Em 2015, a XVIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP foi comemorada entre os dias 23 a 29 de outubro, com o tema geral Bibliotecas Acadêmicas: Integração, Conscientização e Inovação.

Para comemorar a data, a Biblioteca Dante Moreira Leite realizou três eventos. O primeiro aconteceu no dia 21 de outubro, com a aula aberta Ética na Publicação Científica, ministrada pela Profa. Dra. Maria Imaculada Cardoso Sampaio, coordenadora da BVS-Psi (CFP) e docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e pelo Prof. Dr. Gustavo Martineli Massola, docente do IPUSP e editor da revista Psicologia USP.

A segunda atividade, realizada no dia 23 de outubro, foi a abertura da exposição Construção da Memória: IAMB - Instituto Agrícola de Menores de Batatais (SP), no Salão de Estudos Lígia A. Amaral da Biblioteca Dante Moreira Leite do IPUSP. O evento contou com a presença do Prof. Dr. Gilberto Safra (IPUSP) e da Profa. Dra. Sonia Maria B. A. Parente (Pós-Doc) em uma roda de conversa, além dos relatos de ex-internos do instituto. Houve também a exibição do documentário Fios da vida, seguido de debate. A exposição apresenta a história e a construção do modelo de atendimento oferecido a crianças e adolescentes, outrora denominados “menores abandonados”, no período de 1951 a 1971.

No dia 27 de outubro, tivemos a última atividade planejada, que contou com a apresentação de Jorge Sinval, doutorando em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sobre o software Mendeley, programa gratuito para organizar e gerenciar referências.