2020

 

Próximos Eventos

 

III Seminário Ignacio Martín-Baró e a luta dos povos latino-americanos

 

 

20 Anos do LIEPPE
Psicologia Escolar e Políticas Públicas para a Educação Básica na América Latina: pesquisas, impasses e desafios.

 

 

Eventos realizados

 

2020

 

Live de Lançamento do Portal da Orientação à Queixa Escolar – OQE

 

Data: 27 de junho

Horário: das 15h às 17h

Organização: equipe do Portal do Serviço OQE / LIEPPE / IP USP

Beatriz de Paula Souza – coordenação do Serviço OQE / LIEPPE

Marilene Proença R. de Souza – Diretora do IP USP e Coordenadora do LIEPPE

Beatriz Mazzollini – Grupo Interinstitucional Queixa Escolar – GIQE

Alacir V. Cruces – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE

Mauro Mathias – Núcleo Temático de Educação e Medicalização do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP-SP

Apoios: IP USP, CTR / ECA USP, Pró-Reitoria de Graduação da USP, GIQE, ABRAPEE, CRP-SP

 

2019

 

II Seminário Martín-Baró e os Povos Latinoamericanos

Convidados: Prof. Dr. Ignacio Dobles Oropeza – Universidade de Costa Rica

Prof. Dr. Fernando Lacerda – Universidade Federal de Goiás

Data: 12 de novembro

Local: IPUSP

Carga horária: 8 hs

 

Roda de conversa “Revolução Cubana: uma experiência vivida”

Convidado: Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón – Cátedra Vigotski de Cuba.

Grupo de Estudos Martín-Baró e a América Latina

Data: 16 de setembro

Local: IPUSP

Carga horária: 2 hs

 

Minicurso Expanding Vigotski´s Approach to Development and Education

Ministrado pela Profa. Dra. Anna Stetsenko, da Universidade da Cidade de Nova York – CUNY

Data: 19 de agosto

Local: IPUSP

Das 9h às 13h

 

Seminário de pesquisa Interunidades da USP, com Profa. Dra. Anna Stesenko

Data: 18 de agosto

Anna Stetsenko – Universidade da Cidade de Nova York – CUNY

Participação do Instituto de Física USP e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Local: Sala Aurora Furtado – IP USP

Das 14 às 18h

 

Roda de conversa “América Latina e suas Revoluções: o Caso da Nicarágua”

Convidado: Prof. Marco Piva – PROLAM – USP

Grupo de Estudos Martín-Baró e a América Latina

Data: 20 de maio

Local: IPUSP

Carga horária: 2 hs

 

Palestra: “A organização do ensino e a formação de professores de matemática: um olhar a partir da teoria histórico-cultural”

Data:09 de maio

Professor convidado: Ms. Diego Alejandro Pérez Galeano (Doutorando em Educação da Universidad de Antioquia – Colombia, Docente da Instituición Universitaria Ceipa, cursando estágio de doutorado sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, sob orientação da Profa. Dra. Flávia Asbahr)

Professoras mediadoras:

Profa. Dra. Marisa da Silva Dias
(docente do Programa de Pós- Graduação Docência para a Educação Básica)
Profa. Dra. Flávia da Silva Ferreira Asbahr
(docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem)

Local: Sala 82 (central de salas da Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru)

 

Palestra: Liberdade em Vigotski: atualidade da discussão em tempos de pós-verdades

Palestrante: Prof. Dra. Gisele Toassa (Universidade Federal de Goias)

Mediadora: Flávia Asbahr (docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem-UNESP/Bauru)

Organização: LIEPPE e PPG Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Data: 06 de maio

Horário: 14h as 17h

Local: Auditório da Pós-graduação da Faculdade de Ciências (UNESP-Bauru)

 

Conferência: Trajetória do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE): pesquisas, estudos e projetos

Professoras Convidadas: Dra. Marilene Proença Rebello de Souza (IPUSP-Coordenadora do LIEPPE) e Dra. Elenita de Rício Tanamachi (Professora Aposentada da Unesp-Bauru – Coordenadora do Grupo de estudo do Lieppe em São Paulo)

Coordenação: Dra. Flávia da Silva Ferreira Asbahr

Data: 22 de março

Local: Anfiteatro do Departamento de Educação (UNESP-Bauru)

O evento inaugurou a realização do grupo de estudo do Lieppe em Bauru, com periodicidade mensal, as sextas-feiras no período da tarde.

 

2018

 

I Seminário Ignácio Martín-Baró e as lutas dos povos latino-americanos

Data: 13 de novembro

Local: Sala Aurora Furtado – IP USP

Horário: das 9 às 18h

Comissão Organizadora: Gisele C. Costa; Felipe Oliveira; Solange Struwka; Marcela Pereira Rosa; Marilene Proença Rebello de Souza; Alayde Maria Pinto Digiovanni

