2019

Pesquisa

A formação do psicólogo escolar e educacional latino-americano: concepções teóricas, bases metodológicas e atuação profissional

Esta pesquisa toma por objeto de estudo a formação de psicólogos para atuar no campo da Educação na América Latina. Tem por objetivo geral compreender e analisar os modelos formativos desenvolvidos em Cursos de Graduação em Psicologia na América Latina para atuar no campo da educação básica, superior e docência em Psicologia e as propostas que tais modelos apresentam para o enfrentamento dos altos índices de fracasso escolar presentes nos dados educacionais latino-americanos. Seus objetivos específicos são: realizar levantamento e analisar as influências das diretrizes de órgãos de cooperação internacional nos modelos formativos que se fazem presentes nos cursos superiores em Psicologia; analisar a estrutura curricular e os projetos pedagógicos com ênfase nos processos educativos; realizar levantamento de desafios e necessidades enfrentadas para a formação profissional visando atuação no campo da educação e nas políticas educacionais; analisar as tendências teóricas e metodológicas que comparecem nos cursos de Psicologia e sobre a Psicologia Escolar e Educacional; compreender as possibilidades de atuação/inserção no campo da educação para enfrentamentos de dificuldades de escolarização; compreender e analisar aspectos da formação referentes à docência em Psicologia. A discussão e a análise dos dados parte da perspectiva histórico-crítica em Psicologia Escolar e Educacional, desenvolvida no Brasil, considerando as multideterminações do processo de escolarização e a necessidade de compreender a formação profissional na sua relação com a realidade educacional dos países em questão. Este projeto desenvolver-se-á em oito países, com a colaboração de pesquisadores das Universidades do México, Cuba, Argentina, Paraguai, Colômbia, Porto Rico, Costa Rica e Peru com quem estamos em contato por meio de Convênios, Acordos de Cooperação Internacional e participação em Grupos de Trabalho da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP), da União Latino-americana de Psicologia (ULAPSI) e da Associação de Pesquisadores Latino-americanos e Europeus (AHILA) e com pesquisadores de Pós-Doutorado e estudantes de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica do LIEPPE. Esta pesquisa apresenta-se enquanto ampliação, para países da América Latina, de investigação realizada no Brasil, de 2009 a 2013 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia e a formação de psicólogos para atuar no campo da Educação. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo e não terá a pretensão de abarcar todo o conjunto de Faculdades ou de Universidades da América Latina, mas sim terá um conjunto de países que são significativos no campo da formação em Psicologia por possuírem cursos de Psicologia consolidados e que desenvolvem há muitos anos a formação de psicólogos. Contará com duas grandes fases de coleta de dados, a saber, a) de caráter documental, que será desenvolvida por meio de: levantamento e análise da literatura pertinente à formação do psicólogo nos últimos dez anos nos países participantes da pesquisa e atualização das referências brasileiras sobre o tema; documentos oficiais internacionais que têm pautado a formação profissional na América Latina, produzidos por organismos internacionais; documentos oficiais dos países e Diretrizes Nacionais para a formação de psicólogos e, especialmente, para a formação de psicólogos que atuem na dimensão educativa da profissão, com ênfase nos documentos-marco nacionais; documentos oficiais das instituições participantes da pesquisa e que constituem o Plano Pedagógico Institucional, que apresente a proposta curricular para a formação de psicólogos que venham a atuar no campo da educação e da docência, com destaque para as disciplinas que oferecem parte prática ou estágios em escolas, instituições educacionais, projetos educativos; e b) de caráter empírico, por meio da análise do pensamento e da prática formativa.

 

Panorama da Psicologia como Fundamento da Educação na América Latina: pesquisas e atuação nos anos de 2000 a 2017

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marilda Gonçalves Dias Facci em 16/01/2019.

Descrição: Muitas investigações vêm sendo realizada acerca da formação e atuação de psicólogos escolares e educacionais no Brasil. No entanto, pouco se conhece sobre a ação dos profissionais da área na América Latina. Dessa forma, o objetivo desse estudo é realizar um levantamento sobre as pesquisas e intervenções realizadas pela Psicologia nos países latino-americanos no âmbito da educação, com vistas ao fortalecimento de ações que contribuam com o acesso de todos os alunos aos conteúdos escolares. O projeto será realizado em três etapas. 1ª. Etapa: será realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de artigos que constam na base de dados Scielo e BVS-PSI. Buscaremos produções da área em cada país da América Latina no período de 2000 a 2017. 2ª. Etapa: de posse do material produzido por pesquisadores da área buscaremos mapear quem são aqueles que discutem sobre a Psicologia Escolar e Educacional na América Latina, os temas que tem sido objeto de estudo, referencial teórico adotado, intervenções que são mencionadas nos artigos, instituições que desenvolvem pesquisas no campo da psicologia escolar/educacional. 3ª. Etapa: uma vez localizados esses profissionais nos artigos analisados, daremos entrada do Projeto no Comitê de Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos da UEM para a realização de entrevistas. Vale destacar que essa pesquisa está vinculada às ações do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Educacional da América Latina, da União Latino-americana de Entidades de Psicologia ? ULAPSI, no qual atuamos como coordenadora desse GT. Consideramos que este trabalho trará contribuições importantes para a compreensão da atuação profissional de psicólogos no campo da educação em países da América Latina, ampliando fronteiras de pesquisa..
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Integrante / Marilda Gonçalves Dias Facci – Coordenador / Silvia Maria Cintra da Silva – Integrante / Roseli Fernandes Lins Caldas – Integrante / Sonia Mari Shima Barroco – Integrante / Angela Soligo – Integrante / Maria Julia Lemes Ribeiro – Integrante / Katia Cristina Silva Forli Bautheney – Integrante / Nabila Zazzira Jure Máas) – Integrante / Ema Carolina Arevalos Ramirez – Integrante / Elizabeth Lima – Integrante / Damaris Unruh de Wiebs – Integrante / Aldenor Bastista da Silva Junior) – Integrante / FABIOLA BATISTA GOMES FIRBIDA – Integrante / Norma Celiane Cosmo – Integrante.

 

Extensão

Grupo de Trabalho de Educadores e Psicólogos sobre Processos Educativos e Políticas Públicas Educacionais: uma proposta de extensão universitária

O objetivo deste projeto de extensão é o de constituir uma modalidade específica de formação continuada de professores da rede pública de ensino, de cunho colaborativo, possibilitando a constituição de um espaço institucional que subsidie a análise da prática docente frente às políticas públicas vigentes na rede pública de ensino, por meio da constituição de um grupo de trabalho, que denominaremos ?Grupo de Trabalho de Educadores e Psicólogos sobre Políticas Públicas Educacionais?. Este grupo propiciará a constituição de espaços de diálogo com professores e gestores sobre as necessidades de tais políticas, as formas como são implementadas, bem como concepções sobre aprendizagem e desenvolvimento que se fazem presentes no dia a dia escolar e os desafios presentes para a prática docente no contexto da política pública vigente.
Formação de grêmios estudantis em escolas públicas municipais de Bauru
É objetivo do projeto contribuir para a efetiva organização dos alunos das escolas de ensino fundamental, por meio da implementação de grêmios estudantis, tendo em vista a construção de uma gestão escolar democrática e participativa. O projeto é parceria entre o departamento de psicologia e a Secretaria Municipal de Educação de Bauru e atua atualmente em 16 escolas de ensino fundamental..
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado: (1)
Coordenação: Flávia da Silva Ferreira Asbahr
Financiador(es): Pró-reitoria de Extensão da Unesp.

