O International Standard Book Number (ISBN) é o número internacional normalizado que identifica os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. Pode-se dizer que o ISBN é o "RG" do livro.Para informações mais detalhadas sobre a atribuição, consulte o site da Câmara Brasileira do Livro.
O International Standard Serial Number (ISSN) é o número internacional normalizado para publicações seriadas que identifica o título, tornando-o único e definitivo. Estabelecido pela ISO (International Standards Organization), pode ser obtido no Brasil no site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Centro Brasileiro do ISSN. Deve aparecer na capa, à direita e acima, na página de rosto e na ficha catalográfica. Pode-se dizer que o ISSN é o "RG" do periódico.
DOI (Digital Object Identifier) é um identificador que individualiza objetos físicos ou digitais. Para informações mais detalhadas sobre a atribuição, consulte o Guia do Usuário do DOI.
1) Para solicitação do ISBN ou ISSN e obtenção de DOI, as publicações organizadas ou editadas por docentes, técnicos ou funcionários do IPUSP deverão ser encaminhadas ao Núcleo de Publicações diagramadas (PDF, com capa e todas as partes que compõem a publicação com paginação completa). E-mail: nucleopublic.ip@usp.br
2) Após o recebimento das publicações é realizado:
• Parecer técnico das solicitações de monografias ou revistas para obtenção do ISBN ou ISSN. Esse trabalho consiste em analisar a publicação no todo e verificar se a publicação contempla todas as partes com indicação completa da paginação. Não é elaborada avaliação de conteúdo.
• No caso de livros, no parecer é incluído as recomendações para a publicação ser submetida ao Portal de Livros Abertos da USP, como informações sobre a indicação do DOI na capa, indicação da Licença Creative Commons e o ícone correspondente à licença adotada etc.
Nota. Não são inseridos no Portal de Livros Abertos da USP: livros não editados pela Universidade de São Paulo, publicações com menos de 50 páginas e resultados de eventos.
3) Retorno por e-mail dos pareceres aos solicitantes. Em seguida, serão feitos os encaminhamentos dos pedidos de ISBN, ISSN e DOI pelo Núcleo de Publicações. Normalmente a ficha catalográfica é solicitada à Biblioteca Dante Moreira Leite do IPUSP após o recebimento do ISBN, ISSN e DOI. No caso de livros, quando todas as informações estão completas no PDF a publicação é submetida ao Portal de Livros Abertos da USP.
Conheça as diretrizes para submissão no Portal de Livros Abertos da USP: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/about/submissions