19 dez 2022

Objetivos do projeto: Descrever e analisar o bem viver de estudantes em instituições de ensino superior, investigando seu bem-estar subjetivo, os episódios de preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente acadêmico, os serviços de acolhimento e assistência psicossocial que são oferecidos pelas universidades, as formas de organização dos estudantes e o apoio oferecido por suas famílias para continuidade
dos estudos.

Responsável pelo projeto: Prof Alessandro de Oliveira dos Santos.

Pré-requisitos: Estudante matriculado em curso de nível superior na área de Psicologia com ausência de reprovações em histórico escolar; desejável experiência com realização de entrevistas no âmbito de pesquisas científicas.
Remuneração: Valor mensal da bolsa de R$800,10. Duração inicial de 12 meses podendo ser renovada dependendo do desempenho do bolsista. Um auxílio financeiro (reserva técnica) equivalente a 10% do valor anual da bolsa será concedido a cada ano de bolsa, para as despesas diretamente relacionadas às
atividades de pesquisa.

Processo seletivo:

Fase 1 – Entrega de redação de duas laudas sobre o tema do projeto, cópia de histórico escolar atualizado do curso de graduação, endereço e contato de duas pessoas (professores, pesquisadores, entre outros) indicadas a título de referências pessoais do candidato e súmula curricular no modelo FAPESP (www.fapesp.br/en/6351) contendo endereço completo, e-mail e telefone de contato.

Fase 2 – Entrevista presencial no Instituto de Psicologia da USP para os selecionados
na fase 01 no dia 30/01/2023 a partir das 14hs.

Inscrições: Enviar toda documentação até o dia 20/01/2023 horário até 23:59 (Brasília)
para o email alos@usp.br indicando no título do email “inscrição para bolsa de estudos
de IC”.

Resultado: A ata de promulgação de resultado da Comissão Julgadora das Candidaturas, será enviada  por e-mail aos candidatos selecionados para fase 2 do processo seletivo e aos demais candidatos do processo seletivo que a solicitarem.

Disposições gerais: Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta ou fora do formato exigido e tampouco inscrições enviadas fora do prazo. Casos omissos a este edital serão decididos pelo responsável pelo projeto, resguardadas as regras estabelecidas pela FAPESP.

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26