínica Preventiva

Trabalhou quase 20 anos em Prevenção de Distúrbios Mentais de estudantes da Escola Paulista de Medicina, desenvolvendo uma Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada, métodos de diagnóstico em prevenção, bem como técnicas de psicoterapia breve, forma individual. Pesquisou métodos de psicoterapia analítica grupal, psicoterapia suportiva grupal e grupos operativos em instituições. Fundou com colegas e presidiu a Sociedade de Psicologia Clínica Preventiva, pesquisando métodos de diagnóstico e pesquisas na área da Psicanálise Clínica, investigando fenômenos contratransferenciais e métodos de abordagem psicanalítica em pacientes de difícil acesso. Organizou e coordenou um curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, intitulado “Especialização em Psicoterapia Psicanalítica”.

Fundou e foi o primeiro presidente da APP – Associação de Psicoterapia Psicanalítica – objetivando agregar e propiciar o desenvolvimento progressivo dos colegas egressos do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica. Em 2005 iniciou outra evolução no campo clínico, organizando e coordenando um Curso de Especialização em Psicoterapia Breve Operacionalizada, na UNIP, cristalizando uma experiência de 35 anos e abrindo caminho para atendimento de ampla parte da população.

Graduou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1959), realizou seu mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1969) , doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1973) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1980) . Foi professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atuou principalmente nos seguintes temas: Escala Diagnóstica Operacionalizada, entrevistas psicológicas e Fundamentos e Medidas da Psicologia. Faleceu em Dezembro de 2017.