 

Projeto e-OQE: Portal da Orientação à Queixa Escolar

Projeto de ampla divulgação de conhecimentos teórico-técnicos de uma abordagem inovadora em Psicologia diante de dificuldades na vida escolar, desenvolvida pelo Serviço de Orientação à Queixa Escolar –OQE, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar –LIEPPE, do Instituto de Psicologia -IP. Foram construídos ao longo de quase vinte anos, tornando-se uma referência nacional na área. A procura por formação e por subsídios advindos deste corpo de saberes tem sido crescente. Recentemente, ao ser divulgado o curso de formação em OQE, no âmbito dos cursos de Extensão do IP, uma postagem no Facebook ultrapassou, em 48 horas, a marca de 13 mil acessos, com muitos pedidos para que fosse disponibilizado online em função do interesse de profissionais que residem em cidades distantes de São Paulo, além de diversos outros pedidos para que o curso fosse aberto a quem não é psicólogo. Este alcance e interesse motivou a criação do projeto de um Portal eletrônico para a disponibilização de aulas, instrumentos técnicos, referências bibliográficas, banco de dados sobre a clientela e outros materiais úteis para subsidiar e formar interessados.
Alunos envolvidos: Graduação: (8)
Integrantes: Beatriz de Paula Souza, Marilene Proença Rebello de Souza, Almir Antonio Rosa (Almir Almas), Chiara Facchini, Guilherme Regis Maia, Sung Hwan, Lorena Weinketz, Ananda Radhika Meron Postiglione, Elis Marchi, Camila Izidio, Mariana Stefani, Lilian Suzuki (psicóloga colaboradora), João Ricardo T.L. de Souza (psicólogo colaborador)
Financiador: Pró-reitoria de Extensão da USP

 

2018

Pesquisa
Políticas públicas de educação e de saúde do estado de São Paulo para enfrentamento ao fracasso escolar: produção acadêmica de 1996 a 2018

Este projeto de pesquisa se insere no campo da Psicologia Escolar, aprofundando discussões sobre a implementação de políticas públicas no âmbito da Educação Básica. Trata-se de pesquisa documental e tem por objetivo geral realizar o levantamento da produção acadêmica sobre as políticas públicas de educação e de saúde relacionadas ao enfrentamento dos problemas de escolarização, no período de 1996 a 2018. A sistematização dos dados insere-se em instrumento online de divulgação das políticas públicas intitulado Linha do Tempo de Políticas Públicas de Educação e Saúde para o Enfrentamento dos Problemas de Escolarização, disponível desde 2015. Consideramos que o conjunto da produção intelectual sobre as políticas públicas fornecerá importante conjunto de argumentos de maneira a melhor entendermos os avanços e os desafios para a implantação e implementação de tais políticas no campo da Educação.

Políticas públicas nacionais de educação e saúde para o enfrentamento dos problemas de escolarização 2000 a 2018

O presente projeto de investigação tem por objeto de estudo as políticas públicas de Educação e de Saúde no Brasil, constituídas para o enfrentamento dos problemas de escolarização. A grande quantidade de informações sobre legislação, políticas públicas e a produção acadêmica a elas relacionadas geraram a necessidade de organizá-las de forma a possibilitar análises e conceber novas articulações e propostas para o enfrentamento dos problemas em questão. Apresenta como objetivo geral realizar o levantamento das políticas públicas de educação e saúde, na esfera federal, no período de 2000 a 2018. Trata-se de pesquisa documental, tendo como fonte primária os documentos oficiais do governo federal oriundos do Ministério da Educação e sancionados pela Presidência da República, constituindo-se em política pública de governo, voltados para a Educação Básica. A compilação e identificação da Legislação pertinente farão parte da Linha do Tempo de políticas públicas de educação e saúde para o enfrentamento de problemas de escolarização, disponível online no endereço http://linhadotempopp.com.br/linha.jsp?estado=sp.

Extensão
Projeto e-OQE: Portal da Orientação à Queixa Escolar

Trata-se de Projeto de ampla divulgação de conhecimentos teórico-técnicos de uma abordagem inovadora em Psicologia diante de dificuldades na vida escolar, desenvolvida pelo Serviço de Orientação à Queixa Escolar –OQE, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar –LIEPPE, do Instituto de Psicologia -IP. Foram construídos ao longo de quase vinte anos, tornando-se uma referência nacional na área. A procura por formação e por subsídios advindos deste corpo de saberes tem sido crescente. Este alcance e interesse motivou a criação do projeto de um Portal Eletrônico, para a disponibilização de aulas, instrumentos técnicos, referências bibliográficas, banco de dados sobre a clientela e outros materiais úteis para subsidiar e formar interessados. Para sua realização, propomos o trabalho conjunto entre o do IPUSP e o LabArteMídia- do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão -CTR- da Escola de Comunicações e Artes –ECA.

2017

Políticas Públicas e Prática Docente em países da Latino-América-BRASIL, CUBA E MÉXICO: concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da escolarização

