"Sempre há uma conversa agradável entre o escritor e o leitor. Os livros, na sua quietude, depositam em nós leitores, a confiança na posteridade. A lembrança deles acode facilmente. Somos companheiros e cúmplices nesta aventura tão perigosa que é viver." Foi assim que a Profa. Sylvia Leser de Mello começou a rememorar sua trajetória, destacando sua relação com a Literatura e os livros, parte essencial de si mesma.

A cerimônia de outorga do título de Professora Emérita da USP ocorreu no dia 15 de junho. Durante o evento, a obra e as realizações da homenageada nas áreas de Psicologia Social e do Trabalho e Educação, que sempre tiveram como fio condutor o exame crítico das condições psicológicas dos sujeitos em situação de dominação, foram relembradas.

Destaca-se sua contribuição intelectual incomensurável para a formação de centenas de alunos, lideranças e intelectuais, que hoje se debruçam sobre a produção social da desigualdade no País e colaboram na direção da emancipação da dominação. Também foi mencionada sua inestimável colaboração na direção da democratização da USP, mesmo durante a ditadura civil-militar que marcou o início da sua carreira como professora.

Importante ressaltar a criação em 1993 do Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade, com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas numa perspectiva transdisciplinar sobre as problemáticas da família, do gênero e da sexualidade em seus contextos psicossociais.

Por último, de grande notoriedade foi o trabalho da homenageada no campo da economia solidária. Temos a criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP (ITCP) em 1998 e a fundação do NESOL, Núcleo de Economia Solidária da USP.

Após a cerimônia, a Biblioteca Dante Moreira Leite prestou homenagens com exposição de fotos e parte da produção acadêmica da Profa. Sylvia Leser de Mello.