  • Das 9h00 às 9h30
    Abertura
    Profa. Dra. Marilene Proença R. de Souza (Diretora do IP USP)
  • Das 9h30 às 11h30
    Mesa 1: Contexto latino-americano e a obra de Martín-Baró
    Antônio Euzébios Filho (IPUSP)
    Felipe Oliveira (Prolam USP; GEMBAL)
    Gisele Costa (Prolam USP; GEMBAL)
  • Das 13h às 15h
    Mesa 2: A práxis de Martín-Baró e os desafios da Psicologia da Libertação
    Rebecca Berniz Maurício (UNISA; GEMBAL)
    Alessandro da Silva Freitas (UNISA; GEMBAL)
    Marcela Pereira Rosa (IP USP; GEMBAL)
    Solange Struwka (IP USP; GEMBAL)
  • Das 15h30 às 17h30h
    Mesa 3: A Psicologia e a articulação com as lutas populares
    Bernardo Svartman (IP USP)
    Ramón Soro Martínez (Cátedra Libre Martín-Baró – Colômbia)
    Soraia Ansara (PUC-SP)

 

III Encontro de Psicologia e Educação – III EPE: democratização da Educação em meio a retrocessos

Data: 4 de agosto

O Encontro de Psicologia e Educação (EPE) é um evento sem fins lucrativos que surgiu de um duplo movimento realizado por estudantes de graduação sobre a realidade da sua formação. Ao mesmo tempo em que notam a importante contribuição da Psicologia para o enfrentamento das dificuldades existentes no cotidiano educacional brasileiro, também constatam que abordagens e grades curriculares tradicionais da Psicologia voltadas para pensar os fenômenos da Educação, em grande medida, ainda desconsideram as múltiplas determinações que incidem e constituem tais fenômenos — insistindo em compreensões reducionistas e que muitas vezes se limitam apenas ao intrapsíquico.

Organização: Equipe dos EPEs, em parceria com o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE,

Local: instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Horário: das 8h00 às 17h00.

 

II Seminário sobre Políticas Públicas e prática docente em países da Latino-América: Brasil, Cuba e México: concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da escolarização

Datas: 27 e 28 de junho

Atividade conjunta do LIEPPE – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar e PROLAM – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina.

Local: Auditório Carolina Bori, Bloco G do Instituto de Psicologia da USP.

  • Programação
  • 27 de junho:
  • 10h00 Abertura Profa. Marilene Proença (IPUSP-PROLAM) e Profa. Lisbeth Rebollo (PROLAM/USP)
    MESA 1: O Conceito de Estado e as Políticas Públicas de Educação para América Latina – Parte I
  • Das 10h30 às 13h00
    Bernardo Ricupero – Departamento de Ciência Política FFLCH/USP
    César Minto – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação FE/USP
    Caio Dib de Seixas – Projeto Educacional Caindo no Brasil.
  • 13h00 – 14h30 Almoço
    MESA 2: O Conceito de Estado e as Políticas Públicas de Educação para América Latina – Parte II
  • Das 14h30 às 17h00
    Luiz Fernando da Silva – Departamento de Ciências Humanas FAAC/UNESP Bauru
    Pablo Gentili (UERJ/PPFH e CLACSO) – a confirmar
    Fabricio Zimmermann – Rede Municipal de Educação Florianópolis.
  • 28 de junho
    Mesa 3: Uma pesquisa multicêntrica sobre políticas públicas em educação em América Latina:
    Brasil/Cuba/México.
  • 9h00 – 11h00
    Marilene Proença – Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – PROLAM/USP
    Instituto de Psicologia/USP
    Departamento de Psicologia Faculdade de Ciências/UNESP – Bauru
    Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Cidade Universitária – Bloco G – Sala 19 A – Telefone: 11-3091-4269
    www.ip.usp.br
    lieppe.usp@gmail.com
    Laura Calejon – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UNICSUL/SP
    Ana María Tejada – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
    Humano – IPUSP
    Luciane Schlindwein – Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
    Katia Bautheney – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar –
    LIEPPE/USP.
    Mesa 4: Percursos do CEFAI – Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão e do NAAPA –
    Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem em Diretorias regionais de Ensino da
    cidade de São Paulo
  • 11h00- 12h 30
  • 11h00 Um percurso do CEFAI na Diretoria Regional de Ensino Jaçanã-Tremembé
    Camila Cristina Lopes; Camila Ramos Franco de Souza; Cláudia D´Alevedo dos Reis; Maria
    Emília S. Oliveira; Sandra Helena Broinizi Pereira de Araújo (Prefeitura Municipal de São
    Paulo)
  • 11h30 A experiência do NAAPA da Diretoria Regional de Ensino do Butantã
    André Luiz Corrêa; Juliana Maria Soares; Washington José O. da Fonseca (Prefeitura
    Municipal de São Paulo)
  • 12h00 Debate
  • 12h30 Almoço
  • 14h00 O conceito de “transtornos de aprendizagem” no discurso de encaminhamento de alunos
    para atendimentos especializados
    Laura Rosa Ribeiro Mendes; Paulo José Cavalcante (Prefeitura Municipal de São Paulo);
    Katia Forli Bautheney (IPUSP)
  • 14h30 A experiência com educadores na Amazônia Brasileira.
    Tânia Suely Azevedo Brasileiro (UFOPA)
  • 15h00 A experiência com educadores em México: Verácruz.
    Marco Polo Eugenio de Santana (Universidad Autónoma de la Ciudad de México)
  • 15h30 Intervalo
  • 16h00 – 17h00 Debate
  • 17h00 Encerramento

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO ENDEREÇO http://goo.gl/forms/cvDriO9Om4

VAGAS LIMITADAS

Nos dias 27 e 28 houve um intervalo para um lanche solidário. Os participantes trouxeram suas contribuições.

