Avaliação escrita no julgamento das dissertações ou teses

Não se aplica às dissertações de Mestrado.
O julgamento das teses de Doutorado compreenderá a avaliação escrita do exemplar apresentado e a sessão de defesa.
A avaliação escrita deverá ser realizada por pelos menos 3 (três) membros da comissão julgadora, obedecendo os critérios de composição previstos no artigo 96 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

Idiomas permitidos para redação e defesa de dissertações e teses

Atendendo o artigo 89 do Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, todas as Dissertações e Teses deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.
As dissertações e teses deverão ser redigidas e defendidas obrigatoriamente em português ou de forma optativa em língua francesa, inglesa, italiana, espanhola ou alemã com a necessidade da anuência do orientador e da CCP, que deverá receber solicitação por escrito com 12 (doze) meses de antecedência do prazo final do depósito. Contudo, assegurando-se que a redação das teses e dissertações serão em um único idioma.

Nomenclatura do Título

O estudante de Mestrado que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Mestre em Ciências”. Programa: Psicologia Social.
O estudante de Doutorado ou Doutorado Direto que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Doutor em Ciências”. Programa: Psicologia Social.

Créditos Especiais

Poderão ser concedidos, a juízo da CCP, como créditos especiais até 30% dos créditos mínimos exigidos em disciplinas para os Cursos de Mestrado e até 35% dos créditos mínimos exigidos em disciplinas para os Cursos de Doutorado ou Doutorado Direto.
No caso de trabalho completo publicado em língua estrangeira em periódico internacional que tenha corpo editorial reconhecido, e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número de créditos especiais é igual a 4 (quatro).
No caso de livro publicado em língua estrangeira de reconhecido mérito na área do conhecimento, e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número de créditos especiais é igual a 4 (quatro).
No caso de capítulo de livro publicado em língua estrangeira de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a) e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número de créditos especiais é igual a 3 (três).
No caso de trabalho completo publicado em periódico nacional que tenha corpo editorial reconhecido, e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número de créditos especiais é igual a 3 (três).
No caso de livro publicado de reconhecido mérito na área do conhecimento, e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número de créditos especiais é igual a 3 (três).
No caso de participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), o número de créditos especiais é igual a 3 (três), em uma única vez e em um único semestre para cada curso.
No caso de capítulo de livro publicado de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a) e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número de créditos especiais é igual a 2 (dois).
No caso de publicação de capítulo em manual tecnológico reconhecido por órgãos oficiais nacionais e internacionais o número de créditos especiais é igual a 2 (dois).
No caso de participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho completo e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares), o número de créditos concedidos é igual a 1 (um) por evento.

Relatórios de Atividades

Todos os alunos do Programa deverão apresentar relatório de atividades a cada ano, onde os seguintes itens deverão ser contemplados:

  • Resumo das atividades da pesquisa realizadas no período;
  • Participação em eventos;
  • Lista das publicações e artigos – aceitos, publicados, em preparação;
  • Avanços e dificuldades encontradas na pesquisa;
  • Auxílios obtidos;
  • Auto-avaliação em relação ao cronograma.