O Regulamento da Biblioteca Dante Moreira Leite foi aprovado pelo Conselho Técnico Administrativo do IPUSP em 12 de abril de 2021. Os principais itens são:
INSCRIÇÃO
Os usuários USP (com vínculo institucional ativo) são inscritos automaticamente no ato da matrícula ou admissão e devem utilizar o Cartão USP para as atividades de empréstimo.
EMPRÉSTIMO
O empréstimo domiciliar está disponível aos seguintes usuários:
Usuários USP (com vínculo institucional ativo)
- Alunos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), especialização, residência e de intercâmbio;
- Pós-doutorandos;
- Docentes em exercício ou aposentados que continuem desempenhando atividades na USP;
- Funcionários.
Usuários Especiais do IPUSP
- Ex-alunos do IPUSP e alunos especiais serão inscritos somente como usuários da Biblioteca do IPUSP, não podendo, portanto, retirar livros em outras bibliotecas da USP;
- Alunos especiais devem comparecer pessoalmente ao balcão de atendimento da Biblioteca, juntamente com a declaração preenchida e assinada pelo responsável (docente do IPUSP) e documento de identificação;
- Ex-alunos devem apresentar documento no qual conste seu número USP e documento de identificação.
Os limites de itens e prazos de empréstimo são:
Usuários USP (com vínculo institucional ativo)
Categoria |
Limite de itens |
Prazo para devolução |
Alunos de graduação |
10 |
10 dias |
Alunos de residência, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado |
15 |
21 dias |
Docentes |
20 |
30 dias |
Funcionários |
10 |
10 dias |
Atenção: O limite do número de itens emprestados é global, ou seja, serão considerados os itens retirados no conjunto das bibliotecas do SIBiUSP. Por exemplo: se um aluno de pós-graduação estiver com 14 itens da Biblioteca do IPUSP emprestados, ele só poderá emprestar mais 1 item de qualquer biblioteca da USP.
Usuários Especiais do IPUSP
- 5 materiais, com prazo de 10 dias para devolução.
Testes psicológicos
A consulta aos testes psicológicos é permitida aos psicólogos, mediante apresentação do registro junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP), aos docentes do Instituto e aos alunos, a partir do segundo ano do curso de graduação em Psicologia da USP. O empréstimo só é permitido aos professores, mediante consulta ao bibliotecário de Referência. Para os alunos de Psicologia da USP, a consulta é feita na Biblioteca e somente serão emprestados para uso em sala de aula com autorização do professor. Confira aqui o regulamento para acesso e uso dos testes psicológicos.
RENOVAÇÃO E RESERVA ON-LINE
São permitidas três renovações seguidas, desde que não haja solicitação de reserva por outro usuário. Se desejar continuar com o material emprestado, o usuário deve trazê-lo à Biblioteca, fazer a devolução e um novo empréstimo (se não houver reserva).
- A renovação pode ser efetuada pela Internet, no site do Banco de Dados Bibliográficos da USP (Dedalus), no Portal de Busca Integrada, no Aplicativo Bibliotecas USP ou pessoalmente na Biblioteca;
- As reservas são permitidas somente para materiais emprestados e se referem ao título, independentemente do exemplar;
- Quando o material é devolvido, o usuário da reserva é avisado por e-mail, dispondo de dois dias úteis para retirá-lo na Biblioteca; por isso, solicitamos que mantenha seu cadastro atualizado;
- Não fazemos renovações por telefone ou e-mail.
Usuários USP (com vínculo institucional ativo)
- É possível reservar materiais em qualquer biblioteca da USP, totalizando três reservas em uma biblioteca ou três reservas na USP (em bibliotecas diferentes).
Usuários Especiais do IPUSP
- É possível reservar materiais somente na Biblioteca do IPUSP, totalizando três reservas.
DEVOLUÇÃO
- O usuário deverá devolver o material na biblioteca da USP onde efetuou o empréstimo;
- Carta de aviso sobre a devolução é enviada automaticamente para o e-mail do usuário;
- Lembramos que o não recebimento da carta de aviso, por qualquer motivo, não isenta os usuários da suspensão pelo atraso; portanto, verifique a data de vencimento dos materiais na sua conta, por meio da opção Identificação do Dedalus ou do Portal de Busca Integrada e mantenha seu cadastro atualizado na Biblioteca;
- No caso de atraso na devolução, o usuário terá um dia de suspensão de empréstimo para cada dia de atraso, por item atrasado; sendo assim, se houver atraso de três livros por três dias, haverá suspensão de nove dias;
- A suspensão aplica-se a todas as bibliotecas da USP.
DEVOLUÇÃO 24 HORAS
- A Caixa de Devolução (localizada na entrada principal da Biblioteca) foi patrocinada pela Editora Artmed e tem como objetivo estender o horário para a devolução de materiais;
- É possível efetuar a devolução sem ter que comparecer ao balcão de atendimento ou durante os horários em que a Biblioteca estiver fechada;
- O usuário deverá utilizar a Caixa de Devolução apenas para devolver material emprestado do acervo da Biblioteca Dante Moreira Leite;
- O material será recolhido de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 7 h, 12 h e 16h30;
- A data de devolução do material recolhido até às 7 h será a do dia anterior;
- O recibo de devolução será enviado por e-mail de forma automática ou o usuário poderá confirmar a devolução em seu histórico de empréstimos no sistema;
- As devoluções em atraso serão contabilizadas normalmente, de acordo com o regulamento vigente.
Atenção: A Caixa de Devolução deve ser utilizada somente para devoluções. Não é possível utilizar para doações, envio de documentos ou entrega de encomendas.
AUTOATENDIMENTO
Desde março de 2024, a Biblioteca conta com um terminal de autoatendimento, adquirido da empresa Bibliotheca, para os serviços de empréstimo, renovação e consulta à conta do/a usuário/a.
Localizado próximo ao balcão de atendimento, o equipamento possui uma interface bastante acessível e intuitiva. Mas caso você precise de ajuda para utilizá-lo é só solicitar auxílio a um/a dos funcionários/as da Biblioteca.
Tendência nos serviços de atendimento ao público, a tecnologia otimiza o tempo do usuário e da equipe da Biblioteca, entregando um atendimento rápido, eficiente, acessível e com mais autonomia.
Acesse o passo a passo para utilizar os serviços disponíveis: