Gestão 1974-1976

Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), em 1950. Em 1954 defendeu sua tese de doutorado ‘O caráter nacional brasileiro: Descrição das Características Psicológicas do Brasileiro através de Ideologias e Estereótipos’ na FFLCH da USP. Estudioso do preconceito e do etnocentrismo, foi superador de uma ideologia tenaz: a do caráter nacional.

A sua tese é ainda muito estudada, suscitando polêmicas. Fez seu pós-doutorado na Universidade de Kansas. Nos Estados Unidos, foi aluno de Fritz Heider, de quem traduziu Psicologia das Relações Interpessoais. Em 1964 tornou-se Livre-docente em Psicologia Educacional, com a tese ‘Psicologia e Literatura’. Integrou o quadro docente da USP de 1951 a 1958, retornando em 1971, depois de um período de 13 anos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. Em 1958, dirigiu a Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo.

Ao pesquisar o conformismo, reproduziu no laboratório de Psicologia Social da USP a famosa experiência de Asch, encontrando resultados novos. Foi chefe do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho de 1971 a 1974. Em 1973, foi aprovado no concurso de Professor Titular junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, do Instituto de Psicologia da USP. Em 1974, assumiu a direção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, cargo que ocupava quando faleceu em 24 de fevereiro de 1976, aos 48 anos, no auge da carreira.

Várias homenagens lhe foram prestadas, como reconhecimento do seu trabalho sobre psicologia social, educação e literatura. O volume 11, n, 2 de 2000 do periódico Psicologia USP é dedicado a ele, assim como o número 22 da revista Estudos Avançados, que homenageia Dante através de um artigo sobre Memória da Psicologia.

Conselho Federal de Psicologia criou o Prêmio “Dante Moreira Leite”, em 1982. A Biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo tem o seu nome. Na UNESP, campus de Araraquara, encontramos o Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante Moreira Leite” (CENPE), no Parque Fernanda, Capão Redondo, encontramos a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e na Vila Carmosina, em São Paulo, encontramos a rua  Dante Moreira Leite.

Entre as obras publicadas destacam-se:

Leite, D. M. (1979). O amor romântico e outros temas (2a ed. ampl.). São Paulo: EDUSP.

Leite, D. M. (1967). Psicologia e literatura (2a ed.). São Paulo: EDUSP.

Leite, D. M. (1983). O caráter nacional brasileiro: História de uma ideologia (4ª ed.). São Paulo: Pioneira.

Leite, D. M. (1975). A atribuição de causalidade. In A. L. Angelini (Ed.), Anais do XIV Congresso Interamericano de Psicologia (pp. 447-453). São Paulo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Além disso, traduziu obras clássicas, entre as quais Psicologia Social de Solomon Asch, Psicologia das Relações Interpessoais, de Fritz Heider, e Elementos de Psicologia de Krech e Crutchfield, Manicômios, prisões e conventos, de Goffman,  A Fabricação da Loucura de Szazs    e uma coletânea de textos do Scientific American: Ciência Social num Mundo em Crise.