Departamento de Psicologia Experimental

Linha de Pesquisa: Organização social em colônias de saúvas; Enfoque etológico à ontogênese do comportamento social; Formação e atuação do psicólogo

Graduou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo em 1968. Desenvolveu seu mestrado em Psicologia Experimental, sobre o tema ‘Desenvolvimento de uma técnica para o estudo de aspectos da organização social em colônias de formigas’, obtendo o título de mestre em 1971. Desenvolveu sua tese de doutorado ‘Alguns dados sobre a divisão de trabalho entre obreiras de Atta sexdens rubropilosa Forel 1908, em colônias iniciais, mantidas em laboratório’, também na USP, obtendo o título de doutor em 1973. Desenvolveu atividades de pós-doutorado na University of Sheffield, Inglaterra, de 1989 a 1990, na University of North Carolina, Estados Unidos, em 1995, e na Duke University, Estados Unidos, em 1999. Em 1993 foi aprovado no concurso de Livre-docência com a tese ‘Seletividade e vínculo na interação entre crianças’ e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do IPUSP de 1990 a 1993.

Foi docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo entre 1969 e 1993, quando se aposentou, mantendo ainda vínculo como orientadora até 2007. Foi Pesquisador bolsista do CNPq de 1983 a 2007, IA desde 2005. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social dos zero aos seis anos, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia observacional, etologia humana, interação entre crianças, brincadeira e comportamento social.

Formaram-se sob sua orientação 16 mestres e 6 doutores. De1976 a 1977, colaborou com o Mestrado em Eucação da Universidade Federal da Bahia, onde orientou a primeira dissertação de Mestrado. Colaborou também como docente, orientadora e pesquisadora no Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador, de 2005 a 2009.

Publicações Selecionadas:

Pedrosa, M. I. & Carvalho, A. M. A. (2006). Construction of communication during young children’s play. Revista de Etologia, 8 (1), 1-11. (Playcomunication)

Carvalho, A. M. A. & Pedrosa, M. I. (2004). Territorialidade e construção social do espaço na brincadeira de crianças. Revista de Etologia, 6 (1), 63-69.  (spaceplay.pdf)