07 maio 2020

 

Discutir os impactos e as possíveis saídas da crise causada pela pandemia do novo coronavírus a partir da experiência das regiões periféricas brasileiras é o objetivo do curso on-line Entender o mundo hoje: lições da pandemia para as periferias. Com inscrições abertas até o dia 9 de maio, serão nove encontros temáticos semanais com especialistas de várias instituições e ativistas engajados em temas urgentes para entender e agir diante da crise sanitária, social, política, econômica e cultural pela qual o País passa. As aulas serão realizadas do dia 12 de maio a 7 de julho, sempre às terças-feiras, das 19 às 21 horas, com abertura no dia 5 de maio. O curso é gratuito e tem emissão de certificado aos participantes.

A organização do evento tem a participação de professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a realização é do projeto Universidade Emancipa – que faz parte do movimento social de educação Rede Emancipa –, com apoio também da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Da FFLCH, vão participar os docentes Daniela Mussi e Ruy Braga, respectivamente, dos Departamentos de Ciência Política e de Sociologia. Há ainda a participação do professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP Christian Dunker, e dos pesquisadores Jenny del Rosa, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e Matheus Falcão, da Faculdade de Direito (FD).

As aulas do curso pretendem chegar especialmente aos educadores populares, professores e estudantes de escola pública e ativistas. “Em poucos dias registramos 2 mil inscrições no curso, de todo o Brasil e mesmo de fora do País, do México, Estados Unidos, Espanha, Canadá. Apesar do número alto, as inscrições continuam abertas. Esse é um tema imprescindível, especialmente para a população periférica, que é quem mais sofre com a pandemia que estamos enfrentando”, destaca Daniela Mussi, professora do Departamento de Ciência Política da FFLCH e uma das organizadoras do evento.

 

Inscrições e programação completa: clique aqui

 

Por Jornal da USP
IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Noticias Relacionadas