Lattes

Departamento de Psicologia Experimental

Maria Amelia foi uma das pioneiras da Psicologia no Brasil em Psicologia Experimentalem Análise Experimental, tendo ajudado a construí-la na forma como a conhecemos hoje. Ainda estudante, militou no processo deregulamentação da profissão de psicólogo em companhia da sua então professora Carolina Martuscelli Bori (1924-2004), com quem veio a fortalecer fortes laços de amizade e de companheirismo ao longo de toda a vida.

Em sua trajetóriaacadêmica, a sua liderança foi marcante. Participou ativamente de sociedades científicas, em especial da Sociedade Brasileira de Psicologia, da qual foi secretária na primeira gestão (logo após a transformação da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto em SBP) e à qual imprimiu estilo deorganização. Contribuiu para a criação e a manutenção do programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo. Montou, na USP, o primeiro laboratório de pesquisa do Comportamento do país.

Deixou fortes marcas em diversos centros em que atuou pontualmente como professora visitante(UFBA e PUC-SP, por exemplo). Ao longo de uma extensa atuação em trabalhos de editoria e assessoria de publicações científicas nacionais e internacionais, Maria Amelia ensinoumuitos de nós a publicar .Em Análise do Comportamento, particularmente, Maria Amelia revelou a sua liderança ao longo de uma carreira emque se consolidou como uma indiscutível referência como pesquisadora que deixa um expressivo volume de publica-ções de impacto.

Formou mais de 30 mestres e 30 doutores que hoje atuam em diversos centros de ensino e pesquisado país. Deixou relevantes contribuições em aspectos teó-ricos e conceituais do Behaviorismo. Experimentalmente,lidou com processos comportamentais e de aprendizagem em linhas de pesquisa sobre controle aversivo, controle deestímulos (discriminações simples, discriminações condicionais, equivalência de estímulos), comportamento verbal,comportamento governado por regras. Realizou pesquisas básicas com animais e, desde a última década, passou ainvestigar, em humanos, processos comportamentais subjacentes à leitura recombinativa a partir de unidades mínimas.

Para Maria Amelia, preocupação metodológica era uma constante: “em experimentação você precisa cobrir todos osdetalhes” (Morais, 1999, p. 49), dizia ela. E, nesse tocante, contribuiu com técnicas de observação do comportamento,tendo produzido pesquisas, desenvolvido métodos, medidas, catálogos, livros (por exemplo, Matos & Danna, 1999).
Mais recentemente, atenta ao ensino de graduação, publicou um livro didático para o ensino de Análise Experimental doComportamento (Matos & Tomanari, 2002) que reflete a sua experiência acumulada no ensino de atividades de laboratório.

Referências:

Matos, M. A. & Danna, M. F. (1999). Ensinando observação: Umaintrodução (6ª ed.). São Paulo: Edicon.Matos, M. A. & Tomanari, G. Y. (2002).

A análise do comportamentono laboratório didático. São Paulo: Manole.Morais, S. T. P. (1999).

Professores universitários e psicólogoscontam suas vidas. (Vol. IV, entrevista 29). Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.