-
O que são revistas científicas (periódicos)?
Revistas científicas ou periódicos são publicações editadas em fascículos, com encadeamento numérico e cronológico, aparecendo a intervalos regulares ou irregulares, por um tempo indeterminado. Trazem a colaboração de vários autores, sob a direção de uma ou mais pessoas, mas geralmente de uma entidade responsável, tratando de assuntos diversos, porém dentro de uma temática relativamente definida.
Souza, D. H. F. (1992). Publicações periódicas: processos técnicos, circulação e disseminação seletiva da informação. Belém, PA: UFPA.
O que é revista de divulgação científica?São revistas que não se submetem ao rigor científico, tanto em relação à forma como ao conteúdo. Em geral, não contam com um Conselho Editorial reconhecido na área de especialização da revista. Dificilmente possuem um corpo de refereés, ou seja, uma equipe de consultores ad hoc. Uma revista de divulgação pode publicar trabalhos de interesse científico, artigos sobre pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico, mas as informações são diluídas em sua forma de apresentação e expressão e não há o compromisso da cientificidade do seu conteúdo. A finalidade deste tipo de revista é a promoção, abordando assuntos populares e de consumo, não necessitando apresentar consistência no padrão da publicação.
O que é uma revista indexada?Trata-se de uma revista científica cujos artigos são cadastrados em uma base de dados, como a LILACS. As fontes indexadoras possuem critérios para a seleção dos documentos a serem indexados. No processo de avaliação e seleção de novos títulos para cobertura em bases de dados ou para exclusão de uma publicação, fatores qualitativos e quantitativos são considerados. Os padrões na apresentação da publicação e a observação de convenções editoriais internacionais são itens que asseguram a qualidade de um periódico. "Essas convenções incluem títulos de revistas comunicativos, títulos de artigos e resumos inteiramente descritivos, dados bibliográficos completos em todas as referências citadas e endereços completos de cada autor" (Testa, 1998, p. 234). Segundo o mesmo autor, títulos dos artigos em inglês, resumos e palavras-chave são essenciais. A aplicação do processo de revisão por pares (peer-review) é outro indicador dos padrões de qualidade de uma publicação. A internacionalidade de uma revista, o corpo editorial representativo e, principalmente, a periodicidade regular são fatores determinantes para a seleção da revista. Os indicadores não são considerados isoladamente. A combinação e inter-relação dos dados determinam os pontos fortes e fracos de uma determinada publicação.
Testa, J. (1998). A base de dados ISI e seu processo de seleção de revistas. Ciência da Informação, 27(2), 233-235.
O que é ISSN?O International Standard Serial Number (ISSN) é o número internacional normalizado para publicações seriadas que identifica o título, tornando-o único e definitivo. Pode ser obtido no Brasil no site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Centro Brasileiro do ISSN.