Dois trabalhos científicos produzidos por pesquisadoras do Instituto de Psicologia da USP tiveram destaques no 3rd International Student Course in Behavioral Biology: Ethology meets Psychology in the light of Evolution, promovido pelo Institut Francilien d’Éthologie, na primeira semana de janeiro de 2021.

Nossas pesquisadoras foram selecionadas por meio de critérios técnicos de apresentação e solidez científica, sobressaindo num evento que reuniu centenas de alunos e pesquisadores do mundo inteiro, dos quais 49 apresentaram trabalhos no formato de pôster da área de biologia comportamental apresentação, com pessoas.

O pôster do grupo formado pelas alunas Bruna Silva Barutti, Julia Kalinda de Oliveira, Laísa Rodrigues Marcondes, Larissa da Cruz Carvalho, Luiza Amaral Trindade e Thaís Helena Cavalcanti recebeu o prêmio de melhor apresentação nível graduação e mestrado, com o trabalho “Face Masks as a New Element in the Facial Expression Recognition Task”. Já Nayara Teles venceu na categoria de “Melhor Pôster” do evento com a pesquisa “Desenvolvimento inicial da relação mãe-filhote em infantes de macaco-prego-do-peito-amarelo Sapajus xanthosternos (Wied-Neuwied, 1826).

À dir., em destaque: Nayara Teles. A partir do alto, à esq., em sentido horário: Bruna Barutti, Julia Oliveira, Larissa Carvalho, Thaís Cavalcanti, Luiza Amaral e Laísa Marcondes.

Ambos os projetos foram desenvolvidos no Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP. O grupo de pesquisadoras da graduação investigou se o uso de máscara de proteção, como as que têm sido usadas atualmente a fim de prevenir a transmissão do coronavírus, prejudica o reconhecimento de emoções associadas a expressões faciais. Com base em uma amostra de 1048 pessoas, foi possível constatar que o desempenho nas questões com fotos de faces mascaradas é inferior ao de faces sem máscara.

Pôster premiado por melhor Pôster na categoria ungraduated/master.

De acordo com a pesquisa, em situações da vida real é possível que essa dificuldade em interpretar a expressão facial não ocorra. Por um lado, o próprio uso da máscara pode alterar a maneira como expressamos e interpretamos expressões faciais. Por outro, na vida real temos outras informações como gestos, linguagem corporal e o próprio contexto que podem fornecer dados para interpretarmos melhor o estado interno das outras pessoas – o estudo fez parte da disciplina “Motivação e Emoção” (PSE 144), ministrada pela professora Briseida Dôgo Resende e pelo professor Nicolas Gérard Châline.

No outro estudo, Nayara Teles constatou que, no início das relações socioafetivas entre mãe e filhote de macacos-prego da espécie S. xanthosternos, o contato e os comportamentos afiliativos são mais frequentes, refletindo uma ligação de dependência, mas, à medida que os animais crescem, há um distanciamento em relação à mãe.

Macacos-prego-do-peito-amarelo Sapajus xanthosternos

Ainda de acordo com os dados obtidos, provavelmente tais atitudes acontecem devido ao desenvolvimento da locomoção e da alimentação independentes, que permitem aos infantes explorar o habitat, além de expandir suas próprias redes sociais com outros indivíduos do grupo, por proximidade, catação ou brincadeiras. Como amostra, foram acompanhados quatro imaturos (dois machos e duas fêmeas), habitantes na Reserva Biológica de Una, na Bahia. Por meio da videografia e do etograma, as pesquisadoras utilizaram o método animal-focal, observando e caracterizando o percurso dos comportamentos de carregamento no dorso, amamentação, proximidade e catação. O projeto  foi coordenado pela professora Patrícia Izar, e contou também com a participação de Irene Deval e Emily Faverin.

O Instituto de Psicologia da USP parabeniza as pesquisadoras pela representação de nossa unidade no International Student Course in Behavioral Biology e pela contribuição à Psicologia Experimental.

Por Islaine Maciel, do IP Comunica, com informações do @ledisusp, Prof. Dr. Nicolas Gérard Châline, Profa. Dra. Patrícia Izar, Luiza Amaral e Nayara Teles.

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26