 

Congreso Internacional de Historia Cultura e Historia en la Creación Intelectual en Europa y América Latina, Siglos XIX- XX e IV Encontro do GT AHILA 2018 – Trabalho Intelectual, Pensamento e Modernidade na América Latina, Séculos XIX E XX

Datas: 16 a 18 de maio

Dia 16 de maio
Local
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
———————–9h às 10h
Credenciamento no Hall do Auditório István Jancsó
.10h às 10h30
Mesa de abertura
10h às 12h
Conferência de abertura
Conferencista: Prof. Emérito Hugo Cancino Troncoso – Aalborg University, DinamarcaTítulo da Conferência: Los retos y Desafios del Siglo XXI a luz de la HistoriaCoordenaçãoProfa. Dra. Marilene Proença – Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina, PROLAM, Universidade de São Paulo, Brasil.
Local: Auditório István Jancsó.12h às 12h30
Abertura da exposição fotográfica: Povos da Floresta e seu Habitat
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin / USP, Sala BNDESApresentaçãoProf. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott – Magnífico Reitor da Universidade Federal de Rondônia.Curadora: Profa. Dra. Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, Universidade Federal de Rondônia, Brasil.Fotografias: Mario Roberto Venere, Universidade Federal de Rondônia, Brasil
Local: Auditório István Jancsó..12h30 às 14h30
ALMOÇO
.—————————-Dia 16 de maioLocal: Instituto de Psicologia da USP.14h30 às 16h
Apresentação e Discussão de Trabalhos
16h às 16h30
Intervalo
Local: Biblioteca Dante Moreira Leite do IPUSP/ Sala Lígia Amaral.16h30 às 18h
Apresentação e Discussão de Trabalhos
.18h
Atividade Cultural
Local: Vão Livre do Instituto de PsicologiaBateria Histeria IPUSP – estudantes de Graduação do Instituto de Psicologia
Dia 17 de maio

Local
Instituto de Psicologia USP

—————————-

9h às 10h30
Apresentação e Discussão de Trabalhos

.

10h30 às 11h
Intervalo

Local: Biblioteca Dante Moreira Leite do IPUSP/ Sala Lígia Amaral

.

11h às 12h30
Apresentação e Discussão de Trabalhos

.

12h30 às 14h30
ALMOÇO

.

——————————-

14h30 às 16h
Apresentação e Discussão de Trabalhos

.

16h às 16h30
Intervalo

Local: Biblioteca Dante Moreira Leite do IPUSP/ Sala Lígia Amaral

.

16h30 às 18h
Apresentação e Discussão de Trabalhos

.

18h
Atividade Cultural

Local: Vão Livre do Instituto de Psicologia.

Dia 18 de maio
Local
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin / USP
————————-9h às 12h
Mesa Redonda: História de América Latina como ResistênciaHomenagem à Vereadora Marielle Franco
Convidada(o)s: Profa. Dra. Nilma Nilo Gomes – Universidade Federal de Minas Gerais, BrasilProf. Dr. Manoel Malheiros Tourinho – Associação de Universidades Amazônicas, BrasilCoordenação: Profa. Dra. Vivian Urquidi– Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina,  PROLAM, Universidade de São Paulo, Brasil.
Local: Auditório István Jancsó.12h às 14h
ALMOÇO
.————————14h às 15h
Lançamento de livros
Coordenação: Prof. Dr. Julio Suzuki – Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina, PROLAM, Universidade de São Paulo, Brasil.
Local: Auditório István Jancsó.15h às 16h
Conferência de Encerramento
Conferencista:  Prof. Dr. HorácioGutierrez, Universidade de São Paulo, BrasilTítulo da Conferência: Mestiçagens latino-americanas: usos e sentidosCoordenação: Profa. Dra. Maria Cristina Cacciamali, Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina,  PROLAM, Universidade de São Paulo, Brasil
Local
: Auditório István Jancsó.16h às 16h30
Entrega do Prêmio Internacional de História Intelectual da América Latina 3a. Edição
Coordenação: Profa. Dra. Rocío Rosero Jacome – Academia Nacional de Historia del Ecuador, Equador.16h30 às 17h
Homenagem ao prof. Theotônio dos Santos
Coordenação: Doutoranda Gisele Cardoso Costa, Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina,  PROLAM, Universidade de São Paulo, Brasil.
Local: Auditório István Jancsó..17h – Mesa de encerramento.Atividade Cultural

 

Roda de Conversa com Ignácio Dobles – Emancipação e transformação: o que propõem as metodologias participativas?

Data: 22 de março

Local: LIEPPE / IPUSP

Ignácio Dobles Oropeza; Marilene Proença R. de Souza

 

2017

 

3 de outubro – Conferência no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo juntamente com o Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina -PROLAM

Tema: La Educación Pública en Riesgo

Local: Instituto de Psicologia

Horário: das 9h00 às 12h00

 

25 e 26 de setembro – IV Seminário sobre Políticas públicas e prática docente em países da latino-américa: Brasil, Cuba e México: concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da Escolarização

Local: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia –Salvador, BA

 

14 e 15 de setembro – I Encontro Natureza e (des)Medicalização: Educação, Saúde Mental e Cidadania

O I Encontro Natureza e (des)Medicalização: Educação, Saúde Mental e Cidadania promoveu trocas e aprendizados entre as práticas de contato com a natureza como processo de restauração das relações humanas saudáveis e educação.

