Em 2015 o Grupo propôs e obteve aprovação do Conselho de Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP para a realização do Projeto de Extensão intitulado “Análise de demandas de pacientes em dispositivo de triagem e acolhimento na Clínica-Escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (CEIP)”. O presente projeto, em consonância com a proposta do CEIP, oferece atendimento psicológico gratuito à população. Tem como objetivo a investigação das queixas e apuração de demandas de pacientes que buscam tratamento na Clínica Psicológica Durval Marcondes (um dos serviços oferecidos no CEIP), visando mapear quais as narrativas de sofrimento são trazidas por estes pacientes, de tal modo que a escuta clínica psicanalítica oferecida a estes pacientes, nos permita a construção de decisões sensíveis às particularidades de cada caso, tanto no que diz respeito às possibilidades de encaminhamento tanto dos tipos de atendimentos oferecidos aos pacientes. Os atendimentos são realizados pelos alunos do curso de graduação em Psicologia, inscritos em disciplinas optativas e/ou eletivas sob a minha responsabilidade. Espera-se que o trabalho realizado possa contribuir, futuramente, para embasar novas propostas de alteração nos dispositivos oferecidos pela clínica, com o objetivo de promover uma melhor resposta às demandas que chegam à Clínica Durval Marcondes, oferecendo atendimento mais ágil aos casos de urgência subjetiva e uma melhor articulação à uma rede de cuidados e serviços para encaminhamento de pacientes.