Lattes

Gestão 1992 a 1996

Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1961. Fez especialização em Psychologie pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em 1964. Desenvolveu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP, sobre o tema ‘As atividades profissionais e o psicólogo em São Paulo’, obtendo o título de doutor em 1974. Em 1985 foi aprovada no concurso de Livre-docência. Em 1990, tornou-se professor titular no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, por concurso de obtenção de títulos e provas.

Formaram-se sob sua orientação 24 mestres e 21 doutores. As suas pesquisas e publicações tratam de temas da Psicologia Social: Sociedade, Instituição, Trabalho. Recebeu o Prêmio Compromisso Social da Psicologia no Brasil, do Conselho Regional de Psicologia, em 2003.

Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais específicos

Há muitos anos venho trabalhando com questões relativas às classes subalternas, em duas linhas de pesquisa: O Homem no Trabalho e Interação Social. Partindo de abordagem multidisciplinar, com grande ênfase na filosofia, na antropologia, na história e na sociologia, meus trabalhos têm procurado descrever e analisar os fundamentos psicossociais da construção da subjetividade e a grande relevância que o trabalho humano possui para essa construção. Criamos, também, o Laboratório de Estudos da Família, do Gênero e da Sexualidade, onde venho desenvolvendo, com meus orientandos e outros professores interessados, pesquisas voltadas para a compreensão destes elementos básicos da vida coletiva.

Também venho desenvolvendo trabalhos na área das intersecções da literatura com a psicologia e a filosofia.

PST5792 – Ação e Submissão: a Ambiguidade na Experiência de Franz Kafka

Capítulos de livros publicados

MELLO, S. L. . Catando e transformando a vida: experiências associativas e cooperativas nas periferias. In: Maria Zanin e Rafaela Francisconi Gutierrez. (Org.). Cooperativas de catadores: reflexões sobre práticas. 1ed.São Carlos: Claraluz, 2011, v. 1, p. 5-10.
MELLO, S. L. . Psicologia: caracteristicas da profissão. In: O. H. Yamamoto e A L F Costa. (Org.). Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. 1ed.Natal: EDUFRN, 2010, v. 1, p. 141-162.
MELLO, S. L. . Por que escrevemos antes, por que escrevemos agora ?. In: O H Yamamoto e A L F Costa. (Org.). Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. 1ed.Natal: EDUFRN, 2010, v. 1, p. 163-168.
MELLO, S. L. ; SINGER, Paul Israel . Prefácio. In: Ana Lucia Cortegoso e Miguel Gambelli Lucas. (Org.). Psicologia e economia solidária: interfaces e perspectivas. 12ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, v. 1, p. 4-9.
MELLO, S. L. . A palavra, o preconceito e o pensamento: introdução ao problema do juízo e da consciência em Hannan Arendt. In: Jose Leon Crochik. (Org.). Perspectivas Teóricas acerca do preconceito. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, v. 1, p. 27-46.

Publicações Selecionadas

MELLO, S.L. Trabalho e sobrevivência: mulheres do campo e da periferia de São Paulo. São Paulo, Ática, 1988.
MELLO, S.L. Saber e Fazer, Fazer e Aprender: escola itinerante, política pública e economia solidáriaIn – Kruppa, Sonia (org.) Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos, Brasilia, INEP, 2005.
MELLO, S.L. Família, uma Incógnita Familiar, in Agostinho, M.L. & Sanchez, T. M. (orgs) Família: conflitos, reflexões e intervenções São paulo, Casa do Psicólogo, 2002.
MELLO, S.L. – O Cavaleiro e sua Estrela ,Imaginário, ano X, nº 10, nov.2004/2005.