Descrição: O processo de redemocratização do estado brasileiro levou ao enfrentamento de dificuldades históricas da educação no que tange ao acesso e à permanência de crianças e adolescentes na escola com qualidade. Se por um lado, há um conjunto de ações na direção da constituição de políticas de educação buscando melhoria da qualidade dos processos pedagógicos, por outro vemos ainda que a permanência de alunos nas instituições escolares não é garantia de acesso ao ensino e à aprendizagem. Diferentes áreas de conhecimento se fazem presentes na identificação, análise e busca de alternativas em relação aos problemas educacionais; consideramos que uma delas é a Psicologia Educacional, principalmente quando ancorada nas teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Nesse sentido, perguntamos: em que aspectos os conhecimentos da Psicologia Escolar e Educacional poderiam contribuir para a compreensão de entraves que encontramos nas políticas de educação, na formação docente e nos processos educacionais? A análise da situação nos remete a um quadro que não é somente brasileiro; outros países da América Latina compartilham dificuldades semelhantes, o que nos impele ao aprofundamento do conhecimento da realidade, da diversidade de países latino-americanos, dos sucessos e fracassos no desdobramento de políticas públicas no campo da educação. Visando compreender mais globalmente a questão, esta pesquisa se circunscreve em uma perspectiva histórico-cultural, e será realizada por estudiosos de centros de pesquisa no Brasil, México e Cuba, interessados em ampliar a visão do problema, buscando a produção de elementos que possam sustentar políticas e embasar ações educacionais de qualidade na América Latina. Partimos de uma concepção de que as bases de um processo de escolarização de qualidade são articuladas em suas séries iniciais, em que ocorrem as primeiras aprendizagens escolares, com o aprendizado da leitura, da escrita e do conhecimento matemático, espaço privilegiado para inserção de práticas pedagógicas que propiciem o desenvolvimento infantil. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar aspectos do conhecimento da Psicologia Escolar e Educacional que se fazem presentes políticas de educação, formação docente e processos educativos voltados aos primeiros anos de escolarização. Para tanto, iremos: a) analisar textos oficiais de políticas públicas de educação das séries iniciais do Ensino Fundamental, visando compreender concepções de desenvolvimento humano e de aprendizagem implicadas na melhoria da qualidade da escola, presentes nessas políticas; b) analisar políticas e processos de formação de professores e suas principais fundamentações teóricas em relação a concepções de aprendizagem e de desenvolvimento humano; c) conhecer as explicações presentes no discurso docente sobre sua prática escolar, envolvendo processos de aprendizagem e de desenvolvimento; d) analisar materiais escolares utilizados pelos professores nas atividades diárias de ensino, buscando identificar perspectivas conceituais de aprendizagem e desenvolvimento humano subjacentes a estes materiais utilizados nos processos de ensino; e) constituir uma rede de pesquisadores entre Brasil, Cuba e México visando a divulgação dos achados da pesquisa bem como criando alternativas para novos projetos conjuntos; f) ampliar os estudos sobre metodologias comparadas visando melhor compreender a complexidade do objeto de estudo que envolve políticas públicas educacionais de três países latino-americanos; g) utilizar metodologias participativas com professores e profissionais das redes municipais de educação, visando o estabelecimento da articulação escola-universidade por meio de atividade de colaborativa e de formação /reflexão continuada..
Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador / Tania Suely Azevedo Brasileiro – Integrante / Luciane Maria Schlindwein – Integrante / Guillermo Arias Beatón – Integrante / Laura Calejón – Integrante / Gloria Fariñas Leon – Integrante / Ana Maria Tejada Mendoza – Integrante / Ruth Mercado Maldonado – Integrante / Marco Polo Eugenio de Santana- – Integrante / Alayde Maria Pinto Digiovanni – Integrante / Katia Cristina Silva Forli Bautheney – Integrante / Maria Luiza de Souza e Souza – Integrante / Gisele Cardoso Costa – Integrante / Camila Danielle Santos – Integrante / FABÍOLA GONÇALVES – Integrante / SANDRA ATAÍDE – Integrante / MARCIA CORDEIRO BAVARESCO – Integrante / Lucy Duró Matos Andrade Silva – Integrante / Melissa Gabrielle Costa de Azevedo – Integrante / Hannah Elizabeth Cordeiro – Integrante / Gisela Lays dos Santos Oliveira – Integrante.
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6

Psicologia e Políticas Educacionais: o estado do conhecimento em pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil

Descrição: A presente proposta é fruto do trabalho conjunto de pesquisadores que possuem uma longa trajetória de pesquisas e produções na área de Psicologia Escolar e Educacional bem como de parcerias institucionais estabelecidas em diferentes contextos, seja no âmbito da pós-graduação ou da atuação em associações profissionais. A parceria mais recente foi realizada com a formação do Grupo de Trabalho/GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ? ANPEPP, que conta com a participação de 16 pesquisadores de 10 instituições diferentes distribuídas nas cinco regiões do país. Este projeto de investigação é produto da primeira reunião de trabalho do GT, que durante o XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP elegeu como ponto de partida a realização de levantamento tipo ?estado do conhecimento? das pesquisas realizadas em programas de Psicologia que tenham como foco as políticas públicas educacionais. Assim a presente investigação está orientada pelos seguintes questionamentos: quais políticas educacionais têm sido objeto de interesse dos pesquisadores a partir do olhar da Psicologia? Que elementos têm sido considerados nestas pesquisas? Quais referenciais teóricos e metodológicos da Psicologia têm sido utilizados para sustentar as análises nesse campo? A que conclusões estes trabalhos têm chegado? Que contribuições o campo da Psicologia tem agregado aos estudos dessa temática? Esta pesquisa, caracterizada como bibliográfica, de cunho documental, tem como objetivo geral: Levantar e analisar teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em outros Programas de Pós-Graduação que possuam linhas de pesquisa em Psicologia Escolar e/ou Educacional, no período de 1996 a 2014, que tomaram como objeto de estudo as políticas educacionais, com vistas a identificar contribuições da área para essa temática. Os objetivos específicos são: a) identificar políticas educacionais que têm sido foco de pesquisas nos programas de Pós-Graduação em Psicologia; b) levantar a área de formação dos autores das teses e dissertações produzidas sobre a temática; c) analisar os aspectos das políticas que têm sido objeto de investigação; d) levantar os referenciais teóricos da Psicologia que servem de base para a análise das políticas educacionais; e) analisar os principais resultados obtidos pelos pesquisadores acerca das políticas educacionais estudadas; f) investigar contribuições do campo da Psicologia para os estudos sobre políticas educacionais. Espera-se que a análise crítica dos estudos sobre as políticas públicas no campo educacional, realizadas a partir dos referenciais da Psicologia, permitam identificar os desafios e as alternativas que tais trabalhos apontam no âmbito da implantação e implementação de políticas públicas para a melhoria da qualidade da Educação Básica no país. Além disso, ao sistematizar as contribuições que a Psicologia vem apresentando às políticas educacionais, almeja-se torná-las visíveis aos profissionais da área e a todos os que militam em educação evidenciando também as lacunas que carecem de investimento por meio de pesquisas futuras. Palavras-chave: Políticas Educacionais; Psicologia; Programas de Pós-Graduação; Estado do conhecimento..
Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador / Marilda Gonçalves Dias Facci – Integrante / Iracema Neno Cecílio Tada – Integrante / Silvia Maria Cintra da Silva – Integrante / Marli Lúcia T. Zibetti – Integrante / Vania Aparecida Calado – Integrante / Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal – Integrante / Nilza Sanches Tessaro Leonardo – Integrante / Alacir Villa Valle Cruces – Integrante / Maria Ivonete Tamboril – Integrante / Barroco, Sonia Mari Shima – Integrante / Patrícia Vaz Lessa – Integrante / Alayde Maria Pinto Digiovanni – Integrante / João Batista Martins – Integrante / VIÉGAS, LYGIA DE SOUSA – Integrante / Sônia da Cunha Urt – Integrante / Herculano Campos – Integrante / Adriana Fátima Franco – Integrante / Juracy Machado Pacífico – Integrante / Maria Lidia Sica Szymanski – Integrante / Regina Lucia Sucupira Pedroza – Integrante / Luciana Pereira de Lima – Integrante / Neide da Silveira Duarte de Matos – Integrante / Fauston Negreiros – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2

Linha do Tempo das Políticas Públicas de Saúde e Educação para enfrentamento dos problemas de escolarização em São Paulo

