Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefone: 55 11-3091-4362 | Fax: 55 11-3091-4460 | nepaids@usp.br | Site oficial | Facebook

O Núcleo de Estudos para a Prevenção da AIDS congrega pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós, servidores públicos e de ONG’s para analisar as tendências da epidemia e produzir pesquisas e tecnologias inovadoras de prevenção da infecção pelo HIV ou do adoecimento pela aids.

Reunido desde 1991, o grupo tem se dedicado à pesquisas informadas por abordagens de direitos humanos em saúde e pelo quadro da vulnerabilidade, entendida em seus aspectos sociais, programáticos e individuais. As atividades de debates e disseminação de informações atualizadas têm o compromisso de promover a autonomia cidadã de seus participantes, estimular o debate sobre a ética e a promoção dos Direitos Humanos. Sem perder de vista a construção simbólica da aids, é preocupação central combater o processo de estigmatização e estimular o respeito democrático às diferentes crenças e orientações sexuais, facilitando a elaboração de políticas públicas no âmbito do Estado Laico e apoiando respostas pessoais no contexto da vida cotidiana, em tempos de aids.

O Núcleo se dedica a estudos epidemiológicos, à pesquisa social e reflexão humanista, ao desenvolvimento de abordagens psicossociais no cuidado integral e na prevenção, de novas tecnologias de comunicação, assistência, educação e promoção da saúde. Seus projetos têm focalizado jovens (em escolas e espaços comunitários e territoriais diversos), portadores do HIV/AIDS (jovens, homens e mulheres adultos e idosos), pessoas que vivem encarceradas, em comunidades pobres, discriminados pela cor da pele ou pela orientação sexual.

O NEPAIDS articula professores e pesquisadores da USP (Saúde Publica, Medicina, Psico, ECA, Ciências Sociais, EACH, FFLCRP,IME), outras universidades públicas (UFSCAR, UNIFESP, UNFba, UFRJ, UERJ, UFRGS, UFMT) e universidades privadas (Tuiuti, Santa Casa-SP) em colaboração com pesquisadores em diversos centros internacionais, Ministério e Secretarias da Saúde e Educação, FAPESP e CNPq, Fundações privadas. Editamos blog, sites e paginas no facebook, livros e material didático, além de suplementos especiais sobre a epidemia da Aids. Organizamos cursos de especialização em metodologia de pesquisa e escrita científica, e especialização em promoção da saúde e prevenção do HIV/Aids.