O Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade tem seus estudos voltados primordialmente para a vertente educacional, gerando, portanto, interfaces entre a Psicologia e a Educação.
Há alguns anos, os aspectos teóricos e práticos da saúde, das instituições e do combate à violência também vêm se fixando no departamento como interesses de pesquisa.
Nos últimos anos vem se firmando também no Departamento um interesse nos aspectos teóricos e na aplicação nas áreas da saúde, das instituições e no combate à violência. Sedia o Programa de Pós‑Graduação em Psicologia Escolar. Os docentes participam dos Grupos de Trabalho da Associação de Pós‑graduação e Pesquisa em Psicologia (Anpepp): Pesquisa em Avaliação Psicológica; Brinquedo, Aprendizagem e Saúde; Práticas Psicológicas em instituição: atenção, desconstrução e invenção; Os jogos e sua importância em psicologia e educação; Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais; Psicologia Escolar/educacional; Psicanálise, infância e educação; Formação e rompimento de vínculos; Psicologia e Moralidade.
O PSA ministra disciplinas no IP e ainda oferece disciplinas para os cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. As disciplinas de graduação do departamento, ministradas dentro e fora do IP, organizando suas atividades docentes nos seguintes setores:
- Psicologia da Aprendizagem;
- Psicologia do Desenvolvimento;
- Psicologia da Personalidade;
- Aconselhamento Psicológico;
- Psicologia Escolar.
- Testes Psicológicos;
- Psicologia e Violência.
Esses setores se responsabilizam pelas disciplinas do departamento ministradas nos cursos de graduação de Psicologia e de outras unidades desta Universidade com as quais colabora.
Integram ao PSA dois Serviços: Serviço de Aconselhamento Psicológico e Serviço de Psicologia Escolar. Esses serviços têm se destacado por um intenso e amplo atendimento, sobretudo, à camada da população de menor poder aquisitivo, os quais estão estreitamente vinculados à pesquisa e à docência, cumprindo assim o objetivo da Universidade de São Paulo da articulação entre as atividades de docência, pesquisa e extensão.
Para a organização e desevolvimento das pesquisas, que contribuem com a docência e com a extensão, foram criados os seguintes Laboratórios:
Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP)
Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI)
Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE)
Laboratório de Estudos Sobre a Morte (LEM)
Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) & Laboratório de Psicopedagogia (LaPp)
Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP)
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica – LEANPSI
Laboratório Interdepartamental de Técnicas de Exame Psicológico (LITEP)
Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE)
Nos Serviços e Laboratórios desenvolve-se, ao lado das atividades de estágios e supervisões de alunos, grande parte dos projetos de pesquisa dos alunos e dos docentes.
Os trabalhos de extensão do departamento têm se caracterizado por diversos cursos de aperfeiçoamento, de extensão, de atualização e de especialização que têm sido oferecido a estudantes e profissionais da psicologia e de áreas afins, sobretudo, à educação e à Saúde. O PSA conta com 24 Docentes, sendo 15 Doutores, 5 Associados e 4 Titulares.