Descrição: O projeto tem como objetivo criar um instrumento virtual que possibilite a organização e apresentação das políticas públicas de Saúde e Educação relacionadas ao enfrentamento das dificuldades encontradas no processo de escolarização, articulando-as às pesquisas realizadas na área e elucidando as questões dos processos de implementação destas políticas. As políticas em questão abrangerão a esfera Federal, e do Estado e Município de São Paulo, tendo como marco histórico inicial a Constituição de 1988. Para tal serão feitos levantamentos em sítios oficiais e trabalhos acadêmicos, além de pesquisa de modelos e recursos para a construção de linha do tempo virtual. As informações serão organizadas de forma a permitir a comparação entre as esferas federal, estadual e municipal, bem como terão links para documentos que contenham: 1) a íntegra do texto das políticas; 2) pesquisas acadêmicas que discutam tais políticas em seu processo de implementação e os efeitos produzidos por estas. Deste projeto resultará a construção e publicação da Linha do Tempo das Políticas Públicas de Saúde e Educação em São Paulo, a qual permitirá o acesso concomitante às políticas e pesquisas referente a elas, sendo passível de atualizações periódicas, constituindo-se em um valioso instrumento para o avanço na concepção de propostas que respondam de forma eficaz às dificuldades enfrentadas no processo de escolarização.. Integrantes: Marie Claire Sekkel – Coordenador / Marilene Proença Rebello de Souza – Integrante / Maria Luisa Sandoval Schmidt – Integrante / Maria Júlia Kóvacs – Integrante / Adriana Marcondes Machado – Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro. 2010 – 2015.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (6) / Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (3) .
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Integrante / Adriana Marcondes Machado – Integrante / Maria Júlia Kovács – Integrante / Maria Luiza Schmidt – Integrante / Marie Claire Sekkel – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

Atendimento psicológico a dificuldades escolares em Serviço-Escola no IPUSP: a efetividade de uma modalidade de atendimento psicológico

Descrição: Este projeto pretende, essencialmente, dar seguimento aos trabalhos da pesquisa Atendimento psicológico a dificuldades escolares em Serviço-Escola no IPUSP: efetividade de uma modalidade de atendimento psicológico, realizada por meio do Programa Unificado de Bolsas PUB_ do período 2016-2017. O objetivo geral desta era sistematizar e analisar encaminhamentos oriundos da Educação Básica ao Serviço-Escola Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. OQE/LIEPPE/IPUSP e como tais encaminhamentos se articulam com políticas públicas de Educação implementadas nas redes de educação da cidade de São Paulo. O material que serviria de base seria o conjunto dos levantamentos anuais de que o Serviço dispunha, com os dados das fichas e prontuários já organizados. Porém, a heterogeneidade de critérios de categorização e de informações extraídas a cada ano exigiram que se mudasse a base para os dados originais, isto é, 1087 fichas e prontuários de inscritos para atendimentos na OQE, a fim de resguardar o rigor científico da pesquisa. Este trabalho imprescindível, não previsto inicialmente, tomou dois terços do período de pesquisa. Por isso, os objetivos não puderam ser integralmente cumpridos e seguem sendo relevantes, justificando este projeto de continuidade, que integra grandes aprendizados ocorridos ao longo da realização da pesquisa que o antecedeu. Integra, ainda, produções importantes e promissoras construídas, como um rico banco de dados sobre a demanda do Serviço OQE. Esta amostra populacional pode trazer informações e compreensões relevantes para o esforço de superação de dificuldades e sofrimentos na vida escolar da população paulistana e possivelmente para outras mais. Assim, pretende-se identificar e oferecer instrumentais, aos envolvidos em Psicologia e Educação e ao Serviço Orientação à Queixa Escolar do IPUSP em especial, para a identificação de fenômenos de natureza coletiva -sociais e institucionais presentes em dificuldades e sofrimentos na vida escolar, favorecendo a não individualização das explicações para estas e consequentes intervenções equivocadas e pouco eficientes. Investigar impactos de algumas políticas públicas em Educação na demanda da OQE segue sendo um objetivo parcial, assim como outros que se referem a questões que vão além dos indivíduos. O aperfeiçoamento do importante banco de dados construído, dando-lhe forma que facilite sua compreensão e utilização por pesquisadores em geral, compõe o quadro de instrumentais a resultarem da realização da pesquisa proposta. Excluímos o estudo dos percursos destes sujeitos desta pesquisa, por entendermos que não seria factível dentro dos limites de tempo e recursos do projeto, que irá se concentrar nas características da população estudada.

Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador / Beatriz de Paula Souza, Guilherme Regis Maia, Livia Soledade de Moraes Rego, Thais Y. Ishikawa –Integrantes. Lilian Suzuki e Felipe de Oliveira –colaboradores

Características da demanda de um Serviço-Escola de atendimento psicológico a queixas escolares: continuidade de pesquisa e aperfeiçoamento do banco de dados do Serviço “Orientação à Queixa escolar” do Instituto de Psicologia da USP

Descrição: Este projeto pretende, essencialmente, dar seguimento aos trabalhos da pesquisa “Atendimento psicológico a dificuldades escolares em Serviço-Escola no IPUSP: efetividade de uma modalidade de atendimento psicológico”, realizada por meio do Programa Unificado de Bolsas –PUB_ do período 2016-2017. O objetivo geral desta era “sistematizar e analisar encaminhamentos oriundos da Educação Básica ao Serviço-Escola Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo –OQE/LIEPPE/IPUSP e como tais encaminhamentos se articulam com políticas públicas de Educação implementadas nas redes de educação da cidade de São Paulo”. O material que serviria de base seria o conjunto dos levantamentos anuais de que o Serviço dispunha, com os dados das fichas e prontuários já organizados. Porém, a heterogeneidade de critérios de categorização e de informações extraídas a cada ano exigiram que se mudasse a base para os dados originais, isto é, 1087 fichas e prontuários de inscritos para atendimentos na OQE, a fim de resguardar o rigor científico da pesquisa. Este trabalho imprescindível, não previsto inicialmente, tomou dois terços do período de pesquisa. Por isso, os objetivos não puderam ser integralmente cumpridos e seguem sendo relevantes, justificando este projeto de continuidade, que integra grandes aprendizados ocorridos ao longo da realização da pesquisa que o antecedeu. Integra, ainda, produções importantes e promissoras construídas, como um rico banco de dados sobre a demanda do Serviço OQE. Esta amostra populacional pode trazer informações e compreensões relevantes para o esforço de superação de dificuldades e sofrimentos na vida escolar da população paulistana e possivelmente para outras mais. Assim, pretende-se identificar e oferecer instrumentais, aos envolvidos em Psicologia e Educação e ao Serviço Orientação à Queixa Escolar do IPUSP em especial, para a identificação de fenômenos de natureza coletiva -sociais e institucionais- presentes em dificuldades e sofrimentos na vida escolar, favorecendo a não individualização das explicações para estas e consequentes intervenções equivocadas e pouco eficientes. Investigar impactos de algumas políticas públicas em Educação na demanda da OQE segue sendo um objetivo parcial, assim como outros que se referem a questões que vão além dos indivíduos.O aperfeiçoamento do importante banco de dados construído, dando-lhe forma que facilite sua compreensão e utilização por pesquisadores em geral, compõe o quadro de instrumentais a resultarem da realização da pesquisa proposta. Excluímos o estudo dos percursos destes sujeitos desta pesquisa, por entendermos que não seria factível dentro dos limites de tempo e recursos do projeto, que irá se concentrar nas características da população estudada.

Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador / Beatriz de Paula Souza, Guilherme Regis Maia, Livia Soledade de Moraes Rego, Thais Y. Ishikawa –Integrantes. Lilian Suzuki -colaboradora

A Psicologia Histórico-Cultural na pesquisa brasileira: levantamento dos grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq

Descrição: Tem-se como objetivo investigar a inserção da Psicologia Histórico-Cultural no âmbito da investigação científica no Brasil, em grupos de pesquisa que a indicam formalmente como norteadora para seus trabalhos. Toma-se como referência os grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que apontem a Psicologia Histórico-Cultural como referencial teórico. Publicações na área tem demonstrado que esta abordagem encontra-se em crescimento, o que traz a necessidade de avaliarmos sua relevância enquanto referencial utilizado na educação, na psicologia, em outras áreas e conhecer os rumos que as investigações científicas desta perspectiva teórica vem tomando. Um estudo desta natureza tem sido denominado como estado da arte ou estado do conhecimento, que são pesquisas de caráter bibliográfico cuja proposta é mapear a produção acadêmica em algum campo de conhecimento. A investigação será dividida em etapas: a) revisão bibliográfica e estudos teóricos sobre a teoria históricocultural e sobre a metodologia de pesquisa estudo do conhecimento; b) levantamento de dados dos grupos de pesquisa; c) organização, tratamento e análise de dados; d) discussão e desdobramentos do levantamento realizado (produção de relatório de pesquisa e divulgação). Como resultado pretende-se obter um panorama sobre o desenvolvimento e extensão da psicologia histórico-cultural no Brasil tendo como referência os grupos de pesquisa que declaram utilizar este referencial teórico. A divulgação deste mapeamento poderá gerar interlocução entre grupos, bem como gerar novas investigações sobre temas que tem sido pouco explorados..
Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Coordenação: Flávia da Silva Ferreira Asbahr
Participação: Marilene Proença Rebello de Souza

EXTENSÃO

Quais ações pedagógicas podem favorecer ou obstacularizar a aprendizagem e o desenvolvimento de alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental?

Descrição: O objetivo deste projeto de extensão é o de constituir uma modalidade específica de formação continuada de professores da rede pública de ensino, de cunho colaborativo, possibilitando a constituição de um espaço institucional que subsidie a análise da prática docente frente às políticas públicas vigentes na rede pública de ensino, por meio da constituição de um grupo de trabalho, que denominaremos ?Grupo de Trabalho de Educadores e Psicólogos sobre Políticas Públicas Educacionais?. Este grupo propiciará a constituição de espaços de diálogo com professores e gestores sobre as necessidades de tais políticas, as formas como são implementadas, bem como concepções sobre aprendizagem e desenvolvimento que se fazem presentes no dia a dia escolar e os desafios presentes para a prática docente no contexto da política pública vigente. Para tanto, organizaremos atividades visando conhecer práticas que os educadores desenvolvem no dia a dia escolar e materiais que são produzidos para melhor ensinar crianças nas séries iniciais, destacando experiências que visam superar as dificuldades vividas no processo de escolarização. Esse Grupo de Trabalho possibilitará que possamos nos aproximar de concepções de desenvolvimento humano e de aprendizagem presentes nas ações pedagógicas nos primeiros anos de escolarização, por meio do discurso sobre práticas pedagógicas e do estudo de situações e materiais empregados nas séries iniciais, de modo a produzir um diálogo sobre os conhecimentos produzidos pela Psicologia Escolar e Educacional e a prática docente presente no cotidiano escolar, visando a melhoria da qualidade do trabalho realizado na Educação Básica. Ao término dos trabalhos, os integrantes poderão produzir materiais em que apresentem a sistematização das discussões realizadas de modo a colocar em circulação os conhecimentos construídos no Grupo de Trabalho, contemplando as seguintes temáticas: análise a respeito das questões relacionadas às práticas pedagógicas abordadas frente às políticas públicas adotadas, materiais produzidos na escola para aquisição da leitura e da escrita, possíveis ações entre Universidade e escola pública no campo da formação..
Situação: Em andamento
Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador / Laura Calejón – Integrante / Ana Maria Tejada Mendoza – Integrante / Lucy Duró Matos Andrade Silva – Integrante / Hannah Elizabeth Cordeiro – Integrante / Melissa Gabrielle de Azevedo Marcasso – Integrante.

Educação Sem Fronteiras

Descrição: O Projeto Educação Sem Fronteiras é fruto da parceria entre professores do departamento de Psicologia da UNESP e a Secretaria Municipal de Educação de Bauru e tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino por meio das contribuições da psicologia à educação. O projeto atende seis escolas da rede em quatro linhas de atuação: formação da equipe pedagógica da rede e dos gestores das escolas, formação dos professores das escolas participantes, formação de funcionários, formação de grêmios estudantis. Conta com a participação de estudantes de psicologia da UNESP, que atuam diretamente nas escolas participantes, junto aos alunos de ensino fundamental e aos professores e funcionários da rede. As escolas atendidas já apresentaram substancial aumento de seus IDEBs..
Situação: Em andamento

Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .

Coordenação: Flávia da Silva Ferreira Asbahr

2012 – 2016

Desenvolvimento Humano e Aprendizagem nos Primeiros Anos de Escolarização em Países Latinoamericanos: Brasil, Cuba e México

Descrição: Este projeto de pesquisa desenvolve-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação PROLAM/USP e juntamente com o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano / USP. O processo de redemocratização do estado brasileiro levou ao enfrentamento de dificuldades históricas da educação no que tange ao acesso e à permanência de crianças e adolescentes na escola com qualidade social. Se por um lado, há todo um conjunto de ações na direção da constituição de políticas de educação visando melhoria da qualidade da escola, por outro vemos ainda os baixos índices de aproveitamento, desde as séries iniciais. Essa contradição nos mobiliza, enquanto pesquisadores a nos debruçarmos sobre a questão. A análise da mesma nos remete a um quadro que não é somente brasileiro, ou seja, outros países da América Latina compartilham de dificuldades semelhantes, mas há aqueles que superaram tais índices como uma boa escolarização de suas gerações. Visando compreender mais globalmente a questão, esta pesquisa se articula com pesquisadores de importantes centros de pesquisa no México e em Cuba, de maneira a propiciar uma ampliação da visão do problema e buscando conhecer a realidade de nossos países quanto ao tema. Partimos da concepção de que são nas séries iniciais que se dão as primeiras aprendizagens mais especificamente escolares para o aprendizado da leitura e da escrita e, portanto, deveriam ser espaços privilegiados para a inserção de políticas públicas que propiciassem o desenvolvimento e a aprendizagem dos ingressantes no sistema educacional. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa é o de conhecer que concepções de desenvolvimento humano e de aprendizagem se fazem hoje presentes nas políticas de educação voltadas para os primeiros anos escolares e como tem se dado a presença dessas concepções na prática docente, no momento em que se dá início ao processo de escolarização.
Situação: Em andamento;
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4).
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador / Tania Suely Azevedo Brasileiro – Integrante / Guillermo Arias Beatón – Integrante / Laura Calejón – Integrante / Gloria Fariñas Leon – Integrante / Miriam Sánchez Hernández – Integrante / Alexandre de Lucca – Integrante / Ana Maria Tejada Mendoza – Integrante / Ruth Mercado Maldonado – Integrante / Patrícia Vaz Lessa – Integrante / Lucianna Ribeiro – Integrante / Marco Polo Eugenio de Santana- – Integrante / Alayde Maria Pinto Digiovanni – Integrante.

