“(...) quem somos, como somos e porque somos como somos é sempre resultado da presença de inúmeras pessoas em nossas vidas desde a construção das nossas raízes, sejam presenças formais ou informais, físicas ou mediadas por suas obras, livros e textos (...).” Foi assim que a Profa. Maria Helena Patto agradeceu a outorga do título de Professora Emérita da USP, ressaltando o caráter coletivo de cada uma de nossas conquistas.

A cerimônia ocorreu no dia 14 de março de 2016. Durante o evento, a obra da homenageada na área de Psicologia Escolar foi relembrada, como legado e valor de referência e orientação a outros pensadores e estudantes, além da contribuição para o estabelecimento de políticas públicas.

Em sua trajetória, destaca-se a criação do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP, voltado para a escola pública de ensino fundamental, algo conquistado depois de muita luta. Seu papel como gestora, à frente da diretoria do Instituto de Psicologia, também foi lembrado, como uma atuação pautada pela ética e pela preservação do caráter público e democrático da universidade.

Na ocasião, a Biblioteca Dante Moreira Leite prestou homenagens com exposição de fotos e parte da produção acadêmica da Profa. Maria Helena Souza Patto.