Local: Instituto de Psicologia da USP

Programação

  • 14 de setembro
  • 9h às 10h: Cerimônia de Abertura
    Representantes dos organizadores e apoiadores: GT Natureza do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Instituto de Psicologia da USP – IPUSP, Instituto Árvores Vivas, Grupo Interinstitucional Queixa Escolar – GIQE, Núcleo Criança e Natureza do Instituto Alana, Rede Permaperifa e Conselho Regional de Psicologia de São Paulo –CRP-SP.
  • 10h às 12h: Conferência-vivência de Abertura
    Somos Natureza: adoecimentos da fragmentação e semeaduras da reconexão
    Juliana Gatti Pereira Rodrigues
    Instituto Árvores Vivas e Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade
  • 12h às 13h: LANCHE COMUNITÁRIO
  • 13h às 15h: Painéis, bancadas interativas, audiovisuais, vivências e outros
  • 15h30 às 17h30: Mesas redondas

Eixo Educação

Natureza na escola, escola na natureza: experiências.

Coordenação: Marilene Proença R. de Souza -Instituto de Psicologia da USP e Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Hortas em escolas: potências e desafios de uma política pública

Estela Cunha Criscuolo -Movimento PermaPerifa

Desemparedar e ressignificar espaços e tempos escolares: por que brincar na natureza na escola?

Maria Isabel Amando de Barros -Instituto Alana e Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Eixo Saúde Mental

Natureza e cuidado com o sofrimento psíquico

Coordenação: Eduardo Caron -Faculdade de Saúde Pública da USP e Psicologia da PUC-SP

Política pública de hortas nos equipamentos públicos de Saúde Mental

Eunice Kishinami de Oliveira Pedro -PAVS – Programa Ambientes Verdes Saudáveis

Terapias assistidas por animais

Carolina Faria Rocha

Eixo Cidadania

O verde e as relações sociais na cidade

Coordenação: Carolina Tarrio -Movimento Boa Praça

Plantios de árvores urbanas: o fortalecimento de laços comunitários e as crianças guardiãs

Danilo Bifone -Movimento Muda Mooca

Direito ao verde: distribuição de áreas verdes e desigualdade social

Helvio Nicolau Moisés -Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

 

  • 15 de setembro
  • 9h às 12h: Minicursos / Oficinas / Vivências / Rodas de conversa

Eixo Educação

Brincadeiras infantis: a presença da conexão com a natureza

Lucilene Silva -Oca/Casa Redonda

Eixo Saúde Mental

Filme Ribeirão das Lavras e roda de conversa

Jurandir Augusto Martim e Thiago Carvalho Freitas -Aldeia Ytu, do povo Guarani Mbyá, próxima ao Parque Estadual do Jaraguá (Pico do Jaraguá)

Eixo Cidadania

Permaperifa: concepções, práticas e relações humanas

Daniel Souza -Rede Permaperifa

  • 12h às 13h: LANCHE COMUNITÁRIO
  • 13h às 15h: Mesas redondas

Eixo Educação

Experiências e reflexões sobre contato com natureza no Instituto de Psicologia da USP

Coordenação: Briseida Dogo de Resende -Instituto de Psicologia da USP

Rede de Atenção à Pessoa Indígena

Danilo da Silva Guimarães -Instituto de Psicologia da USP

Experimentações da Orientação à Queixa Escolar com a natureza, no ensino e no atendimento a queixas escolares

Beatriz de Paula Souza -Instituto de Psicologia da USP e Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

A Horta do IP e seus efeitos nas relações e funcionamentos institucionais

Grupo da horta -Instituto de Psicologia da USP

Eixo Saúde Mental

Natureza e constituição subjetiva

Coordenação: Laura Villares de Freitas -Instituto de Psicologia da USP

Natureza Sombria e Numinosa do Bicho Homem

Vera Macedo -Ex-diretora técnica da Casa das Palmeiras, dirigida por Nise da Silveira

Natureza e a dimensão espiritual da constituição dos seres humanos

Kleber D. Barretto -Universidade Paulista –UNIP

Eixo Cidadania

Natureza e descolonização

Coordenação: Bruno Simões Gonçalves -Núcleo de Psicologia e Povos Tradicionais do Conselho Regional de Psicologia – SP

Natureza e relações humanas na cultura Guarani

Márcio Mendonça Bolgarin -Aldeia Boa Esperança, Aracruz-ES

Natureza e relações humanas na cultura Yorubá

Júlio Cézar de Andrade -Religião tradicional Yorubá

  • 15h30 às 17h30: Atividade Cultural e Cerimônia de Encerramento

 

22 de março – Roda de Conversa “Diálogos Latinoamericanos entre Psicologia e Sociedade: a teoria revolucionária de Martín-Baró”, com o Prof. Dr. Ignácio Dobles Oropeza, da Universidade de Costa Rica.

