Em 15 de setembro de 2016, a Biblioteca Dante Moreira Leite do IPUSP recebeu a Profa. Dra. Margarida [Maggi] Hofmann Windholz (1926-2018) para uma conversa sobre o Prof. Fred Keller, um dos responsáveis por trazer a Análise do Comportamento para o Brasil. Maggi foi aluna e amiga de Fred Keller e de sua esposa.

Maggi atuou como docente do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP e por muitos anos foi colaboradora da Dra. Bettina [Betti] Katzenstein Schoenfeldt. Destacou-se como pioneira na aplicação da Análise Comportamental em educação especial, com sua obra Passo a Passo, Seu Caminho: Guia Curricular para o Ensino de Habilidades Básicas, resultado de 15 anos de aplicação prática, em clínicas psicológicas e outras instituições.

Durante o evento, várias lembranças dessa rica convivência foram relatadas e discutidas. Contamos com a participação de professores, alunos e funcionários da USP e profissionais externos à universidade. A plateia (jovens e adultos) se emocionou com as palavras e as memórias de Maggi. Após a conversa, a homenageada autografou o livro Passo a Passo, Seu Caminho.

Na ocasião, inauguramos a exposição fotográfica Maggi, em parceria com a Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), que apresenta diversos momentos da trajetória pessoal e acadêmica da homenageada. Também foi apresentada a Genealogia Acadêmica de Fred Keller.