A Comissão de História e Memória do XVI Plenário Conselho Regional de Psicologia de São Paulo apresenta o novo filme da série “Pioneiras da Psicologia”, o documentário “Psicologia e a Luta de Pessoas com Deficiência: de Lígia Assumpção Amaral aos debates contemporâneos”. A obra conta a trajetória de vida e profissional da psicóloga Lígia Assumpção Amaral, figura central no debate em torno das pessoas com deficiência(s).

Na segunda parte do documentário, as reflexões sobre as pessoas com deficiência(s) são inseridas nos debates atuais.

Indicamos o uso deste material e/ou sua divulgação em sala de aula e em eventos acadêmicos devido a seu didatismo e à sua relevância para a formação e a prática da Psicologia.

Acesse o documentário na íntegra, disponível em versão com audiodescrição.

Acompanhe a pesquisa documental sobre a vida e obra de Lígia Assumpção Amaral, material extra do documentário.

Sobre a pioneira Lígia Assumpção Amaral
Lígia Assumpção Amaral (1941 – 2002) é uma das pioneiras da Psicologia. Sua dissertação de mestrado “Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo”, defendida em 1987, trouxe uma nova perspectiva para a produção acadêmica ao escrever sobre deficiência a partir de sua própria experiência de vida, sendo Lígia uma pessoa com deficiência.

Ao longo da vida, publicou cinco livros, entre eles “Conhecendo a deficiência (em companhia de Hércules)” (1995) e “Tirando a deficiência da estante” (1996), fora os diversos capítulos de livros, artigos e publicações em anais de congressos. Seu legado se envereda pelo ambiente acadêmico e social, entrelaçando pesquisa e aprendizagens a partir de uma perspectiva não preconceituosa e inclusiva.

Acesse também o trailer do filme, disponível em versão com audiodescrição.

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26