2009 – 2015

Desenvolvimento Humano, Escolarização da Criança e do Adolescente e Processos Institucionais: Contribuições da Psicologia

Descrição: Trata-se de proposta de cooperação acadêmica entre os Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (MAPSI-UNIR), em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (PEDH-USP) e em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM), cujo desenvolvimento está previsto para o período 2010-2013, apoiada pela CAPES/MEC. Estão previstas missões de estudo, docência e pesquisa, com a participação de docentes e alunos dos três Programas e também estágio pós-doutoral de docentes da UNIR e da UEM junto ao Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP, as quais contribuirão de maneira significativa para que se compreenda e se possa intervir sobre as desigualdades regionais. A promoção de um intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa de três regiões brasileiras permite que se possa ter diferentes olhares sobre a realidade educacional, assim como a formação de quadros de pesquisadores que poderão analisar essa realidade e levantar propostas que auxiliem na efetivação de um ensino de qualidade para todos. Entre as ações previstas está também a realização da pesquisa DESENVOLVIMENTO HUMANO, ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E PROCESSOS INSTITUCIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA , cujos objetivos e metodologia estão organizados a partir de três eixos, relacionados às perguntas: 1) como a Psicologia pode contribuir para a compreensao e superacao dos baixos indices de desempenho escolar no Ensino Fundamental I e II, considerando que tal indice ainda se encontra abaixo da media esperada para paises com desenvolvimento do nivel do Brasil? 2) Como as pesquisas realizadas em nivel de pos-graduacao stricto sensu podem contribuir para a discussao das politicas publicas que constituem tais niveis de Ensino e 3) Como entender a relação estabelecida entre práticas institucionais e politicas publicas em saúde no processo ensino/aprendizagem.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . 
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador / José Fernando B. Lomonaco – Integrante / Lino de Macedo – Integrante / Ronilda Ribeiro – Integrante / Maria Júlia Kovács – Integrante / Maria Luiza Schmidt – Integrante / Marilda Gonçalves Dias Facci – Integrante / Iracema Neno Cecílio Tada – Integrante / Marli Lúcia T. Zibetti – Integrante / Luis Alberto Matos – Integrante / Neusa dos SAntos Tezzari – Integrante / José Juliano Cedaro – Integrante / Elisabeth Antonia Leonel de Moraes Martines – Integrante / Sonia Mari Shima Barroco – Integrante / Laura Villares de Freitas – Integrante / Marie Claire Sekkel – Integrante / Henriette Togniette Penha Morato – Integrante / Silvana Calvo Tuleski – Integrante / Ana Maria Loffredo – Integrante / Paulo Endo – Integrante / Maria Ivonete Tamboril – Integrante / Maria Lucia Boarini – Integrante / Vanessa Aparecida Alves de Lima – Integrante / Melissa Medeiros – Integrante / Larissa Prado Matos – Integrante / Marcos Vinícius Alves Garcia – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

2009 – 2014

A formação do psicólogo escolar e as Diretrizes Curriculares em Psicologia: concepções teóricas, bases metodológicas e atuação profissional

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a formação dada aos futuros psicólogos nos Cursos de Graduação em Psicologia quanto à ênfase nos processos educativos, tendo em vista as novas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes em Psicologia. Para tanto, propõe-se: a) traçar quadros teóricos e mapas conceituais a partir da literatura estudada na área da Psicologia Escolar e Educacional, tendo como categorias de análise os elementos que compõem uma perspectiva crítica do trabalho do psicólogo no campo da educação; b) analisar os documentos oficiais produzidos pelos cursos de formação e que se referem à dimensão educativa do trabalho do psicólogo (disciplinas, ementas, propostas de estágio curricular, projetos de extensão universitária); c) levantar os elementos que compõem o pensamento e a prática docente universitária no que se refere à formação/atuação do psicólogo no campo da educação, a partir da percepção de coordenadores, professores e alunos dos cursos de Psicologia; d) confrontar o discurso teórico da área de Psicologia Escolar com os documentos oficiais do curso de formação em Psicologia e o pensamento e a prática docente universitária, considerando possíveis inovações presentes nas disciplinas ministradas, tendo em vista a ênfase ?processos educativos e à atuação do psicólogo no campo da educação?, presente na formação de psicólogos no país. Este projeto contará com a participação de pesquisadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Goiás, que utilizarão a mesma metodologia, possibilitando uma análise da formação/prática profissional em psicologia no campo da educação em seis IES de cada estado, escolhidas de acordo com critérios de importância. Consideramos que tais estados representam diferentes realidades brasileiras, de forma a ampliar a compreensão das questões da formação/prática profissional na área de psicologia.
Situação: Em andamento; NaturezaPesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado ( 1) .
Integrantes: Ana Karina Amorim Checchia – Integrante / Iracema Neno Cecílio Tada – Integrante / Rita Laura Cavalcanti – Integrante / Tania Suely Azevedo Brasileiro – Integrante / Gisele Toassa – Integrante / Deborah Rosaria Barbosa – Integrante / Christiane Jacqueline Magaly Ramos – Integrante / Alacir Villa Valle Cruces – Integrante / Laura Calejón – Integrante / Rocilda de Souza Silva – Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

2009 – 2014

Projeto Temático(Fapesp): Programas Especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisa sobre novos modelos de formação em serviço

Descrição: A proposta tem por objetivo analisar os programas especiais de formação de professores em serviço que emergiram no período pós LDB 9394/96, bem como o modelo pedagógico que se configura em tais propostas por meio da educação a distância. Análises de diferentes escopos, inclusive comparativas, serão desenvolvidas com vistas a caracterizar esses programas e examinar o lugar que ocupam nas atuais reformas educativas. Nessa perspectiva, buscará também, com o apoio de projetos de pós-doutorado, analisar cursos e experiências de concepções similares desenvolvidos em países da América Latina. O projeto compreende dois eixos investigativos. O primeiro volta-se para a estrutura e o funcionamento dos próprios programas, focalizando suas concepções, pressupostos e modus operandi. Nessa linha busca examinar o currículo, os dispositivos e materiais de ensino (impressos e virtuais), o perfil dos alunos-professores, a divisão das funções docentes, o surgimento de novos agentes educacionais e a idéia de escola veiculada nesses novos contextos. Um segundo eixo se detém no exame das implicações e repercussões desses programas nos processos de escolarização e na prática pedagógica dos professores egressos de programas especiais, focalizando: limites e potencialidades desse modelo de formação, os novos saberes docentes, representações e apropriações dos professores, inclusive das tecnologias, suas práticas de leitura, o mercado voltado à formação e as práticas de consumo dos professores. As pesquisas que compõem o projeto se valem de duas principais fontes de dados: a) documentais: legislação, materiais didáticos e outors produzidos pelos alunos-professores; b) empíricas: levantamentos, questionários, observações em campo, entrevistas. A perspectiva que se tem é a de obter maior compreensão sobre as iniciativas e políticas que orientam a formação de professores no Brasil, hoje. Palavras-chave: programas especiais formação de professores em serviço educação a distância . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) Doutorado ( 1) .Integrantes: Denise Trento Rebello de Souza – Integrante / Belmira Amélia Bueno – Coordenador / Flávia da Silva Ferreira Asbahr – Integrante / Marli Lúcia T. Zibetti – Integrante / Daniele Kohmoto Amaral – Integrante / Ana Carolina Bastides HOribe – Integrante / alda junqueira marin – Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1.

