Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Psicologia e Tecnologia. O conceito de indivíduo segundo a perspectiva de Adorno e Marcuse. Personalidade e Instituições Sociais.
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Psicólogo (1979), Mestre em Psicologia Social (1985), Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1990), Livre-docente e Professor Titular (2006) pelo Instituto de Psicologia da USP (1999). Professor Sênior do Instituto de Psicologia da USP; É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; coordena a pesquisa “Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública, no Programa de Ensino Público da FAPESP; coordenou , de 2018 a 2021, a pesquisa “Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidade, com verbas do Edital do CNPq Cidadania, Violência e Direitos Humanos, que contou com pesquisadores de 14 instituições universitárias brasileiras e quatro de outros países; contou também com Auxílio regular à Pesquisa da FAPESP, para desenvolver projeto sobre Inclusão Profissional de Jovens com Deficiência Intelectual. Coordenou a implantação do Programa de Apoio e Referência ao Enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, no município de São Paulo (2010-2012). De 2015 a 2017 foi Editor-chefe da revista Psicologia USP, periódico oficial do Instituto de Psicologia da USP. Tem como referências teóricas os trabalhos da Teoria Crítica da Sociedade e as obras de Hannah Arendt, a partir das quais analisa principalmente os seguintes temas de pesquisa: personalidade autoritária, personalidade antidemocrática, preconceito, bullying e educação inclusiva. Tem atuado sobretudo nas áreas de Psicologia e da Educação. 

O referencial teórico que adoto para as minhas pesquisas é o da teoria crítica da Escola de Frankfurt, em especial as obras de Adomo, Horkheimer e Marcuse. As pesquisas que tenho desenvolvido, nos últimos anos, têm como temas principais: a) o preconceito; e b) a educação inclusiva.

Disciplina de Graduação
PSA1302 – Psicologia da Personalidade: Fundamentos

Disciplinas de Pós-Graduação
PSA5727 – Teoria Crítica e Educação
PSA5843 – Preconceito, Indivíduo e Cultura

Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP)

Tem como objetivo a pesquisa, o estudo e a aplicação do referencial da Psicologia Analítica de Jung em diferentes contextos, visando a promoção da saúde e do desenvolvimento humano, sobretudo em sua dimensão de constituição de identidade, intersubjetividade e participação comunitária. O processo de individuação é nosso conceito norteador.
Busca também o embasamento de um método de trabalho com grupos vivenciais, onde símbolos individuais, coletivos e culturais são reconhecidos, acolhidos e tomados para elaboração. Tal método inclui recursos expressivos verbais e não verbais, plásticos, dramáticos e corporais.

Publicações selecionadas

CROCHÍK, J.L. Apontamentos sobre o Narcisismo da perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Jornal de psicanálise. São Paulo: , v.37, n.68, p.193 – 223, 2005.
CROCHÍK, J.L. Atitudes a respeito da educação inclusiva. Movimento. Niterói: , v.1, p.19 – 38, 2003.
CROCHÍK, J.L. Preconceito e formação In: Valores, Preconceito e Práticas Educativas.1 ed.São Paulo : Editora Casa do Psicólogo, 2005, v.1, p. 17-47.