Lattes

Gestão 2004 a 2008

Graduou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Obteve o título de Mestre em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar da Cadeira de Psicologia Educacional do Curso de Psicologia da Universidade de São Paulo, com a dissertação ‘Privação cultural e educação compensatória pré-primária”, sob a orientação do Prof. Dr. Romeu de Moraes Almeida. Obteve o título de Doutor em Psicologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, com a tese “Psicologia e ideologia”, sob a orientação de Profa. Dra. Ecléa Bosi. Em 1987 foi aprovada em Concurso de Livre-docência com a tese “A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia”, obra que se tornou referência nacional nas áreas da Psicologia e da Educação. Em 2000, tornou-se Professora Titular junto ao Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP.

Formaram-se sob sua orientação 20 mestres e 13 doutores. Suas pesquisas e publicações referem-se ao chamado “fracasso escolar” das crianças pertencentes aos segmentos sociais excluídos dos direitos de cidadania e que habitam grandes centros urbanos brasileiros. Suas publicações tratam não só deste tema, mas também da História da Psicologia, da relação entre Ciência e Ideologia e de questões relativas à realidade do ensino público fundamental. Recebeu em 2000 o “Troféu Paulo Freire de Compromisso Social”, outorgado pelos Conselhos de Psicologia brasileiros. Em 1995, recebeu o “Prêmio APEOESP 50 anos”, concedido à obra A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia,eleita por docentes de Psicologia e de Pedagogia de Universidades Estaduais e Federais brasileiras na categoria “Melhor Livro sobre Educação Escolar”.

Foi Diretora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo de 2004 a 2008. Sua gestão foi marcada por especial atenção à melhoria do espaço físico do Instituto e pela defesa do uso público do bem público, tendo tomado várias medidas neste sentido, com o apoio do CTA e da Congregação. No início de sua administração foi implantado um novo currículo de graduação em Psicologia, elaborado na gestão anterior, e criado o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Psicologia, implantado em 2008. Durante a sua gestão foi inaugurado o Bloco G, construído durante a direção do Prof. César Ades, onde instalaram-se os setores da Administração Central do IP, até então sediados provisoriamente fora da área deste Instituto. Por seu empenho junto a órgãos da Reitoria, foram liberadas verbas para o término da construção do Bloco G, previsto para 2010, quando o Instituto de Psicologia, depois de quarenta e dois anos no campus da Cidade Universitária, terá suas instalações completas.