Projetos Finalizados

2008 – 2010

Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação: concepções, práticas e inovações

Descrição: A área de Psicologia Escolar e Educacional tem desenvolvido, pelo menos nos últimos vinte anos, uma importante discussão em relação à formação/atuação do psicólogo no campo educacional em busca de perspectivas que superem modelos subjetivistas e objetivistas de conceber o fenômeno educacional. Estes novos rumos da psicologia escolar e educacional buscam formas de aproximação com a escola ou a instituição educacional, coerentes com determinadas concepções de homem e de mundo que considerem a escolarização como um bem universal, um direito de todos e que precisa ser efetivado com qualidade. Mas o que fazem os psicólogos que atuam na área da educação, que concepções apresentam em relação à queixa escolar? Estas são algumas das perguntas que esta pesquisa pretende conhecer o trabalho de psicólogos que atuam em seis estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rondônia e Acre. Objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, oriundas do sistema educacional, visando compreender em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. São objetivos específicos da pesquisa: a) caracterizar as modalidades de atuação profissional na rede pública que atende às demandas escolares; b) contextualizar historicamente a inserção e atuação do profissional de psicologia na educação básica; c) compreender as concepções que respaldam as práticas psicológicas identificadas pela pesquisa sobre o processo de triagem, atendimento e acompanhamento da queixa escolar; d) identificar as práticas realizadas pelos profissionais de psicologia no âmbito educacional; e) identificar e analisar o caráter inovador das práticas psicológicas realizadas; f) caracterizar como a psicologia tem sido inserida nas políticas públicas da área de Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 4) .
Integrantes: Tatiana Platzer do Amaral – Integrante / Anabela Almeida Costa e Santos – Integrante / Ana Karina Amorim Checchia – Integrante / Marcelo Domingues Roman – Integrante / Aline Morais Mizutani – Integrante / Aline de Araujo Leite Santos – Integrante / JUliana Sano de Almeida Lara – Integrante / Deborah Rosaria Barbosa – Integrante / Vania Aparecida Calado – Integrante / Jane Teresinha Domingues Cotrin – Integrante / Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal – Integrante / : Roseli Fernandes Lins Caldas – Integrante / Camila da Silva Oliveira – Integrante / Christiane Jacqueline Magaly Ramos – Integrante / Kátia Yamamoto – Integrante / Camila Galafassi – Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1.

2008 – 2010

Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação

Descrição: A área de Psicologia Escolar e Educacional tem desenvolvido, pelo menos nos últimos vinte anos, uma importante discussão em relação à formação/atuação do psicólogo no campo educacional em busca de perspectivas que superem modelos subjetivistas e objetivistas de conceber o fenômeno educacional. Estes novos rumos da psicologia escolar e educacional buscam formas de aproximação com a escola ou a instituição educacional, coerentes com determinadas concepções de homem e de mundo que considerem a escolarização como um bem universal, um direito de todos e que precisa ser efetivado com qualidade. Mas o que fazem os psicólogos que atuam na área da educação, que concepções apresentam em relação à queixa escolar? Estas são algumas das perguntas que esta pesquisa pretende conhecer o trabalho de psicólogos que atuam em seis estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rondônia e Acre. Objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, oriundas do sistema educacional, visando compreender em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. São objetivos específicos da pesquisa: a) caracterizar as modalidades de atuação profissional na rede pública que atende às demandas escolares; b) contextualizar historicamente a inserção e atuação do profissional de psicologia na educação básica; c) compreender as concepções que respaldam as práticas psicológicas identificadas pela pesquisa sobre o processo de triagem, atendimento e acompanhamento da queixa escolar; d) identificar as práticas realizadas pelos profissionais de psicologia no âmbito educacional; e) identificar e analisar o caráter inovador das práticas psicológicas realizadas; f) caracterizar como a psicologia tem sido inserida nas políticas públicas da área de Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9.

2009 – 2010

A presença da Teoria Histórico-Cultural na pesquisa brasileira: um mapeamento dos grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq

Descrição: Esta proposta de investigação tem por objetivo geral conhecer a inserção da Teoria Histórico-Cultural no âmbito da pesquisa científica no Brasil, em grupos que a indicam formalmente como norteadora para os trabalhos. Para tanto, elege como objetivos específicos: identificar grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq que apontem a Teoria Histórico-Cultural como referencial teórico assumido; destacar as áreas do conhecimento às quais os grupos de pesquisa estão atrelados; apontar a distribuição dos grupos de pesquisa em diferentes regiões geográficas do Brasil; iniciar discussões de possíveis desdobramentos ou tendências de adoção deste referencial teórico em áreas do conhecimento em que a Teoria Histórico-Cultural mais comparece. Esta pesquisa visa atender a necessidade dos proponentes, bem como de demais pesquisadores no sentido de obter mais informações a respeito da inserção e do desenvolvimento dessa matriz teórica no Brasil. Sabe-se que, neste país, a Teoria Histórico-Cultural ganhou notoriedade em fins da década de 1980, com as primeiras traduções de obras de L. S. Vigotski (1897 1934). Destaca-se que, também nesses anos, a comunidade científica deu maior atenção às elaborações de autores russos e soviéticos, influenciada pela queda do comunismo real que favoreceu o acesso às produções científicas daqueles autores. Pode-se dizer que se passou de um período de levantamento de fontes e de estudos sobre os fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos dos mesmos a um outro: a continuidade dos estudos iniciados naqueles países, levando à consolidação desta matriz teórica no Brasil e dos grupos de pesquisa que a assumem como referencial norteador. A metodologia da pesquisa pauta-se no levantamento dos grupos de pesquisa do Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, utilizando palavras-chave, de forma a permitir arrolar aqueles grupos que utilizam a abordagem histórico-cultural como .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Denise Synthes de Melo – Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1.

2003 – 2005

Psicologia Escolar e Ação Profissional em uma perspectiva crítica.

Pesquisa desenvolvida com o apoio do Bolsista de Iniciação Científica Carlos Samejima. Bolsa CNPq
Descrição: Este projeto tem como objetivo o levantamento das expressões do pensamento crítico em Psicologia Escolar/Educacional a partir dos anos de 1999 em periódicos nacionais, buscando analisar as principais tendências da produção acadêmica brasileira bem como analisando as lacunas presentes nessa produção.
Alunos envolvidos: Graduação (4)
Integrantes: Daniela Nobre – Integrante / Janaina Corazza – Integrante / Marisa Eugênia Melillo Meira – Integrante / Carlos Samejima – Integrante / Juliana Peixoto Salgueiro – Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
2001 – 2003
A perspectiva crítica em Psicologia Escolar/Educacional: produção acadêmica e atuação profissional no Canadá.

