As Assistências são diretamente vinculadas à diretoria do IPUSP para assessorar docentes, funcionários e discentes, a fim de assegurar, legal e administrativamente, as decisões e os encaminhamentos dos assuntos acadêmicos, administrativos e financeiros.

São funções da Assistência Acadêmica cuidar dos assuntos da área acadêmica, supervisionar os assuntos acadêmico-administrativos executados pelas Comissões do IPUSP, secretariar as reuniões mensais da Congregação e preparar o processo eleitoral para a escolha de representantes do Instituto, organizar e coordenar os processos seletivos da Unidade, bem como os eventos solenes.

A Assistência Administrativa assessora a diretoria, gerencia os projetos institucionais de infraestrutura, como planejamento, controle e execução das atividades referentes à conservação e manutenção dos prédios do IP, gerencia e fiscaliza os serviços gerais e os recursos humanos da unidade, e coordena e supervisiona as atividades administrativas do Serviço de Pessoal, Serviço de Expediente, Seção de Serviços Gerais e Seção de Veículos.

A Assistência Financeira do Instituto de Psicologia cuida de todos assuntos financeiros do IP. Seu papel consiste em receber e avaliar pedidos de compras de materiais e serviços, fiscalizar o cumprimento das normas e disposições legais da área financeira, coordenar e supervisionar a elaboração de relatórios financeiros e se responsabilizar pelos serviços de Contabilidade, Convênios, Licitações, Materiais (Compras, Almoxarifado e Patrimônio) e Tesouraria.