![]() |
Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade |
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990) e livre docência pelo Instituto de Psicologia da USP. Em 2013 prestou concurso para Professor Titular junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, tendo sido aprovada. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo em regime integral com dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa qualitativa (participante, etnográfica e interventiva), políticas públicas de saúde, metodologia com relatos orais e memória coletiva e institucional.
Na linha Saúde e Desenvolvimento Humano venho me dedicando a pesquisas empíricas e teóricas sobre práticas de atendimento e organização de serviço em instituições de saúde da rede pública nas esferas da saúde mental e da atenção primária em saúde. Este estudos estão voltados, principalmente, para a compreensão e apreciação das políticas públicas de saúde na cidade de São Paulo, considerando dimensões históricas, políticas e aspectos de sua implementação no plano concreto das práticas cotidianas de atendimento. A metodologia combina pesquisa interventiva e etnografia.
Na linha Instituições Educacionais e Formação do Indivíduo venho trabalhando, fundamentalmente, os temas teórico-metodológicos da pesquisa participante, com ênfase nos relatos orais e na etnografia. A idéia central destas investigações é a da formação de comunidades interpretativas na prática das pesquisas participantes, concebidas como propícias à elaboração de conhecimentos articulados da ciência, do saber popular e do senso comum. Interdisciplinaridade, memória institucional e memória coletiva, dinâmica cultural e experiência são algumas das esferas em torno das quais a reflexão teórico-metodológica se realiza.
Disciplinas
Graduação
PSA1709 – Aconselhamento Psicológico
PSA2812 – Fundamentos Fenomenológico-existenciais do Aconselhamento Psicológico
4701241 – Psicologia e Saúde
Pós-Graduação
PSA5706 – Experiência e comunicação oral
PSA5768 – A norma e o psíquico: determinantes da saúde mental e da educação
PSA5857 – Fundamentos teórico-metodológicos da prática de pesquisa de campo em ciências humanas numa perspectiva interdisciplinar
Extensão
Processos de trabalho e formas de cuidado.
Grupo de Pesquisa
GT ANPEPP – Práticas psicológicas em instituição: atenção, desconstrução e invenção
Laboratório
Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI/PSA/IPUSP)
Projetos
Itinerários de cuidado e desamparo: políticas públicas de saúde mental e acesso aos serviços na cidade de São Paulo. Bolsa produtividade do CNPq. Realizado entre 2007 e 2010;
Trabalho, saúde, formação e pesquisa no PSF: estudo numa Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona oeste de São Paulo. Auxílio regular da FAPESP. Conduzido entre 2008 e 2010;
Atenção básica e saúde mental na cidade de São Paulo: estudo num Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Renovação da bolsa produtividade do CNPq para o período 2010/2013;
Políticas públicas de saúde para enfrentamento das dificuldades no campo da saúde em relação com a educação: análise das propostas da esfera municipal de São Paulo, trata-se de sub-projeto de uma ampla pesquisa chamada “Desenvolvimento humano, escolarização da criança e do adolescente e processos institucionais: contribuições da psicologia” que vem sendo realizada como parte do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – Ação Novas Fronteiras (PROCAD – NF) -Edital PROCAD – NF n. 21/2009 do qual participam o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do PSA/IPUSP, as Universidades Estadual de Maringá e Federal de Rondônia por meio de seus Programas de Pós-Graduação em Psicologia. Período de 2010/2013.
Publicações selecionadas
Artigos
Schmidt, M. L. S. (2008) Pesquisa participante e formação ética do pesquisador na área de saúde. Ciência & saúde coletiva. Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), v. 13, n. 2, março/abril 2008: 391 – 398.
Schmidt, M. L. S. e Neves, T. F. S. (2010) O trabalho do agente comunitário de saúde e a política de atenção básica em São Paulo, Brasil. Cadernos de psicologia social do trabalho, v.13, n. 2, julho/dezembro 2010: 225 – 240.
Schmidt, M. L. S. (2011) Avaliação acadêmica, ideologia e poder. Psicologia USP. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, v. 22, n. 2, 2011: 315 – 334. Schmidt, M. L. S. Utopia, teoria e ação: leitura das propostas grupais na Abordagem Centrada na Pessoa. Psicologia: ciência e profissão. Conselho Federal de Psicologia, ano 31, n. 3, 2011: 628 –639.
Capítulos de Livros
Schmidt, M. L. S. Saúde mental e práticas psicológicas: especialidade, especificidade e multiprofissionalidade. IN: Breschigliari, J. O. e Rocha, M. C. SAP – Serviço de Aconselhamento Psicológico: 40 anos de história. São paulo: SAP/IPUSP, 2009. 69 – 81.
Schmidt, M. L. S. O nome, a taxonomia e o campo do aconselhamento psicológico. IN: Morato, H. T. P., Barreto, C. L. B. T. e Nunes, A. P. (orgs.) Aconselhamento psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 1 – 21.