A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados no Programa, sendo um destes o Coordenador e um o suplente do Coordenador, e 1 (um) representante discente, tendo cada membro titular seu suplente.

Mestrado

Requisitos

O Processo Seletivo para o ingresso no Mestrado será realizado uma vez ao ano. Os documentos para inscrição, o número de vagas disponíveis, a relação de orientadores, os itens de avaliação de currículo, a nota de cada item e a média final de aprovação, os temas e a bibliografia indicados para o Processo Seletivo, constarão de Edital específico divulgado pela internet na página oficial do Programa, no sítio eletrônico do Instituto de Psicologia e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
A divulgação deverá ser feita até 90 (noventa) dias antes da data início das inscrições.
O Processo Seletivo será coordenado por Comissão de Seleção designada pela CCP.
As inscrições para os cursos de Mestrado serão realizadas no segundo semestre de cada ano, desde que haja disponibilidade de vagas.
O docente deverá informar o número de vagas que disponibilizará para o Processo Seletivo.

Etapas do processo seletivo

O Processo Seletivo para o Mestrado será composto de 3 (três) etapas eliminatórias, sendo que, em cada uma, o(a) candidato(a) será aprovado (a) se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete). O Processo Seletivo para o Mestrado será organizado nas seguintes etapas eliminatórias:

  • Prova de Conhecimentos Específicos e Prova de Proficiência em Língua Estrangeira. 2. Avaliação do Plano de Trabalho e do Curriculum Vitae. 3. Arguição do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae.
  • A Prova de Conhecimentos Específicos da área terá uma bibliografia básica indicada. Essa prova será escrita, composta por uma questão geral relativa à área de concentração do Programa e questões específicas, pertinentes às Linhas de Pesquisa do Programa. O candidato deverá responder à questão geral e a uma questão específica de sua escolha.
  • A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira se dará conforme disposto no regulamento deste Programa.

Cada prova deve ser avaliada por pelo menos dois orientadores do Programa, sendo necessariamente um deles representante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Os critérios para avaliação da Prova de Conhecimentos Específicos serão:

  • apresentar um texto claro, com boa articulação de ideias e argumentos;
  • empregar de forma correta e adequada conceitos de acordo com o enfoque teórico adotado na resposta;
  • responder a questão proposta;
  • apresentar alguma reflexão pessoal na resposta formulada.

A cada prova será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).
Na segunda etapa do Processo Seletivo, cada Plano de Trabalho será avaliado por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente um deles representante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Para cada Plano de Trabalho será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

O Plano de Trabalho deverá apresentar:

  • Linha de Pesquisa de interesse do candidato;
  • aspectos formais tais como: boa redação, clareza de ideias e organização da exposição;
  • formulação de uma pergunta norteadora da pesquisa ou seus objetivos; 4. elementos do referencial teórico adotado, esboço do método e referências bibliográficas.

O Curriculum Vitae do candidato deverá ser entregue impresso no momento da inscrição à seleção. Cada Curriculum Vitae será avaliado por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente um deles representante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Para cada Curriculum Vitae será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), acrescida de parecer sucinto e sugestão de possíveis orientadores para o candidato.
Os aspectos a considerar na avaliação do Curriculum Vitae são: 1. experiência em pesquisa/iniciação científica; 2. participação em eventos científicos; 3. apresentação de trabalho em reunião científica; 4. publicações; 5. experiência em docência e/ou monitoria.
O material apresentado para a seleção dos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores ficará disponível para consulta dos orientadores, por no mínimo 3 (três) dias.

Na terceira etapa do Processo Seletivo, a Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo será agendada pela CCP e previamente divulgada aos candidatos pela internet na página oficial do Programa. Será realizada por Comissão Examinadora composta por 3 (três) orientadores de, pelo menos, duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. A Comissão Examinadora deverá:

  • apreciar o potencial do candidato para a atividade acadêmica;
  • analisar a coerência entre o plano de trabalho e a Linha de Pesquisa dos orientadores do Programa para a definição de um orientador mais adequado;
  • produzir um parecer circunstanciado sobre o candidato, manifestando-se a respeito de sua aprovação ou reprovação.

