O Coletivo da Pós-graduação do IPUSP registra o repúdio à truculência da Polícia Militar e à conivência da Reitoria da USP diante da repressão, com a presença ostensiva de policiais, o uso de spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo, aos dois atos pacíficos de estudantes do Conjunto Residencial da USP que se manifestaram contra o mega evento “São Paulo Boat Show”, do Grupo Náutica, sediado entre os dias 19 e 24 de novembro de 2020 na Raia Olímpica da USP, ao lado do CRUSP.

Mesmo com o alerta da comunidade científica sobre o início da segunda onda de Covid-19 no Brasil, a Reitoria da USP e o Grupo Náutica organizaram o “São Paulo Boat Show” prevendo a aglomeração de milhares de pessoas, a saber, de até 2 mil pessoas simultaneamente, conforme informa a revista Veja, e de 30 mil visitantes ao todo durante os 6 dias de evento, segundo apuração da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp).

Segundo denúncia dos alunos, trabalhadores terceirizados da USP, vinculados a diversos departamentos, foram retirados de seus postos de trabalho para servirem os convidados do evento privado.

Filmagens do ato veiculadas pela Mídia Ninja e imagens do próprio canal oficial do Grupo Náutica evidenciam o descumprimento de protocolos de segurança sanitária, como a aglomeração de pessoas a menos de 1 m de distância e a ausência ou uso inadequado de máscaras por parte de participantes e mesmo de organizadores do evento.

Une-se a estas questões o fato de que alunas e alunos do CRUSP são afligidos diariamente por problemas estruturais de moradia, haja vista a ausência de máquinas de lavar nas lavanderias coletivas, a limitação de fogões e de torneiras nas cozinhas coletivas, a infiltração e as rachaduras em paredes e teto dos apartamentos, a falta de água constante, os elevadores fora de serviço ou com defeito, os problemas com instalações elétricas e as irregularidades na aquisição de equipamentos e sistemas de combate a incêndio (a propósito, notificado pelo Ministério Público, consoante o documento “Plano de Obras 2018-2021”, disponível no site oficial da Superintendência de Assistência Social da USP – SAS-USP).

As demandas ligadas a essa falta da mais básica infraestrutura não são atendidas pela Reitoria da Universidade de São Paulo, o que, junto aos esforços ligados ao evento milionário (os estimados 260 milhões de lucro do evento), evidencia a assimetria no cumprimento de suas obrigações por parte dos dirigentes desta universidade pública.

A manifestação estudantil foi legítima e cumpriu a função de trazer à luz a desigualdade social escancarada com a hospedagem de um evento de luxo às portas de um dos pontos da USP que mais sofre com a precarização da universidade, mas que não receberá nenhum tipo de contrapartida financeira advinda da momentânea convivência com os ilustres convidados do evento.

É inadmissível que a Reitoria aceite o comportamento truculento e ofensivo da PM e se posicione em defesa dos direitos de uma seleta elite paulistana que frequentou o evento em detrimento de estudantes e trabalhadores da USP que não tiveram escolha senão serem expostos à contaminação apenas para que a ostentação de caprichos desnecessários seja praticada em um momento que nos exige precauções sanitárias e distanciamento social.

São Paulo, 25 de novembro de 2020

Fontes

Adusp, “Pandemia volta a crescer, mas Reitoria mantém ‘Boat Show’ na Raia”. Publicado em 18 nov. 2020, atualizado em 19 nov. 2020.
https://www.adusp.org.br/index.php/defesauniv/3925-reit-boatsContra

Mídia Ninja, ” É GRAVE! Policiais militares agrediram estudantes moradores do conjunto residencial da USP, que protestavam contra evento milionário de iates e barcos de luxo dentro da universidade”. Publicado em 23 nov. 2020. https://www.instagram.com/p/CH8uCIPh81L/

Pedro Carvalho, “Boat Show vai transformar raia da USP em marina de barcos e iates de luxo”. Publicado em 13 nov. 2020, 06h00, atualizado em 13 nov. 2020, 08h04. https://vejasp.abril.com.br/cidades/boat-show-raia-usp/

Revista Náutica, “São Paulo Boat Show 2020 AO VIVO | NÁUTICA”. Transmitido ao vivo em 19 nov. 2020. https://youtu.be/zXc5jEpyXUg?t=2572

Superintendênciade Assistência Social (SAS), “Plano de Obras 2018-2021”. https://sites.usp.br/sas/wp-content/uploads/sites/265/2019/03/SAS2-Plano-de-obras-2018-20121-v33-nov18.pdf

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Noticias Relacionadas