As mídias sociais têm ocupado papel de fundamental importância na comunicação científica. Facebook, Twitter, Instagram, Youtube... são diversas as redes e também diversas as suas linguagens e usuários. Lives e webinars também se tornaram recursos cada fez mais relevantes no meio acadêmico. Empregando diversos formatos é possível descomplicar e democratizar temas científicos, fazendo com que a informação chegue ao público onde ele está.

Os recursos de interação disponibilizados pelas redes também merecem destaque. Eles permitem que pesquisadores e instituições tirem dúvidas, possam saber os interesses do público e o impacto de determinados temas. Assim, o divulgar científico deixa de ser uma via de mão única para se tornar uma troca cada vez mais produtiva e dinâmica, colaborando para cumprir a missão social da pesquisa e das universidades.

Utilizar as mídias sociais traz, portanto, importantes resultados tanto para pesquisadores como para instituições. Com elas, podem divulgar suas pesquisas e projetos no meio acadêmico, alcançar os mais diversos tipos de público, chegar até as empresas e os financiadores de pesquisa, além de valorizar e promover a confiança na ciência, o que tem se tornado cada vez mais urgente num contexto em que as fake news e a desinformação têm crescido de forma vertiginosa.

Saiba Mais

Fonte: Agência FAPESP (1:27:11)