Lattes

Departamento de Psicologia Clínica

Linhas de Pesquisa: Práticas clínicas: fundamentos, procedimentos e interlocuções

Graduou-se em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1975), graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1975), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1984), doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2006). É docente aposentada da Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Psicologia na área de Psicodiagnóstico com o Método de Rorschach, Psicoterapia de jovens droga dependentes e meninos agressivos. Assim, os seguintes temas fizeram parte de sua atividade de pesquisa: o método projetivo Rorschach, a intervenção psicoterapêutica em meninos agressivos no âmbito escolar para prevenir que se tornem futuros drogadictos.

Diagnóstico Psicológico e Intervenção Psicoterapêutica Preventiva

A drogadicção foi o tema central de atividade de pesquisa desenvolvida por ela a partir de 1988 na área de Diagnóstico Psicológico, utilizando o Método de Rorschach e Entrevistas, integrando equipe multidisciplinar em instituição de saúde mental. A partir de 1991, acrescentou ao Diagnóstico, o trabalho de Psicoterapia com drogadictos na Clínica Psicológica do IPUSP, prestando serviços à comunidade, além de desenvolver pesquisa. Procurou investigar quais estratégias e técnicas seriam mais adequadas ao atendimento psicoterápico de drogadictos, como também procurou observar que elementos desta experiência contribuiriam para posterior trabalho preventivo. Como consequência, desde 1995, direcionou-se para o trabalho de prevenção e assistência psicológica a crianças agressivas, de 8 a 12 anos, de bom potencial intelectivo. A escolha de tal grupo decorreu das observações e conclusões advindas do estudo com drogadictos, os quais revelavam frequentemente em suas histórias de vida, terem sido semelhantes às crianças agressivas que ora estamos assistindo, as quais, apesar de bem dotadas intelectualmente, não alcançam bom desempenho no âmbito escolar.

Nas atividades de ensino, foi responsável pelas disciplinas relativas ao Método de Rorschach na Graduação desde 1988 e na Pós-Graduação desde 1997, bem como participou da equipe de Atendimento Clínico : Psicodiagnóstico e Psicoterapia desde 1992.

Disciplina

Pós-Graduação

PSC-5877 – A Tendência Anti-Social: Fundamentos Teóricos e suas Representações no Rorschach

Graduação

PSC2733 – Atendimento Clínico I
PSC2937 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I
PSC3737 – Método de Rorschach
PSC1728 – Investigação Psicológica pelas Técnicas: TAT, CAT e Rorschach

Teses e dissertações orietadas

Banco tesesUSP

Grupos de Pesquisa

Violência na Infância e Adolescência

Laboratórios

Laboratório Interdepartamental de Técnicas de Exame Psicológico (LITEP)
O LITEP tem por objetivo realizar estudos e pesquisas sobre as Técnicas de Exame Psicológico, centralizar as informações sobre as mesmas, promover Congressos e Cursos ligados a esse assunto. Por se tratar de campo de atuação de professores de diversos Departamentos, tem um caráter interdepartamental (PSA, PSC e PST). As Técnicas de Exame abrangem, além dos testes psicológicos propriamente ditos, técnicas mais livres como entrevistas, observação lúdica, dinâmica de grupo, técnicas de observação, etc., que são de grande relevância para o diagnóstico psicológico.

Projetos de Pesquisa

O drogadependente e sua família: intervenção psicológica

Descrição: Este projeto visou pesquisar a eficácia de procedimentos e estratégias psicoterapêuticas de orientação psicanalítica individual para pacientes adictos a drogas e sua família no contexto institucional. A avaliação da eficácia terapêutica nos pacientes foi realizada através de dados obtidos em Entrevista (EDAO) e no Rorschach, aplicados no início e final do processo de intervenção, o qual teve a duração necessária à demanda e evolução do paciente. A família foi avaliada através de entrevistas iniciais e finais.

Crianças agressivas no ambiente escolar: psicodiagnóstico e intervenção preventiva

Descrição: Pesquisa-ação desenvolvida com crianças agressivas no ambiente escolar utilizando-se do Rorschach e Entrevista para a elaboração de psicodiagnóstico, o qual pode indicar recursos destas crianças no sentido de que se possa utilizar determinadas estratégias ludo terapêuticas que favoreçam a retomada do desenvolvimento emocional. Além de poderem transformar as manifestações de tendência anti-social em melhor desempenho acadêmico e relacionamento interpessoal no ambiente escolar e social. As avaliações sobre os progressos tiveram como critério a evolução do atendimento registrada e observada nos relatos das sessões e as apreciações dos educadores e pais.