Arte: Luana Franzão

por Anderson Lima, André Amorim, Ana Luiza Cardozo, Emylly Alves, Gabrielle Abreu e Suzana Correa-Petropouleas

Meses adentro da pandemia do coronavírus, a reação apática aos números diários de mortos e infectados parece se naturalizar. Seguindo a iniciativa do site Inumeráveis, para nos lembrar da história e significado de cada vida levada durante esse período, o JC entrou em contato com todas as unidades da USP para homenagear os membros da nossa comunidade que nos deixaram – em decorrência da covid-19 ou por outras complicações –  de janeiro a junho de 2021.

Entre eles, está a Profa. Sylvia Leser de Mello.

Sylvia Leser (8 de abril de 1935 – 3 de janeiro de 2021), fez sua trajetória acadêmica essencialmente na Universidade de São Paulo: graduou-se em filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP em 1961, concluiu seu doutorado em 1972 e a livre-docência em 1985. Iniciou suas atividades como professora em 1961 e atuava no Instituto de Psicologia (IP) da USP como colaboradora sênior até seu falecimento em janeiro deste ano. Com contribuições fundamentais à Psicologia Social, a docente foi fundadora do Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade (LEFAM) em 1993; criadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da USP em 1998; e fundadora do Núcleo de Economia Solidária (NESOL) da USP.

Publicado em Jornal do Campus.