Trabalho de pesquisa desenvolvido a partir de estudos de Pós-doutorado no Canadá. Contou com as bolsistas Janaina Corazza e Daniela Nobre
Descrição: Trata-se de pesquisa que visa realizar o levantamento da produção acadêmica em periódicos e livros publicados no Canadá a partir dos anos 1995 na área de Psicologia Escolar/Educacional, visando analisar as principais tendências na pesquisa deste país, com destaque para as temáticas mais estudadas, as metodologias empregradas, em uma perspectiva crítica.
Alunos envolvidos: Graduação (2)
Integrantes: Daniela Nobre – Integrante / Janaina Corazza – Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa

2004 – 2005

Psicologia Escolar e Ação Profissional em uma perspectiva crítica

Pesquisa desenvolvida com o apoio do Bolsista de Iniciação Científica Juliana Peixoto Salgueiro. Bolsa FAPESP. Integrantes: Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador e Juliana Peixoto Salgueiro. Esta pesquisa tem como objetivo identificar, organizar e analisar elementos que compõem expressões do pensamento crítico na produção teórica na área da Psicologia Escolar/Educacional. Para tanto, realizou-se um levantamento de artigos em periódicos científicos nacionais das áreas de Psicologia, Saúde e Educação, no período de 1995 a 2003, que abordassem temas da psicologia educacional/escolar. De um conjunto de 12 periódicos, foram identificados 25 artigos que, independentes das mediações teóricas utilizadas, apontavam caminhos para a construção de reflexões teóricas e práticas profissionais comprometidas com o favorecimento de processos de humanização e reapropriação da capacidade de pensamento crítico a respeito da realidade educacional brasileira. Realizou-se a análise dos artigos completos, identificando os seguintes elementos: objetivo, referencial teórico-metodológico, procedimento, resultados e  finalidade. Organizou-se uma tabela de análise para cada artigo, sendo posteriormente transformada em uma síntese descritiva. A partir da síntese, analisar-se-á cada um dos artigos com base nos critérios de criticidade (Tanamachi, 1997; Fox & Prilleltenski, 2000) articulados a um conjunto de temáticas: práticas pedagógicas, rendimento escolar e dificuldades de aprendizagem, relações escolares entre ensino e aprendizagem, atuação do psicólogo no contexto escolar e avaliação psicológica. Espera-se, portanto, contribuir com a melhoria da formação profissional de psicólogosJustificativa: A sistematização do resultado de estudos que apontem uma perspectiva crítica de análise da psicologia em suas relações com a educação escolar é imprescindível e fundamental para compreender as tendências e temáticas que tem se constituído enquanto elementos necessários à construção de uma visão crítica de psicologia escolar, entendida como área de estudo da psicologia e de atuação/formação do psicólogo.

2006

A atuação do psicólogo na rede pública de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações

A área de Psicologia Escolar e Educacional tem desenvolvido, pelo menos nos últimos vinte anos, uma importante discussão em relação à formação/atuação do psicólogo no campo educacional em busca de perspectivas que superem modelos subjetivistas e objetivistas de conceber o fenômeno educacional. Estes novos rumos da psicologia escolar e educacional buscam formas de aproximação com a escola ou a instituição educacional, coerentes com determinadas concepções de homem e de mundo que considerem a escolarização como um bem universal, um direito de todos e que precisa ser efetivado com qualidade. Mas o que fazem os psicólogos que atuam na área da educação, que concepções apresentam em relação à queixa escolar? Estas são algumas das perguntas que esta pesquisa pretende conhecer o trabalho de psicólogos que atuam em seis estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rondônia e Acre. Objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, oriundas do sistema educacional, visando compreender em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. São objetivos específicos da pesquisa: a) caracterizar as modalidades de atuação profissional na rede pública que atende às demandas escolares; b) contextualizar historicamente a inserção e atuação do profissional de psicologia na educação básica; c) compreender as concepções que respaldam as práticas psicológicas identificadas pela pesquisa sobre o processo de triagem, atendimento e acompanhamento da queixa escolar; d) identificar as práticas realizadas pelos profissionais de psicologia no âmbito educacional; e) identificar e analisar o caráter inovador das práticas psicológicas realizadas; f) caracterizar como a psicologia tem sido inserida nas políticas públicas da área de Educação. Neste resumo, focaremos.
Alunos envolvidos: 11. Graduação (5) / Doutorado  (6)
Integrantes: Tatiana Platzer do Amaral – Integrante / Anabela Almeida Costa e Santos – Integrante / Ana Karina Amorim Checchia – Integrante / Carlos Samejima – Integrante / Marilda Gonçalves Dias Facci – Integrante / Iracema Neno Cecílio Tada – Integrante / Silvia Maria Cintra da Silva – Integrante / Marcelo Domingues Roman – Integrante / Lygia de Sousa Viégas – Integrante / Aline Morais Mizutani – Integrante / Aline de Araujo Leite Santos – Integrante / Juliana Sano de Almeida Lara – Integrante / Deborah Rosaria Barbosa – Integrante / Vania Aparecida Calado – Integrante / Jane Teresinha Domingues Cotrin – Integrante / Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal – Integrante / Roseli Fernandes Lins Caldas – Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.Número de orientações: 6.

2006

Formação continuada de professores e a mediação de tecnologias de ensino: limites e possibilidades

Este projeto intitulado Formação continuada de professores e a mediação de tecnologias de ensino: limites e possibilidades tem como objetivo analisar limites e possibilidades do novo modelo de formação, que vem se constituindo recentemente, a partir de programas de formação continuada para professores, e em que medida tal formação tem contribuído para a construção de saberes docentes que respondam aos atuais desafios da educação básica no estado de São Paulo. Elege como referencial empírico o Programa Especial de Formação de Professores de 1.a a 4ª. Séries do Ensino Fundamental, conhecido como PEC- Municípios, pela sua relevância no âmbito das novas modalidades de formação de professores. O trabalho de coleta e análise de dados será realizado em 3 etapas, ao longo de dois anos: 1a) leitura e análise de Monografias e Memórias elaborados por 60 professores-alunos de 3 pólos de formação (capital, litoral e interior); 2a) realização e análise de entrevistas semi-estruturadas 30 professores-alunos ; 3a) entrevistas em pequenos grupos, utilizando a técnica de grupos focais. O material empírico será analisado à luz das contribuições teóricas de autores que tem discutido os temas da formação de professores e do processo de escolarização em uma perspectiva histórica e crítica, quer no campo da Educação, quer da Psicologia Escolar, com destaque para NÓVOA, ARROYO, CANDAU, DUARTE, ROCKWELL, EZPELETA, MALDONADO, PATTO, bem como considerando-se o processo de apropriação/objetivação que se faz presente na construção de saberes docentes. Portanto, busca-se, com esta pesquisa, contribuir para um melhor entendimento e superação de práticas escolares produtoras de dificuldades no processo de escolarização, presentes nos altos índices de insucesso escolar.
Alunos envolvidos: 3 . Graduação (1)/ Doutorado (1)/Mestrado (1)
Integrantes: Denise Trento Rebello de Souza – Integrante / Flávia da Silva Ferreira Asbahr – Integrante / Marli Lúcia T. Zibetti – Integrante / Daniele Kohmoto Amaral – Integrante / Ana Carolina Bastides HOribe – Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP – Bolsa / Universidade de São Paulo – Cooperação.Número de orientações: 1.