A Clínica-Escola (Clínica Psicológica “Durval Marcondes”) do Departamento de Psicologia Clínica vem cumprindo os objetivos básicos a que se propõe uma instituição universitária: ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. No que tange ao ensino e à pesquisa, oferece a possibilidade de estágios em Psicodiagnóstico e Psicoterapia, vinculados às disciplinas de graduação e pós-graduação, as quais contribuem para a formação do psicólogo clínico e pesquisador. Isto ocorre concomitantemente à prestação de serviços à população em geral, incluindo crianças, adolescentes e adultos, das diversas camadas sociais, havendo preocupação não somente com a formação clínica dos alunos, mas também com a qualidade da assistência prestada.

Finalidade

Além das pessoas que individualmente buscam atendimento na Clínica Psicológica, essa vem sendo cada vez mais procurada por vários segmentos da sociedade, como instituições de saúde, instituições de ensino e demais entidades públicas ou entidades da esfera civil.

Os atendimentos destinam-se à população em geral, crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos, das diversas camadas sociais, havendo uma demanda e uma disponibilidade preferencial aos pertencentes às classes sócio-econômicas menos favorecidas. Dentre os serviços psicológicos prestados, a Clínica Psicológica oferece, principalmente, atendimentos em psicodiagnóstico e em psicoterapia individual (casal e família) a curto, médio e longo prazos.

Por terem lugar na Clínica Psicológica, as práticas que fundamentam os Cursos (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) e o funcionamento dos Laboratórios do Departamento de Psicologia Clínica não se dissociam das atividades de pesquisa. Por essa razão o funcionamento da Clínica Psicológica é de vital importância, pois as condições de infra-estrutura do serviço exercem influência tanto sobre os atendimentos oferecidos, como sobre o potencial de pesquisas que podem ser realizadas.

No que tange ao ensino e à pesquisa, oferece a possibilidade de estágios em Psicodiagnóstico (criança, adolescente e adulto), Psicoterapia individual (criança, adolescente e adulto), Psicoterapia de casal e família, vinculados às disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, as quais contribuem para a formação do psicólogo clínico e do pesquisador em Psicologia Clínica. Isto ocorre concomitantemente à prestação de serviços à população de todas as idades e problemáticas das mais diversas, havendo preocupação tanto com a formação clínica dos alunos como, também, com a qualidade da assistência prestada.

Por pertencer ao Departamento de Psicologia Clínica, a Clínica Psicológica, então, caracteriza-se por ser um centro de pesquisa e de formação. Os estágios oferecidos e as pesquisas realizadas visam à formação universitária e obtenção de títulos acadêmicos, a formação de pessoal habilitado ao exercício da investigação e a habilitação para o exercício profissional.

Membros

Coordenadora

Profa. Associada Márcia Helena da Silva Melo

Vice-Coordenadora

Profa. Dra. Renatha El Rafihi Ferreira

Márcia Aparecida Isaco de Souza – Psicóloga

Secretaria da Clínica:

Maria Luiza Dias Sacco

Normas

Atendimento

Inscrições para Atendimento Psicológico pela “Clínica Psicológica Durval Marcondes” – Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. A Clínica Psicológica Durval Marcondes é parte integrante do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) que oferece diversas modalidades de atendimento à população. No contexto  do CEIP, a Clínica Psicológica Durval Marcondes caracteriza-se pela oferta de atendimentos de média e longa duração, em modalidades individuais e grupais. Este modelo de atendimento, somado a grande procura que temos, nos leva a trabalharmos com períodos de inscrição restritos e  uma lista de espera. Caso o interessado em atendimento psicológico considere que necessite de um atendimento com maior prontidão, favor entrar em contato com o CEIP no número 55 11-3091-5015 ou escrever para ceip@usp.br.