Lattes

Departamento de Psicologia Clínica

É psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde também obteve os graus de Psicólogo, Mestre e Doutor. Iniciou sua carreira acadêmica no Departamento de Psicologia Clínica do IP-USP, logo depois de obter o grau de psicóloga, como Auxiliar de Ensino (1973). Dedicou-se intensamente à atividade docente, através das aulas que ministrou em diferentes Cursos e, também, enquanto pesquisadora e supervisora , responsável pela formação em clínica de inúmeros profissionais, ex alunos da Graduação . É psicanalista tendo feito sua formação, em parte no exterior, realizando viagens de estudo à Europa desde o início de 74. sem prejuízo para as suas atividades na Universidade . Participou, desde 1975, data da fundação em São Paulo, do CEF, Centro de Estudos Freudianos, o primeiro grupo dedicado ao estudo da psicanálise de Jacques Lacan, do Brasil, onde assumiu alguns cargos de direção. Dessa forma, na década de 80, pode estudar com vários professores/ psicanalistas que para cá vieram convidados por esse Centro, pela Biblioteca Freudiana Brasileira ou por outros grupos similares que foram surgindo. Assim conheceu Serge Cottet, F. Roustang, Alain Grosrichard, Colette Soler, Rosine e Robert Lefort. J-D Nasio, J. Melman e J. Bergès. Da intercorrência dessas duas vertentes de sua formação, a psicologia e a psicanálise, criou um trabalho original que redundou em uma nova visão teórica que conseqüentemente trouxe a reformulação da clínica, ou seja do tratamento dos distúrbios psicomotores e dos muitos quadros relacionados a eles. Seus trabalhos de mestrado, doutorado e suas publicações demonstram esse avanço que se estabeleceu não só nesse campo mas na clínica psicanalítica em geral. Fundou em 1998 e coordenou até 2004, o Laboratório Sujeito e Corpo , de pesquisa, ensino, atendimentos clínicos e publicações. Atualmente, é professora aposentada, Colaboradora, atuando na Graduação , na Pós-Graduação e em Cursos de Extensão e Cultura, principalmente nos seguintes temas: Distúrbios psicomotores, Clínica e Teoria Psicanalítica, Sintoma Psicomotor e suas muitas decorrências.