Lattes

Departamento de Psicologia Clínica

Linhas de Pesquisa: Formação Clínica. Intervenções Preventivas. Aspectos intrapsíquicos e intrafamiliares de gestantes adolescentes.

Especializou-se em Formação Clínica e Intervenções Preventivas cujo trabalho era de investigar o que refere-se à intervenção clínica preventiva, bem como à formação do psicólogo clínico. Essa linha integrou-se às disciplinas que a Profa. ministrou nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, desenvolvendo-se em três áreas. Na primeira, Corpo, Movimento e Expressão em Psicologia Clínica , aprofundando conhecimentos sobre a psicologia do corpo, numa fundamentação psicodinâmica. Investigou a abordagem corporal (relaxamento, consciência corporal, expressão não-verbal) como recurso terapêutico e de auto-conhecimento, suas aplicações, possibilidades e limites. Uma segunda área refere-se à Atuação do Psicólogo na Área da Saúde, com ênfase nos aspectos psicoprofiláticos ou preventivos e ligada especialmente ao período da gestação, parto e puerpério. Trata-se de uma investigação teórica e prática do trabalho em instituições, considerando diferenças e semelhanças com relação ao trabalho em consultório, envolvendo temas como psicologia da gestação, dinâmica institucional, enquadramento de trabalho, equipe multidisciplinar e também pesquisa de técnicas como psicoterapia breve, relaxamento, atendimento em grupo (de pais, de gestantes, de funcionários). Finalmente, a terceira área diz respeito à Formação Clínica do Aluno de Psicologia, enfocando características do ensino e aprendizado clínicos.

471783 – Ética Profissional
4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
PSC1727 – Atendimento Clínico: o Processo Diagnóstico
PSC2733 – Atendimento Clínico I

Publicações selecionadas

AGUIRRE, A.M. de B. (1986) – O corpo transformador: trabalho corporal em psicologia clínica. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, USP. São Paulo, Brasil. 150 p.
AGUIRRE, A. M. de B. (1995)- Aspectos psicodinâmicos de adolescentes grávidas: entrevistas clínicas e Rorschach no contexto hospitalar. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, USP. São Paulo, Brasil. 141 p.
AGUIRRE, A. M. de B. et alii – A formação da atitude clínica no estagiário de psicologia. In: Psicol. USP., 2000, vol.11, n.1, p.49-62. Disponível na World Wide Web:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642000000100004&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-6564.
AGUIRRE, A M de B. A primeira experiência clínica do aluno: ansiedades e fantasias presentes no atendimento e na supervisão. In: Psicologia: Teoria e Prática, 2000, 2(1), p. 3-31. Projeto de Pesquisa:Primeira Experiência Clínica do Estagiário de Psicologia: Meandros da Aquisição de Uma Identidade Profissional