![]() |
Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade Linhas de Pesquisa: Estudos sobre o Preconceito; Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas Telefones: 55 11-3091-4355/4185 | sekkel@usp.br | Lattes |Google Acadêmico |
Ingressei como docente no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo em 2005, sendo no período de 1992 a 2005 como psicóloga na Divisão de Creches/Coseas/USP. Atualmente sou Professora Associada do IPUSP, credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP) e ao Mestrado Profissional Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social (FMUSP). Possuo graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1998 e 2003, respectivamente). Realizei pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e em 2016 recebi bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para realização de pesquisa no Centro de Pesquisa Interdisciplinar Infâncias.Sociedades (IZKG), na Bergishe Universität Wuppertal, na Alemanha. Desde 2017, sou líder do Grupo de Pesquisa e Estudos da Infância (plataforma CNPq) e coordeno o Centro Interdisciplinar de Estudos e Defesa da Infância (CEDIn). Atuo como editora chefe da Revista Psicologia USP (Qualis A2) desde 2020.
Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar. Os temas relacionados à inclusão escolar e seus desdobramentos em questões sobre as diferenças, desigualdades, preconceitos, estereótipos e políticas públicas, têm sido objeto de minhas pesquisas. Nos últimos anos tenho me aprofundado também no estudo sobre o brincar, buscando dar visibilidade para a sua importância nos processos inclusivos, ao longo de toda a vida. Utilizo o referencial teórico de autores da Escola de Frankfurt, com destaque para Walter Benjamin, e da psicanálise, especialmente Donald Winnicott.
Graduação
PSA1506 Sujeito, Educação e Sociedade
PSA0183 Psicologia do Desenvolvimento
PSA1608 Psicologia e Educação
4705291 Educação Escolar Inclusiva: fundamentos e desafios
Pós-Graduação
PSA5872 – Desafios da educação inclusiva: preconceito e exclusão
PSA5706 Experiencia e Comunicação Oral
PSA5915 A Brincadeira em Benjamin e Winnicott: percursos na inclusão
MPTO5735 Promoção do Lúdico, da Expressão Cultural, da Inclusão Escolar e da Participação Infanto-juvenil
Projetos
Estudos sobre Ambientes Inclusivos
A formação de atitudes frente à deficiência na Educação Infantil
Linha do Tempo das Políticas Públicas de Saúde e Educação para o Enfrentamento dos Problemas de Escolarização
O Brincar e as Políticas Públicas para a Infância
Memória Creche Oeste
Publicações
SEKKEL, M. C.; PANDITA-PEREIRA, A. The brazilian education system: the challenges of inequality. In: WATZLAWIK, M.; BURKHOLDER, A. Educating adolescents around the globe. Springer Nature: Switzerland. p.172-194, 2020.
PANDITA-PEREIRA, A.; SEKKEL, M. C. Constituição de motivos às atividades escolares em jovens estudantes do ETIM. Psicologia escolar e educacional. V.24, 2020.
SEKKEL, M. C.; SCHMIDT, M. L. S.; PANDITA-PEREIRA, A.; BRAY, C. T.; LEITE, H. A. Linha do tempo das políticas públicas para o enfrentamento dos problemas de escolarização. Psicologia, ciência e profissão. V.38, n.4, p.649-661, 2018.
LIMA, c. P.; SEKKEL, M. C. A promoção da atividade de estudo: repercussões para a organização do ensino. Psicologia escolar e educacional. V.22, n.2, p.403-411, 2018.
SEKKEL, M. C. O brincar e a invenção do mundo em Walter Benjamin e Donald Winnicott. Psicologia USP. V.17, n.1, p.86-95, 2016