Os estudantes de Mestrado deverão demonstrar proficiência em Inglês ou Francês e os estudantes de Doutorado deverão demonstrar proficiência em Inglês, Francês ou Espanhol conforme descrito nos itens abaixo:

  • Será admitida a proficiência em Espanhol para os estudantes de Doutorado, aprovados em Proficiência em Inglês no curso de Mestrado, com no mínimo a nota 5,0 (cinco) ou equivalente.
  • Os candidatos deverão demonstrar proficiência em língua estrangeira na primeira etapa do Processo Seletivo.
  • Para o Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, o exame constará da tradução de um texto da área de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, da língua escolhida para o Português, com o auxílio de dicionário.
  • O candidato em nível de Mestrado será aprovado na Prova de Proficiência em Língua Estrangeira se obtiver a nota mínima 5 (cinco). Em nível de Doutorado e Doutorado Direto, o candidato deverá obter a nota mínima 7 (sete).
  • Aos alunos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa ou francesa ou castelhana, é exigida também a proficiência em língua portuguesa, demonstrada no Processo Seletivo por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, nível intermediário ou superior ou por prova específica determinada pelo Edital Específico divulgado pela internet na página oficial do Programa, no Portal do Instituto de Psicologia e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
  • Ao aluno estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, não será exigido o exame no Doutorado.