Autor do Livro “Ignacio Martín-Baró: Una Lectura en Tiempos de Quiebres y Esperanzas”, o Prof. Ignácio nos brindou com questões que afetam diretamente os países latinoamericanos e as contribuições da Psicologia para as lutas de nossos tempos

Local: IPUSP

Organização: LIEPPE e PROLAM (Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina)

Programação

  • Dia 3 de abril (segunda-feira)
  • 9h às 9h30: Abertura e apresentação da Pesquisa POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA DOCENTE EM PAÍSES DA LATINO-AMÉRICA -BRASIL, CUBA E MÉXICO: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E DE DESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO
    Profs. Drs. Marilene Proença Rebello de Souza, Luciane Maria Schilindwein e Guillermo Arias Beatón
    9h30 às 12h: Conferência “Las funciones psíquicas superiores (su origen y desarrollo) en la teoría histórico-cultural”
    Dra. Marta Ofélia Shuare
  • 14h às 17h: Roda de Conversa sobre o Método materialista histórico-dialético
    Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón
    Cátedra Vigotski e Universidade de La Habana, Cuba
  • Dia 4 de abril (terça-feira)
  • 9h às 10h30: Análise dos Cadernos do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa – PNAIC
    Prof. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves
    Universidade Estadual da Paraiba
    Prof. Dra. Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
    Universidade Federal de Pernambuco
  • 10h30 às 12h: Políticas Públicas para os Anos Iniciais do Município de Florianópolis: desafios e possibilidades
    Profa. Dra. Luciane Schilindwein e Mestranda Maria Luiza de Souza e Souza
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • 14h às 15h30: Aprendizagem e Desenvolvimento como política Pública: o caso do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.
    Profas. Dras. Marilene Proença Rebello de Souza e Márcia Regina Cordeiro Bavaresco e Graduanda Gisela dos Santos Oliveira
    Universidade de São Paulo
  • 15h30 às 17h: Análise preliminar sobre documentos que orientam a Educação Básica
    Profa. Dra. Alayde Maria Pinto Digiovanni
    Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná
  • Dia 5 de abril (quarta-feira)
  • 9h às 11h: Utilização de Software para análise de dados na pesquisa qualitativa:
    Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • 11h às 12h: A Prática docente na única escola contemplada com o Programa Um Computador por Aluno – PROUCA
    Profa. Dra. Tânia Suely Azevedo Brasileiro
    Universidade Federal do Oeste do Pará
  • 14h às 15h30: Núcleos de Significação como instrumento de Análise
    Prof. Dra. Wanda Maria Junqueira Aguiar
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • 15h30 às 17h: Discussão sobre os Núcleos de Significação na Pesquisa
  • 17h: Encerramento

Local: Auditório “Carolina Bori”, Bloco G
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

 

De 3 a 5 de março – III Seminário sobre Políticas Públicas e Prática Docente

O LIEPPE – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo juntamente com o Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – PROLAM USP convidam Psicólogos, Educadores, Graduandos e Pós-graduandos nas áreas de Psicologia e Educação, para participarem do “III SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA DOCENTE EM PAÍSES DA LATINO-AMÉRICA:BRASIL, CUBA E MÉXICO: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E DE DESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO.”

Tema do Seminário: Análise de Dados na Perspectiva Histórico-Cultural: proposições e desafios

Convidados

Profa. Dra. Marta Ofélia Shuare
Doutora em Psicologia pela Universidade de Moscou
Guillermo Arias Beatón
Universidade de Havana e Cátedra Vigotski de Cuba
Ana Lúcia Manrique
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Wanda Maria Junqueira Aguiar
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

Eventos de que o LIEPPE participou como organizador

 

23 de novembro – Mesa Redonda comemorativa do Dia Estadual e Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação

Organização: Núcleo Metropolitano de São Paulo do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e Gabinete do Deputado Estadual Carlos Gianazzi.

Local: Assembleia Legislativa de São Paulo

 

17 de novembro – Mesa Redonda comemorativa do Dia Estadual e Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação

Organização: Núcleo Metropolitano de São Paulo do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e Gabinete do Vereador Eliseu Gabriel.

Local: Câmara Municipal de São Paulo

 

15 de novembro – Evento “Vamos brincar e desmedicalizar a vida”, comemorando o Dia Estadual e Municipal de Luta contra a Medicalização

Organização: Núcleo Metropolitano de São Paulo do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Local: Parque Mário Covas -Av. Paulista

 

18 e 19 de agosto –I Mostra Práticas no Fórum: partilhando experiências em desmedicalização

Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Local: Universidade Federal Fluminense –Campus Gragoatá, Niterói

 

2016

 

Encontro de pesquisa “A conversa sobre Direitos Humanos e interculturalidade na perspectiva de Boaventura de Sousa Santos”

Convidada: Profa Dra. Rosa Soares Nunes -Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

Data: 15 de agosto

Local: IPUSP

Encontro “Psicologia e Educação: a experiência de Moçambique”

Data: 11 de novembro

Convidado: Prof. Dr. Daniel Nivagara, da Universidade Pedagógica de Moçambique

Local: IPUSP

 

II SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA DOCENTE EM PAÍSES DA
LATINO-AMÉRICA: BRASIL, CUBA E MÉXICO: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E DE
DESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO

27 e 28 de junho

Atividade conjunta do LIEPPE – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em
Psicologia Escolar e PROLAM – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina.

Local: Auditório Carolina Bori, Bloco G do Instituto de Psicologia da USP.

