São resumidas abaixo as linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas no programa, agrupadas por afinidade de enfoque teórico ou temático. Essas linhas correspondem, grosso modo, às áreas de orientação oferecidas pelo programa, mas não constituem uma descrição exaustiva de tópicos passíveis de orientação. A orientação de trabalhos em outros temas poderá eventualmente, ser aceita, dependendo de acordo com o orientador.

Recomenda-se a todos os interessados no programa que estabeleçam contato com os orientadores da sua área de interesse previamente à inscrição para a seleção, para obter mais informações sobre a área de orientação e a disponibilidade dos orientadores.

O programa  está estruturado em quatro linhas de pesquisa e orientação:

Análise do Comportamento

Investiga problemas conceituais e metodológicos na análise experimental do comportamento, relacionados à aprendizagem operante e respondente, com temas referentes ao comportamento verbal, cultura, formação de classes de equivalência, comportamento de observação, variabilidade comportamental, desamparo aprendido, interação de drogas e contingências ambientais, além de modelos animais de psicopatologias. Esses projetos de pesquisa são desenvolvidos com animais e/ou humanos.

Docentes: Gerson Yukio Tomanari, Marcelo Frota Benvenuti, Maria Helena Leite Hunziker, Maria Martha Costa Hübner, Miriam Garcia Mijares e Paula Debert

Comportamento Animal e Etologia Humana

Sob abordagem etológica e comparativa, trata do estudo naturalístico do comportamento em termos de causação, ontogênese, função adaptativa e evolução. São analisados os sistemas motivacionais e os efeitos da experiência individual, assim como características do desenvolvimento quanto à flexibilidade e predisposições na ontogênese do comportamento. Constitui-se como centro de desenvolvimento da perspectiva evolucionista na Psicologia, com implicações para a compreensão dos processos básicos e para a aplicação em educação e saúde.

Docentes:  Briseida Dogo de Resende, Eduardo Benedicto Ottoni, Emma Otta, Nicolas Chaline, Patrícia Izar, Vera Silvia Raad Bussab, Jaroslava Valentova

Sensação, Percepção e Cognição

Estuda processos sensoriais, perceptuais e cognitivos, com ênfases em:  sistema visual; desenvolvimento sensório-perceptual  e seus distúrbios; desenvolvimento da linguagem e seus distúrbios; construção de conhecimento;  interação verbal; neuropsicolinguística cognitiva experimental; drogas e comportamento. Os estudos nesta linha de pesquisa tradicionalmente fazem uso de psicofísica e outras medidas comportamentais, , relatos verbais, morfologia, eletrofisiologia e biologia molecular.

Docentes: Christina Joselevitch, Dora Selma Fix Ventura, Fernando César Capovilla, Klaus Bruno Tiedemann, Marcelo Fernandes da Costa, Mirella Gualtieri.

Problemas Teóricos e Metodológicos da Pesquisa Psicológica

Estuda a construção de teorias em psicologia; gênese histórica e conceitual da psicologia; problemas históricos e metodológicos da pesquisa em psicologia; planejamento experimental e análise dos dados; análise histórico-científica das principais teorias da psicologia científica e de proposições em relação ao objeto e ao método da psicologia; análise e gênese histórica e conceitual da psicologia e da Psicanálise.

Docentes: Dr(a)s.: Danilo Silva Guimarães, Lívia Mathias Simão, Luís Cláudio Mendonça de Figueiredo e Nelson Ernesto Coelho Júnior.