Professor do IPUSP Christian Dunker discute influência de antidepressivos e neoliberalismo na história do sofrimento psíquico, que é tema de seu livro recém-lançado, intitulado “Uma Biografia da Depressão”.

Nesta semana, o Ilustríssima Conversa recebe Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que acaba de lançar “Uma Biografia da Depressão” (Planeta). No livro, Dunker narra como a depressão, que por muitas décadas ocupou uma posição de irmã esquecida no imaginário sobre os transtornos mentais, se tornou, a partir dos anos 1970, a grande protagonista dos discursos sobre o sofrimento psíquico.

Para o autor, esse processo está relacionado ao desenvolvimento de uma nova geração de antidepressivos —Dunker questiona até que ponto esses remédios tratam a depressão e até que ponto as patologias que são tratadas por esses remédios passaram a ser chamadas de depressão.

Na conversa com o repórter Eduardo Sombini, o psicanalista abordou os principais marcos da história do conceito e e discutiu como o pensamento neoliberal transformou o enquadramento dos transtornos mentais. Clique no player abaixo e ouça a entrevista:

Por Eduardo Sombini, do jornal Folha de São Paulo, 6 de março de 2021.

Originalmente publicado em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2021/03/como-a-depressao-virou-a-rainha-dos-transtornos-mentais-segundo-christian-dunker.shtml?origin=folha

 

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Noticias Relacionadas