Programação

  • 27 de junho:
  • 10h00 Abertura Profa. Marilene Proença (IPUSP-PROLAM) e Profa. Lisbeth Rebollo (PROLAM/USP)
    MESA 1: O Conceito de Estado e as Políticas Públicas de Educação para América Latina – Parte I
    Das 10h30 às 13h00
    Bernardo Ricupero – Departamento de Ciência Política FFLCH/USP
    César Minto – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação FE/USP
    Caio Dib de Seixas – Projeto Educacional Caindo no Brasil.
  • 13h00 – 14h30 Almoço
    MESA 2: O Conceito de Estado e as Políticas Públicas de Educação para América Latina – Parte II
    Das 14h30 às 17h00
    Luiz Fernando da Silva – Departamento de Ciências Humanas FAAC/UNESP Bauru
    Pablo Gentili (UERJ/PPFH e CLACSO) – a confirmar
    Fabricio Zimmermann – Rede Municipal de Educação Florianópolis.
  • 28 de junho
  • Mesa 3: Uma pesquisa multicêntrica sobre políticas públicas em educação em América Latina:
    Brasil/Cuba/México.
  • 9h00 – 11h00
    Marilene Proença – Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – PROLAM/USP
    Instituto de Psicologia/USP
    Departamento de Psicologia Faculdade de Ciências/UNESP – Bauru
    Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Cidade Universitária – Bloco G – Sala 19 A – Telefone: 11-3091-4269
    lieppe.usp@gmail.com
    Laura Calejon – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UNICSUL/SP
    Ana María Tejada – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – IPUSP
    Luciane Schlindwein – Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
    Katia Bautheney – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE/USP.
  • Mesa 4: Percursos do CEFAI – Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão e do NAAPA – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem em Diretorias regionais de Ensino da cidade de São Paulo
  • 11h00- 12h30
  • 11h00 Um percurso do CEFAI na Diretoria Regional de Ensino Jaçanã-Tremembé
    Camila Cristina Lopes; Camila Ramos Franco de Souza; Cláudia D´Alevedo dos Reis; Maria
    Emília S. Oliveira; Sandra Helena Broinizi Pereira de Araújo (Prefeitura Municipal de São Paulo)
  • 11h30 A experiência do NAAPA da Diretoria Regional de Ensino do Butantã
    André Luiz Corrêa; Juliana Maria Soares; Washington José O. da Fonseca (Prefeitura Municipal de São Paulo)
  • 12h00 Debate
  • 12h30 Almoço
  • 14h00 O conceito de “transtornos de aprendizagem” no discurso de encaminhamento de alunos para atendimentos especializados
    Laura Rosa Ribeiro Mendes; Paulo José Cavalcante (Prefeitura Municipal de São Paulo);
    Katia Forli Bautheney (IPUSP)
  • 14h30 A experiência com educadores na Amazônia Brasileira.
    Tânia Suely Azevedo Brasileiro (UFOPA)
  • 15h00 A experiência com educadores em México: Verácruz.
    Marco Polo Eugenio de Santana (Universidad Autónoma de la Ciudad de México)
  • 15h30 Intervalo
  • 16h00 – 17h00 Debate
  • 17h00 Encerramento

 

LIEPPE - 15 anos

Seminário comemorativo 15 Anos de LIEPPE: Reflexões, Contribuições e Perspectivas da Psicologia e Educação

Dias 17 e 18 de março de 2016, no Auditório Carolina Bori, do Instituto de Psicologia da USP.

Programação

  • 17/03/2016
    10h às 10h30
  • Abertura Solene
    10h30 às 11h30
  • Mesa 1: Retrospectiva da Constituição e da Trajetória do LIEPPE
    Marilene Proença Rebello de Souza – USP
    Elenita de Ricio Tanamachi – UNESP
    Marisa Eugênio Melillo Meira – UNESP
    José Fernando Bitencourt Lomônaco – USP
  • 11h30 às 12h
    Vídeo Institucional
  • 12h às 14h
    Lanche Comunitário*
    * Traga comes ou bebes, vamos todos confraternizar!
  • 14h às 18h
    Mesa 2: Psicologia e Educação: Contribuições do Método Materialista-Histórico e Dialético
    Manoel Oriosvaldo de Moura – USP
    Newton Duarte – UNESP
    Guillermo Arias Beatón – Universidade de Havana
  • 18/03/2016
  • Horário
    9h às 10h30
  • Exposição: 15 anos de LIEPPE
  • 10h30 às 11h
    Intervalo
  • 11h00 às 13h
    Grupo de Discussão. 15 anos de LIEPPE: Contribuições e Expectativas
  • 13h às 14h30
    Lanche Comunitário*
    * Traga comes ou bebes, vamos todos confraternizar!
  • 14h30 às 16h30
    Mesa 3: Psicologia e Educação: Desafios Teórico-Práticos
    Marilene Proença Rebello de Souza – USP
    Elenita de Ricio Tanamachi – UNESP
  • 16h30 às 17h30
    Coquetel de Encerramento

Coordenação:
Marilene Proença Rebello de Souza

 

2015

 

27 DE OUTUBRO – FILME: PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Direção: Ação Educativa. Ano: 2012 . Duração: 12 min. País: Brasil

Apresenta resultado de trabalho realizado na cidade de São Paulo com escolas das redes estadual e municipal de Educação com vistas à participação de crianças e adolescentes no processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Neste vídeo, crianças e adolescentes falam sobre seus sonhos, desejos, demandas, sobre a melhoria da educação no município de São Paulo. Este filme possibilita vislumbrar um cenário em que a discussão de gênero está se desenrolando. DEBATEDORA: DENISE CARREIRA

Educadora, feminista, coordena a área de Educação da Ação Educativa, relatora nacional de educação da Plataforma Brasileira DHESCA – Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, com apoio das Nações Unidas e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Doutoranda da FEUSP, com o tema das políticas de diversidade nos governos Lula e Dilma.

