Todo ano a equipe do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho organiza atividades para lembrar o Dia do Trabalhador. A temática, como não poderia deixar de ser, é sempre o trabalho tomado em suas múltiplas dimensões, em uma perspectiva crítica. Para tanto, convida trabalhadoras e trabalhadores, coletivos, instituições públicas, sindicatos e organizações para trazerem experiências e reflexões a respeito de diferentes temáticas e debaterem as mesmas junto ao público, a partir de mesas-redondas, rodas de conversa, jornadas, encontros, dentre outros.

Organiza anualmente a “Exposição de fotografias: olhares sobre os mundos do trabalho em São Paulo”, resultado da realização de incursões a campo para contato inicial dos estudantes da graduação do Ipusp com a complexidade e diversidade de realidades locais que constituem os mundos do trabalho. Para tanto, utilizam recursos imagéticos por meio da fotografia. A proposta da mostra nos anos mais recentes tem trazido também uma abertura por parte dos próprios estudantes para estabelecerem composições híbridas entre a fotografia, a performance, a encenação teatral, o desenho de instalações, na busca de aproximar os transeuntes de atmosferas de determinados lugares da cidade na relação com os mundos do trabalho e das temporalidades expressas em diferentes processos organizativos.

Realiza reuniões temáticas com profissionais, pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros e participa da organização de eventos interdepartamentais e interinstitucionais voltados à temática dos processos organizativos e dos mundos do trabalho.

A divulgação da série “Para Lembrar o Dia do Trabalhador” e da “Mostra de Práticas do CPAT”, bem com os demais eventos organizados pelo Cpat, ocorre através do site do Ipusp e da Universidade, bem como por folder, cartazes e mala direta.