Os candidatos que obtiverem média superior ou igual a 7,0 (sete) nas três etapas do Processo Seletivo estarão aprovados e poderão ser aceitos no Programa mediante disponibilidade de vaga e de orientador.

Doutorado

Requisitos

O Processo Seletivo para o ingresso no Doutorado será realizado uma vez ao ano. Os documentos para inscrição, o número de vagas disponíveis, a relação de orientadores, os itens de avaliação de currículo, a nota de cada item e a média final de aprovação, os temas e a bibliografia indicados para o Processo Seletivo, constarão de Edital específico divulgado pela internet na página oficial do Programa, no Portal do Instituto de Psicologia e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
A divulgação deverá ser feita até 90 (noventa) dias antes da data de início das inscrições.
O Processo Seletivo será coordenado por Comissão de Seleção designada pela CCP.
As inscrições para os cursos de Doutorado serão realizadas no segundo semestre de cada ano, desde que haja disponibilidade de vagas.
O docente deverá informar o número de vagas que disponibilizará para o Processo Seletivo.

Etapas do processo seletivo

O Processo Seletivo para o Doutorado será composto de 3 (três) etapas eliminatórias, sendo que, em cada uma, o(a) candidato(a) será aprovado (a) se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete). O Processo Seletivo para o Doutorado será organizado nas seguintes etapas eliminatórias:

  • Prova de Proficiência em Língua Estrangeira;
  • Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae;
  • Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo.

A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira se dará conforme disposto no regulamento deste programa.

Projeto de Pesquisa e Avaliação do Candidato

A Avaliação do Projeto de Pesquisa do candidato será realizada por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente 1 (um) deles representante da Linha de Pesquisa indicada pelo candidato. A cada Projeto de Pesquisa será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) e peso 2 (dois) a este item.
IO Projeto de Pesquisa deverá apresentar:

  • o problema de pesquisa, a pergunta norteadora e seus objetivos;
  • a fundamentação teórica que sustenta a pergunta com referências bibliográficas pertinentes;
  • um método articulado à fundamentação teórica e ao problema de pesquisa (procedimentos);
  • a indicação explicita da Linha de Pesquisa do Programa na qual o Projeto de Pesquisa se enquadra;
  • os aspectos formais, tais como: boa redação, apresentação clara de ideias e organização da exposição.

O Curriculum Vitae do candidato deverá ser entregue impresso no momento da inscrição à seleção. A Avaliação do Curriculum Vitae será realizada por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente 1 (um) deles representante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Para cada Curriculum Vitae será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez). Os critérios a considerar na Avaliação do Curriculum Vitae são:

  • experiência em pesquisa/iniciação científica;
  • participação em eventos científicos;
  • apresentação de trabalho em reunião científica;
  • publicações;
  • experiência em docência e/ou monitoria.

A Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo será agendada pela CCP e previamente divulgada aos candidatos pela internet na página oficial do Programa. Será realizada por Comissão Examinadora composta por 3 (três) orientadores de, pelo menos, duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. A Comissão Examinadora deverá:

  • apreciar o potencial do candidato para docência e pesquisa;
  • analisar a coerência de seu Projeto de Pesquisa com as Linhas de Pesquisa do Programa;
  • analisar o domínio do candidato em relação ao Projeto de Pesquisa apresentado;
  • produzir um parecer circunstanciado sobre o candidato, manifestando-se a respeito de sua aprovação ou reprovação.

Os candidatos que obtiverem média superior ou igual a 7,0 (sete) nas três etapas do Processo Seletivo estarão aprovados e poderão ser aceitos no Programa mediante disponibilidade de vaga e de orientador.

