O CPAT dedica-se a realizar atividades de formação a estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao IPUSP, na área de psicologia social do trabalho, e a desenvolver projetos de extensão universitária e pesquisa, focalizando os temas trabalho e processos organizativos, a partir do princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão proposto por esta Universidade.
A compreensão e a abordagem de tais temas dão-se a partir de referenciais teórico-metodológicos da psicologia social, em interlocução com outras áreas das ciências humanas, tais como filosofia, antropologia, sociologia, história, geografia, economia e lingüística.
A equipe do CPAT apoia as seguintes disciplinas de graduação do IPUSP: “Psicologia social do trabalho e das organizações”, “Trabalho e Saúde: a compreensão a partir da psicologia social”, “Psicologia, desemprego e carreira profissional: campo de investigação e prática”, “Prática de pesquisa em psicologia social I”, “Prática de pesquisa em psicologia social II”, “Estágio Supervisionado I”, “Estágio Supervisionado II” (interdepartamental), “Trabalho de Pesquisa em Psicologia I”, “Trabalho de Pesquisa em Psicologia II” (interdepartamental), além do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE/CNPQ (pós-graduação).
No contexto das atividades de formação de estudantes de psicologia, estudos e pesquisas com trabalho de campo e assessorias têm sido realizados com a supervisão semanal da equipe do CPAT, responsável ainda pelo planejamento e pelo acompanhamento de atividades práticas e dos estágios realizados por estudantes da graduação na área de psicologia social do trabalho e das organizações a cada semestre do ano letivo.
O CPAT acompanha ainda a formação na área de monitores, bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE/CNPQ (pós-graduação), além de estudantes recém-formados que se envolvem em atividades de pesquisas, procurando dar continuidade à sua formação.
Tem recebido estudantes de graduação e pós-graduação de outros países em intercâmbio com a universidade, interessados em conhecer a área de psicologia social do trabalho, tais como estudantes da Angola, Alemanha, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Espanha, França, Inglaterra, Itália, México, Moçambique, Peru, Portugal, República Tcheca, São Tomé e Príncipe, Suíça, dentre outros.
São realizadas atividades de formação na área junto a pesquisadores e profissionais de outras instituições que se debruçam sobre a temática do trabalho e dos processos organizativos.
O CPAT desenvolve projetos de pesquisa na área de psicologia social do trabalho e das organizações, abrigando um leque amplo e diverso de temáticas, organizadas nos seguintes eixos: estruturas e processos organizativos; trabalho, desemprego e processos de inclusão social; saúde do trabalhador; ócio, tempo livre e aposentadoria.
Tais pesquisas, assim como os projetos de extensão, visam compreender a diversidade e pluralidade de realidades de trabalho, bem como propiciar e fomentar melhorias nas condições de vida e de trabalho de sujeitos, grupos e coletivos de trabalhadoras e trabalhadores, minimizando os processos de desigualdade social e respeitando as dinâmicas histórico-culturais.
A equipe do CPAT produz reflexões teórico-metodológicas a respeito da complexidade do campo e dos temas contemporâneos do mundo do trabalho e das organizações, que subsidiam, por sua vez, novas pesquisas na área e diferentes modalidades de práticas e atuações.
Sua equipe participa de eventos acadêmicos nacionais e internacionais com a intenção de divulgar e debater projetos de extensão e pesquisas desenvolvidas pelo CPAT. Participa ainda de entrevistas realizadas por jornais impressos ou programas de TV sobre os trabalhos que tem desenvolvido. Produz pareceres de artigos da área em revistas científicas e participa de bancas examinadoras.
Organiza reuniões científicas com pesquisadores e profissionais de diferentes locais do Brasil e de outros países; organiza publicações na área; elabora artigos e demais publicações acadêmicas.