Lattes

Linhas de Pesquisa: Processos Psicossociais Básicos: As relações individuo/grupo

Fez graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1960), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Psicologia Social – University of London (1978). Com experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: sensibilidade moral, desenvolvimento adulto, desenvolvimento adulto, transpessoal e grupos transcentrados.

Os interesses de pesquisa situavam-se na área de processos psicossociais tais como representações sociais, atitudes, valores e ideologias na sua relação com o imaginário e o inconsciente coletivo. O trabalho fundamentou-se, teoricamente, na perspectiva social construtivista de Serge Moscovici, Robert Farr, Henri Tajfel, entre outros. Impulsionada pela análise feita por Moscovici, dos fatores inconscientes que estão subjacentes a uma série de comportamentos e experiências, tais como a relação líder-seguidor e a propaganda política, procedeu uma elaboração teórica e de uma série de projetos de pesquisa para investigar as possíveis contribuições que a Psicologia Analítica (Carl Gustav Jung) pode trazer para estas áreas. Neste sentido, a professora e alguns alunos levaram a cabo alguns estudos sobre os tipos psicológicos em diversos contextos, tais como: a escola e a vida profissional. Outrossim, o grupo se dedicou a tentar construir e adaptar instrumentos de medida para identificação, tanto dos tipos psicológicos como do grau de maturidade do ego, ligados, em nossa opinião, ao que foi denominado por Jung de processo de individuação. Também pesquisou as aplicações do conhecimento da Psicologia de massas à compreensão de fenômenos sociais brasileiros contemporâneos, tais como eleições, populismo, estabelecimento político e grupos minoritários. Alguns alunos da professora se dedicaram o ao mapeamento das representações sociais e dos arquétipos que lhes são subjacentes no contexto da sociedade brasileira.

Publicação selecionadas:

NAGELSCHMIDT, A. M. P. C. As psicologias esotéricas como modelos para uma teoria hierárquica de desenvolvimento da consciência. São Paulo, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP.
NAGELSCHMIDT, A. M. P. C. Argonautas dos espaços interiores: uma introdução à psicologia transpessoal. São Paulo, Vetor, 1996.
NAGELSCHMIDT, A. M. P. C. Origem, estrutura, fundamentação teórica da Mandala de Palavras. São Paulo, Vetor, 1998.
NAGELSCHMIDT, A. M. P. C. Estuda e aprenda: prepare-se para a vida profissional. São Paulo, Ad Homines, 2001.