 

CICLO DE CINEMA 2015

Educação Escolar e Gênero: o que envolve esta polêmica?

O Ciclo de Cinema é uma atividade da disciplina Psicologia e Educação, do Curso de Psicologia da USP, e tem como perspectiva propiciar, por meio de filmes/ documentários, uma reflexão sobre as possibilidades de transformação do contexto escolar, abordando questões que implicam, entre outros temas, políticas educacionais e paradigmas da Educação. Neste semestre, estará debatendo a questão de escolarização e gênero.

Local: Instituto de Psicologia da USP, Auditório Aurora Furtado –Bloco B

Horário: 18h às 20h30

Programação

  • 20 DE OUTUBRO – FILME: MA VIE EN ROSE
  • Direção: Alain Berliner, Ano: 1997, Duração: 88 min.; País: Bélgica,França
  • Conta a história de Ludovic, uma criança que é vista pela família e comunidade como um menino, mas de forma consistente comunica ser uma menina. O filme retrata a família de Ludovic lutando para aceitar essa expressão de gênero transgressiva.
  • DEBATEDORA: ELISABETE REGINA BAPTISTA DE OLIVEIRA
  • Educadora, Doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP, onde defendeu a tese “Minha vida de ameba”: os scripts sexo-normativos e a construção social das assexualidades na internet e na escola. Pesquisadora nas áreas de educação, sexualidade, relações de gênero, diversidade sexual e juventude.

 

15 de setembro – Conferência/Aula “Oltre la medicalizzazione: tornare a educare”

Convidado: Professor Dr. Alain Goussot -Fac. de Psicologia de Cesena da Universidade de Bolonha, Itália

Horário e local: 9-12h, auditório Carolina Bori -Bl. G do IPUSP

 

18 de agosto – XXI Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE – IP/USP VII Seminário Conjunto LIEPPE & GEPAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica – FE/USP Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina – PROLAM/USP

Tema: EFECTOS PERVERSOS DE LAS POLÍTICAS DE EVALUACIÓN MASIVA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN AMÉRICA LATINA / EFEITOS PERVERSOS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO MASSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMÉRICA LATINA

Este simpósio se insere na discussão de políticas públicas para educação na América Latina, com destaque para a formação de professores. Os debates visam, dentre outros aspectos, apresentar questões referentes à complexa relação entre diversas instâncias sociais que constituem políticas públicas para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem em países latino-americanos sob a influência de políticas neoliberais. Nesta edição, teremos a apresentação de dois trabalhos que problematizam as avaliações padronizadas, o discurso sobre a qualidade da educação e a política de formação docente em serviço, com destaque para Brasil e México.

Convidados: Profa Dra. Ruth Mercado Maldonado Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional, México.
Profa. Dra. Katia Cristina Silva Forli Bautheney Pós-Doutoranda do LIEPPE/ IPUSP, Prêmio Capes de Teses, Área de Educação, 2012.

Horário e local: das 14h00 às 17h00, no Auditório Carolina Bori, Instituto de Psicologia da USP, Bloco G, Edifício César Ades

 

19 de junho – XX Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

Tema: Capítulo 1 de O Capital

Convidado: Prof. Dr. Ruy Braga, professor de Sociologia da FFLCH USP
Horário e local: 14h30 às 16h30, auditório Aurora Furtado (sala 20 do bloco B do IPUSP).

 

6 de fevereiro – XIX Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e VI Seminário Conjunto LIEPPE & GEPAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica

Tema: A Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural: discussões sobre o método Materialista Histórico-Dialético

Convidados: Profº Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura -Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/ Carolina Picchetti Nascimento -Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Programação

  • 9h Abertura – Profa. Dra. Elenita Tanamachi
  • 9h15–12h00 – Conferência: “A Pesquisa sobre Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural”
    Discussões sobre a tese ‘A atividade Pedagógica da Educação Física: a análise dos objetos de ensino e a gênese das atividades da cultura corporal’
  • 12h00-14h00 – Almoço
  • 14h00 – 16h00 – Encontro de pesquisadores, estudantes e participantes do LIEPPE
    Local: sala 20 (Auditório Aurora Furtado) – bloco B do Instituto de Psicologia da USP

 

2014

 

9/12 –Filme: Quando sinto que já sei – Debatedores: André Gravatá e Antonio Sagrado

02/12 –Filme: Escolarizando o mundo – Debatedora: Helena Singer

25/11 –Filme: Tarja Branca – Debatedor: Ricardo Brasil

7 de novembro – Concurso de Professora Titular da coordenadora do LIEPPE, Profa. Marilene Proença Rebello de Souza

Ciclo de Cinema “Outra Educação é possível?”, com exibição e debate de filmes

Auditório Aurora, Bl. B, sl. 20, das 18 às 20:30h

4 de novembro – Conferência

Tema: “O biologicismo na Psicologia: crítica às teorias dominantes de ontem e hoje”

Convidado: Prof. PhD. Carl Ratner, Diretor do Institute for Cultural Research and Education, Califórnia-USA e Professor Adjunto da Universidade Autônoma de Morelos -México

 

2013

 

8 de agosto – “I Seminário de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação e Prática Docente em Países da América Latina: Brasil, Cuba e México”

