Até o presente momento, foram defendidas 2 teses de doutorado (sendo uma delas em cotutela com a Université Paris Diderot), 8 dissertações de mestrado, 1 pós-doutorado e 8 iniciações científicas. Estão em andamento 7 doutorados, 5 mestrados e 3 pós-doutorados e 1 iniciação científica.

FORMAÇAO TEÓRICA

Desde o segundo semestre de 2017 até o presente momento, o Grupo organizou um programa de estudos teóricos intitulado “Clínica Psicanalítica: Fundamentos e Desafios Atuais”, coordenado e realizado pelos membros e aberto a todos os interessados. O grupo se reúne às sextas-feiras, das 14 as 16 horas, no IPUSP.

OFICINA DE PROJETOS DE PESQUISA

Desde 2014 até o presente momento o Grupo organizou encontros bimensais abertos ao público para discussão a respeito dos desafios da construção de projetos de pesquisa. No momento esta atividade ocorre às quartas-feiras, das 12 as 14 hs, no IPUSP.

OFICINA DE ARTIGOS E TEXTOS CIENTÍFICOS

Desde 2014 até 2016 o Grupo organizou encontros mensais abertos ao público para discussão a respeito dos desafios da escrita de artigos científicos.
Esta atividade está suspensa, no momento, mas prevista para ser retomada no segundo semestre de 2018.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

O Grupo trabalhou na organização e realização de 29 eventos científicos, públicos, gratuitos e abertos a todos os interessados, dentre estes: 3 colóquios internacionais, 2 encontros, 20 conferências proferidas por pesquisadores convidados que abordaram os temas pesquisados pelos membros do Grupo, 2 Seminários de Pesquisa com professores estrangeiros, 1 mesa redonda e 1 debate, descritos a seguir:

COLÓQUIOS INTERNACIONAIS
a.Colóquio internacional IPUSP-Paris 13 “A dimensão traumática do adoecimento e a experiência do cuidado em Psicanalise, com o Prof. Karl-Leo Schwering, no IPUSP, 2017.
b.II Colóquio Internacional IPUSP/Paris-Diderot: Trauma, Neoliberalismo e Cultura da Indiferença, com o Prof. Christian Hoffmann, no IPUSP, 2016.
c.I Colóquio Internacional IPUSP/Paris-Diderot: Os estados-limite na contemporaneidade: uma perspectiva psicanalítica, com o Prof. Christian Hoffmann, no IPUSP, 2015.

b.II Encontro de Gêmeos da USP, no IPUSP, 2017.
c.I Encontro de Gêmeos da USP e II Encontro do Sindicato dos Gêmeos, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, 2016.

CONFERÊNCIAS
a.Mauro Mendes Dias (Instituto Vox) – “A Psicanálise em Extensão”, 2018.
b.Cláudio Kazuo Akimoto Júnior (IPUSP) – “Reflexões acerca do potencial iatrogênico das psicoterapias no campo da Saúde Mental, 2017
c.Julia Catani (IPUSP) – “A dor no limite do corpo e da psique: reflexões sobre a clínica psicanalítica e psiquiátrica”, 2017.
d.Eliane Costa Dias (IPUSP) – “A construção do caso clínico como via de transmissão da psicanálise nas instituições de saúde”, 2017.
e.Rafael Alves Lima (LATESFIP-USP) – “A questão do poder em Psicanálise”, 2016.
f.Christian Dunker (PSC-IPUSP) – “Indiferença e sofrimento: hipóteses sobre a constituição da subjetividade nos chamados casos-limite”, 2016.
g.Sandra Grostein (CLIPP) – “Lacan e a Ciência”, 2016.
h.Nelson da Silva Júnior (PST-IPUSP) – “A perspectiva, o sujeito moderno e o simbólico: reflexões sobre a fotografia como ato”, 2016.
ix.Contribuições da pesquisa em Psicanálise para o campo da Saúde Mental”, promovida em parceria com o Laboratório de Investigações em Psicanálise psiA, 2016.
j.Manoel Luce Madeira (UFRGS) – “Tessituras psicóticas em transferência”, 2016.
k.Dominique Fingermann (FCL-SP) – “A (de)formação do psicanalista” , 2016.
l.Antonio Quinet (Universidade Veiga Filho, Rio de Janeiro) – “A| Peste na Pólis: separação e segregação” promovida em parceria com o Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social – PUC-SP e com a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Saúde Pública” do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, 2016.
m.Inês Rosa Bianca Loureiro (PUC-COGEAE) – “Pesquisa em Psicanálise: algumas observações de inspiração freudiana”,., IPUSP, 2016.
n.Christian Hoffmann (Universidade Paris-Diderot – Paris VII) – “Pesquisa em Psicanálise”, 2015
o.Michele Roman Faria (UNICAMP) – “Os efeitos da escrita na formação do analista”, 2015
p.Matheus de Oliveira Machado (Hospital Albert Einstein) – “Indicadores de processo na avaliação da intervenção psicológica no Hospital Albert Einstein, 2015.
q.Fani Hisgail (PUC-SP) – “Sobre o conceito de fantasia em Psicanálise, 2015.
r.Eduardo Rozenthal (Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro) – “Afeto, Sentimento e Indiferença na Clínica Psicanalítica”, promovida em parceria com o Laboratório de Investigações em Psicanálise psiA, 2015.
s.Antonio Quinet (Universidade Veiga Filho, Rio de Janeiro) – “Saúde mental e Psicanálise:
os foracluídos na cidade dos discursos”, promovida em parceria com o Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social – PUC-SP e com a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Saúde Pública” do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, 2015.
t.Áquilas Nogueira Mendes (FSP-USP) – “Os limites da implantação do SUS no capitalismo em crise”, em parceria com a Rede de Pesquisa “Psicanálise e Saúde Pública” do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, 2015.

SEMINÁRIOS DE PESQUISA COM PROFESSOR ESTRANGEIRO
a.“Seminário de Pesquisas em Psicanálise” para apresentação de pesquisas de alunos do Programa de Psicologia Clínica do IPUSP ao Professor convidado Karl-Leo Schwering, da Universidade de Paris 13, Paris, 2017.
b.“Seminário de Pesquisas em Psicanálise” para apresentação de pesquisas de alunos do Programa de Psicologia Clínica do IPUSP ao Professor convidado Christian Hoffmann, diretor da Escola Doutoral Recherches en Psychanalyse et en Psychopathologie, da Universidade Paris Diderot – Paris 7, 2015.
a.Mesa Redonda “Pesquisa em Psicanálise: articulações com a área da Saúde”, tendo como conferencistas Prof. Dr. Niraldo de Oliveira Santos e Prof. Dr. Daniel Kupermann, no IPUSP, 2015.

DEBATE
a.Debate “Serviço de triagem em clínica-escola de psicologia: a escuta analítica em contexto institucional”, com a psicanalista Paola Salinas (EBP), 2016.