O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental é o programa de pós-graduação em psicologia mais antigo do Brasil. Em 2020 comemoramos 50 anos, celebrando a diversidade em pesquisa.

Considerando o contexto de pandemia em que estamos vivendo, a construção do portal Memória PPG-PSE visa dar visibilidade às nossas produções, registrando eventos que marcam a atuação de nossos docentes e discentes no Ensino, Pesquisa e Extensão universitárias.

A memória é aqui concebida como memória viva, presentificada. Assim, o que acontece no PPG tem a possibilidade de ser registrado ao lado dos novos significados atribuídos a eventos passados e rememorados.

O PPG-PSE é responsável pelo curso de Pós-Graduação em PSICOLOGIA EXPERIMENTAL e está vinculado ao Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).

O funcionamento do curso foi autorizado pela Câmara de Pós-Graduação do CEPE, em 07/05/1970, em nível de mestrado e, em 21/01/1974, em nível de doutorado. Em 05/12/1980, esses níveis foram credenciados pelo Conselho Federal de Educação e foram recredenciados conforme parecer CFE 509/86 e Proc. CAPES 23.038.003.788/85-38.

O Programa conta com apoio institucional da CAPES, CNPq e FAPESP, na forma de bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e produtividade em pesquisa, além de financiamento de projetos.