 

XVII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e IV Seminário Conjunto LIEPPE/GEPAPE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica

Tema: “Relações entre o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores e a Linguagem na Teoria Histórico – Cultural”

Convidados: Profª Drª Marta Ofélia Shuare & Profº Drº Guillermo Arias Beatón
CERTIFICADOS

 

XVIII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e V Seminário Conjunto LIEPPE & GEPAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica

Tema: O Método Materialista Dialético: implicações para a pesquisa em Psicologia e Educação

Convidado: Profº Drº Mauro Iasi – Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

2010

 

X Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

Tema: Expressões do Método materialista, histórico e dialético em pesquisas recentes em Psicologia e Educação

 

Conferência

Neurologia e Alfabetização: o construtivismo como ponto de encontro

Data: 10 de novembro de 2010

Horário: das 14 às 17h

Palestrantes: Steven L. Strauss, M.D.,  Ph.D. Department of Neurology, Franklin Square Hospital, Baltimore, MarylandProf. Lino de Macedo – PSA/IPUSP

Coordenação: Profa. Dra. Marilene Proença R. de Souza – IPUSP

Local: Instituto de Psicologia da USP – Auditório Carolina Bori, Bl. G

Apoio: Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
Organização: LIEPPE2011XI Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e I Seminário Conjunto LIEPPE/GEPAPE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade PedagógicaTema: “O Conceito de Mediação na Teoria Histórico-Cultural: implicações para o ensino e a pesquisa”.Convidados: Profº Dr Mauro Luís Iasi – UFRJ e Profª Dra Maria Eliza Brefere Arnoni – UNESP-São José do Rio PretoCoordenação: Manoel Oriosvaldo de Moura e Elaine Sampaio Araujo – FFCLRP-USPData: 29 de Julho e 30 de Julho de 2011.Local: Faculdade de Educação – USP (Laboratório de Matemática – sala 8, bloco B)
2012

 

XIII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar

Tema: “O Sentido Histórico da Crise em Psicologia: Linguagem e Cultura”

Convidada: Profa. Dra Marta Shuare.

 

XIV Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar

Tema: “O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica”.

Convidada: Profa. Associada Lígia Márcia Martins – Universidade Estadual de São Paulo – Campus de Bauru

 

XV Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar -LIEPPE

Tema: “A formação do psicólogo e as Diretrizes Curriculares em Psicologia: concepções teóricas, bases metodológicas e atuação profissional”.

 

XVI Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar

Tema: “Implicações do método Materialista Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural para a pesquisa em Psicologia e Educação”.

Convidados: Profª Drª Marilda Gonçalves Dias Facci – Universidade Estadual de Maringá – PR (UEM); Prof. Dr. Newton Duarte – Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara – SP (UNESP)

 

2008

 

VI Seminário de Pesquisa do Laboratório Insterinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

Tema: “Vigotski e a Defectologia Soviética: implicações para a formação de Psicólogos e Professores”.

Convidada: Profa. Dra. Sonia Mari Shima Barroco.

 

VII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

Tema: Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação: concepções, práticas e inovações.

Grupo de Pesquisa do LIEPPE2009

 

VIII Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

Tema: Contradições e avatares na história do processo de escolarização infantil.

Convidado: Prof. Dr. Guillermo Arias Beaton, Universidade de Havana, Cuba.
IX Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE. Tema: Re-visitando Paulo Freire: Um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica.Convidada Profa. Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

 

2007

 

V Seminário de Pesquisa do Laboratório Insterinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

Tema: “Fundamentos teórico-metodológicos da obra de Marx e a Teoria de Vigotski”.

Convidada: Profa. Dra. Betty Oliveira, Universidade Estadual Paulista.

 

2006

 

III Seminário de Pesquisa do Laboratório Insterinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

Tema: “Intercambios internacionais na pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional: relatos de estágio no exterior”.

Anabela Almeida Costa e Santos,Estágio realizado no Institut National de Recherche Pédagogique – INRP – Paris, França,com a colaboração da Profa. Dra.  Anne-Marie Chartier. Fraulein Vidigal de Paula, Estágio realizado na Université de Rennes 2 – Centre de Recherche en Psychologie, Cognition et Communication (CRPCC) com a colaboração do Prof. Dr. Jean Emile Gombert; Marcelo Domingues Roman, Estágio realizado na York University – Faculty of Education – Toronto, Ontário, Canadá, com a colaboração do Prof. Dr.Steven Gaetz; Sara Del Prete Panciera, Estágio realizado na Universidade de Rennes 2, França, Centre de Recherche en Psychologie, Cognition et Communication (CRPCC), Com a colaboração do Prof. Dr. Michel Deleau.

 

IV Seminário de Pesquisa do Laboratório Insterinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE – 2006

Tema: “O método de Análise por Unidades em Vigotski”.

Convidado: Prof. Titular Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista, Campus Araraquara.

 

2005

 

II Seminário de Pesquisa do Laboratório Insterinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

Tema: “Questões sobre o método materialista-histórico-dialético”

Convidados: Profa. Dra. Lígia Márcia Martins,Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru e Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón, Universidade de Havana,Cuba.

 

2003

 

I Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE – 2003

Tema: “Sobre o Conceito de Crítica”.

Convidados: Professores Titulares Maria Helena Souza Patto, Universidade de São Paulo  e Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista, Campus Araraquara.