Oportunidade de bolsa de pós-doutorado no projeto FAPESP  Crianças e adolescentes submetidas às piores formas de trabalho infantil em Santos (SP): instrumentos de reordenamento do Sistema de Garantia de Direitos para prevenção e priorização da proteção social à responsabilização infracional”, que tem como responsável a professora do IPUSP: Maria Cristina Gonçalves Vicentin, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.

Projeto de pesquisa e gestão pública, com coordenação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)  e parceria da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Instituições associadas: Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos (SEDS); a USP, através do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Instituto de Estudos Avançados (IEA); a Unifesp Campus Baixada, pelo Departamento de Saúde, Educação e Sociedade (DSES); a UFABC, por intermédio do Laboratório Justiça Territorial – LABJUTA. Colaboram também: o Ministério Público de Santos,  a Vara da Infância e Juventude e a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CM-PETI).

Público-alvo: É desejável que o/a candidato/a tenha experiência em  pesquisas de abordagem territorial e etnográfica e/ou em metodologias ativas e participativas e  disponibilidade para participar de saídas de campo para caracterização de trajetórias de CAs no território e nos serviços da rede, oficinas e reuniões em Santos. Os (As) candidatos(as) devem ter formação e interesse em políticas públicas.

Duração: 24 meses

Valor: O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP de 24 meses no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Inscrição: Pesquisadores interessados (as) deverão encaminhar uma carta com um resumo de suas realizações de pesquisa relacionadas ao tema do projeto e que explicite seu interesse na  bolsa, além de duas cartas de referência e o Currículo Lattes para cristinavicentin@usp.br até o dia 13/05/2024.

Pesquisador responsável: Maria Cristina Gonçalves Vicentin

Unidade/instituição:  Programa de Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP

Maiores informações: https://fapesp.br/oportunidades/criancas_e_adolescentes_submetidas_as_piores_formas_de_trabalho_infantil_em_santos_(sp):_instrumentos_de_reordenamento_do_sistema_de_garantia_de_direitos_(sgdca)_para_prevencao_e_priorizacao_da_protecao_social_a_responsabilizacao_infracional/6986/

IP Comunica | Serviço de apoio institucional