Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Psicologia e Tecnologia. O conceito de indivíduo segundo a perspectiva de Adorno e Marcuse. Personalidade e Instituições Sociais.
Telefone: 55 11-3091-8618 | jlchna@usp.br | Lattes | Google Acadêmico

Graduado em Ortóptica pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1997), na qual realizou IC em Visão Binocular na Disciplina de Distúrbios Visuais. Trabalhou como ortoptista clínico do Departamento de Ortóptica e Oftalmologia da AACD (1998-2000). Iniciou sua carreira acadêmica realizando mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2004). Pós-doutor em Neurociêncas pelo Instituto de Investigação Biomédica em Luz e Imagem (IBILI) da Universidade de Coimbra, Portugal. Obteve o título de Professor Livre-Docente na Disciplina de Psicologia Sensorial e da Percepção no Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2012), passando a ser Professor Associado I. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. De abril/2009 a abril de 2016 foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP (Capes 4) além de pertencer também ao quadro de orientadores pleno no Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP (Capes 7). Em Sociedades Científicas atua desde 2010 como Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Visão e Oftalmologia, da qual é Membro Fundador. É membro do corpo editorial, bem como revisor de artigos, de revistas nacionais e internacionais incluindo Psychology & Neuroscience, Psicologia USP e Visual Neuroscience. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de Psicofísica, Psicologia Fisiológica, Psicologia da Sensação e da Percepção, atuando mais diretamente em Psicofisiologia Sensorial (ênfase em Desenvolvimento de Funções Visuais Básicas Sensorio-perceptivas e escalonamento sensorial) e Neurociências e Comportamento (ênfase em sistema visual sensorial e perceptual e desenvolvimento psicofisiológico de processos perceptuais). Seus temas de pesquisa são: Psicofísica Teórica e Aplicada, Eletrofisiologia Visual Clínica, Percepção de Cores, Visão Espacial, Desenvolvimento Sensorial Visual, Vias Neurais Visuais, Indivíduos com Múltiplas Deficiências, Reabilitação. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório da Visão, uma seção de pesquisa básica com aplicação clínica do Setor de Psicofísica e Eletrofisiologia Visual Clínica~da área de Psicofisiologia Sensorial, voltada para o estudo do desenvolvimento das funções sensorio-perceptuais visuais e do impacto das doenças do sistema nervoso e visual nestas funções.

O referencial teórico que adoto para as minhas pesquisas é o da teoria crítica da Escola de Frankfurt, em especial as obras de Adomo, Horkheimer e Marcuse. As pesquisas que tenho desenvolvido, nos últimos anos, têm como temas principais: a) o preconceito; e b) a educação inclusiva.

Disciplinas

Graduação

PSA1302 – Psicologia da Personalidade: Fundamentos

Pós-Graduação

PSA5727 – Teoria Crítica e Educação
PSA5843 – Preconceito, Indivíduo e Cultura

Laboratórios

Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP)

Tem como objetivo a pesquisa, o estudo e a aplicação do referencial da Psicologia Analítica de Jung em diferentes contextos, visando a promoção da saúde e do desenvolvimento humano, sobretudo em sua dimensão de constituição de identidade, intersubjetividade e participação comunitária. O processo de individuação é nosso conceito norteador. Busca também o embasamento de um método de trabalho com grupos vivenciais, onde símbolos individuais, coletivos e culturais são reconhecidos, acolhidos e tomados para elaboração. Tal método inclui recursos expressivos verbais e não verbais, plásticos, dramáticos e corporais.

Publicações selecionadas

CROCHÍK, J.L. Apontamentos sobre o Narcisismo da perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Jornal de psicanálise. São Paulo: , v.37, n.68, p.193 – 223, 2005.
CROCHÍK, J.L. Atitudes a respeito da educação inclusiva. Movimento. Niterói: , v.1, p.19 – 38, 2003.
CROCHÍK, J.L. Preconceito e formação In: Valores, Preconceito e Práticas Educativas.1 ed.São Paulo : Editora Casa do Psicólogo, 2005, v.1, p. 17-47.