Doutorado Direto

Requisitos

O Processo Seletivo para o ingresso no Doutorado Direto será realizado uma vez ao ano. Os documentos para inscrição, o número de vagas disponíveis, a relação de orientadores, os itens de avaliação de currículo, a nota de cada item e a média final de aprovação, os temas e a bibliografia indicados para o Processo Seletivo, constarão de Edital específico divulgado pela internet na página oficial do Programa, no Portal do Instituto de Psicologia e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
A divulgação deverá ser feita até 90 (noventa) dias antes da data de início das inscrições.
O Processo Seletivo será coordenado por Comissão de Seleção designada pela CCP.
As inscrições para o curso de Doutorado Direto serão realizadas no segundo semestre de cada ano, desde que haja disponibilidade de vagas.
O docente deverá informar o número de vagas que disponibilizará para o Processo Seletivo.
Para a inscrição no Processo Seletivo de Doutorado Direto o candidato deverá comprovar a publicação de, no mínimo 2 (dois) artigos em revista científica nacional ou internacional, com corpo editorial reconhecido e relacionado à área de investigação do Programa.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo para o Doutorado Direto será composto de 4 (quatro) etapas eliminatórias, sendo que, em cada uma, o(a) candidato(a) será aprovado (a) se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete). O Processo Seletivo para o Doutorado Direto será organizado nas seguintes etapas eliminatórias:

  • Prova de Proficiência em Língua Estrangeira;
  • Prova de Conhecimentos Específicos;
  • Avaliação do Projeto de Pesquisa e do Curriculum Vitae;
  • Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo.

A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira se dará conforme disposto no regulamento deste programa.
A Prova de Conhecimentos Específicos da área terá uma bibliografia básica indicada. Essa prova será escrita, composta por uma questão geral relativa à área de concentração do Programa e questões específicas, pertinentes às Linhas de Pesquisa do Programa. O candidato deverá responder à questão geral e a uma questão específica de sua escolha.
A Avaliação do Projeto de Pesquisa do candidato será realizada por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente 1 (um) deles representante da Linha de Pesquisa indicada pelo candidato. A cada Projeto de Pesquisa será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) e peso 2 (dois) a este item.

Projeto de Pesquisa e Avaliação do Candidato

O Projeto de Pesquisa deverá apresentar:

  • o problema de pesquisa, a pergunta norteadora e seus objetivos;
  • a fundamentação teórica que sustenta a pergunta com referências bibliográficas pertinentes;
  • um método articulado à fundamentação teórica e ao problema de pesquisa (procedimentos);
  • a indicação explicita da Linha de Pesquisa do Programa na qual o Projeto de Pesquisa se enquadra;
  • os aspectos formais, tais como: boa redação, apresentação clara de ideias e organização da exposição.

O Curriculum Vitae do candidato deverá ser entregue impresso no momento da inscrição à seleção. A Avaliação do Curriculum Vitae será realizada por pelo menos 2 (dois) orientadores do Programa, sendo necessariamente 1 (um) deles representante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Para cada Curriculum Vitae será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).
Os critérios a considerar na Avaliação do Curriculum Vitae são:

  • experiência em pesquisa/iniciação científica;
  • participação em eventos científicos;
  • apresentação de trabalho em reunião científica;
  • publicações;
  • experiência em docência e/ou monitoria.

A Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo será agendada pela CCP e previamente divulgada aos candidatos pela internet na página oficial do Programa. Será realizada por Comissão Examinadora composta por 3 (três) orientadores de, pelo menos, duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo um deles integrante da Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. A Comissão Examinadora deverá:

  • apreciar o potencial do candidato para docência e pesquisa;
  • analisar a coerência de seu Projeto de Pesquisa com as Linhas de Pesquisa do Programa;
  • analisar o domínio do candidato em relação ao Projeto de Pesquisa apresentado;
  • produzir um parecer circunstanciado sobre o candidato, manifestando-se a respeito de sua aprovação ou reprovação.

Os candidatos que obtiverem média superior ou igual a 7,0 (sete) nas quatro etapas do Processo Seletivo estarão aprovados e poderão ser aceitos no Programa mediante disponibilidade de vaga e de orientador.