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Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
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Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de intercultura e raça-etnia com ênfase nos temas: vulnerabilidade, preconceito e discriminação, direitos humanos, planejamento em saúde, tecnologias de intervenção psicossocial. Foi professor na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2004-2010), professor visitante nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (2016-2017) e Universidade Federal do Pará (2017) e no Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies, College of Liberal Arts, University of Texas-Austin (2018). Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas e com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).
Disciplinas
Graduação
Psicologia Social: Intercultura e Raça-Etnia
Pós-Graduação
Comunidade de Aprendizagem em Território Negro
Projetos de Pesquisa
Investiga a atuação do psicólogo no tema das relações étnicos-raciais e de que forma a categoria raça-etnia e o racismo aparecem no seu cotidiano de trabalho. A coleta de dados inclui levantamento bibliográfico e análise de conteúdo de documentos, livros, artigos, dissertações e teses do campo psi (Psicologia, Psicanálise, Psicologia Social) sobre o tema e entrevistas com psicólogos das áreas de Saúde Pública (Centros de Atenção Psicossocial e Hospitais), Clínica Psicológica (privadas), Recursos Humanos (empresas e órgãos públicos), Assistência Social (Centro de Referência de Assistência Social e outros órgãos públicos) e Educação (escolas públicas e privadas). Por meio das entrevistas pretende-se coletar informações sobre como as demandas da população negra aparecem na prática do psicólogo e se estes têm algum procedimento para lidar com o preconceito e a discriminação racial e o racismo. O estudo tem como meta contribuir para a formação de pesquisadores e psicólogos que nas suas várias frentes de trabalho têm sido interpelados pela construção sociocultural das diferenças e desigualdades e pelo racismo e seus efeitos psicossociais.
O projeto teve como objetivos: (I) descrever as experiências de turismo de base comunitária de três comunidades do Vale do Ribeira/SP (Marujá, Aldeia Guarani Mbya-Pindoty e Ivaporunduva) identificando as estratégias, os resultados alcançados e a relação com o mercado turístico; (II) investigar se essas experiências têm como efeito o desenvolvimento de processos sociais de enraizamento nas comunidades; (III) sistematizar as recomendações e lições aprendidas com essas experiências para que possam servir de modelos e/ou ser aplicadas em outras localidades da região e do país. Foi realizado um estudo descritivo do tipo qualitativo planejado em duas etapas. Na primeira foi feito um levantamento documental e bibliográfico sobre as comunidades e os temas Organizações Comunitárias, Vale do Ribeira e Turismo de Base Comunitária. Na segunda etapa foi realizada observação de campo nas comunidades e entrevistas. Por meio da observação de campo pretendeu-se levantar informações sobre: as condições de vida nas comunidades (saneamento, moradia, alimentação, transporte); a presença de equipamentos públicos (postos de saúde, escolas); as formas de lazer e sociabilidade e de interação entre morador local e turista. As entrevistas foram feitas com lideranças e moradores, com monitores ambientais e guias de turismo que trabalham nas comunidades e com profissionais de agências de turismo e de escolas que enviam visitantes.
O projeto investigou a relevância da categoria cor-raça para a psicologia e a análise psicossocial das relações étnico-raciais no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas e grupos focais com alunos de pós-graduação e graduação em psicologia, pretendeu-se responder ao seguinte quadro norteador de questões: (a) cor-raça influencia na construção da identidade? (b) cor-raça é relevante para a investigação em psicologia e a formação de psicólogos? (c) cor-raça é relevante para análise psicossocial das desigualdades?
O projeto integra uma experiência de difusão e popularização do conhecimento científico realizada por professores IPUSP e de Escolas Técnicas (ETEcs) do Vale do Ribeira (Iguape, Registro e Peruíbe) que juntos investigam: manifestações culturais (artísticas e religiosas), formas de participação e organização, lazer e sociabilidade e interação com o turismo de comunidades tradicionais da região. A experiência foi realizada no âmbito do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP e Centro Paula Souza de Educação Técnológica e beneficiou 50 estudantes dos cursos de Turismo, Meio Ambiente, Administração, Agropecuária e Informática das 03 ETEcs, que receberam uma bolsa para realizar um estudo numa comunidade tradicional. O projeto apoiou a aproximação entre ensino superior e ensino médio profissionalizante, apresentando espaços de ciência e serviços da USP para professores e alunos das ETEcs e, ao mesmo tempo, qualificando-os em atividades de pesquisa.
No Brasil, historicamente a população negra apresenta desvantagens relacionadas ao acesso às políticas públicas, ao poder institucional e aos marcos legais. As comunidades negras rurais quilombolas inserem-se nesse cenário. Com o intuito de estabelecer um diálogo e diminuir o distanciamento que há entre quilombolas e marcos legais brasileiros voltados para a área do direito e da justiça, foi realizado este projeto, com os seguintes objetivos: (I) proporcionar uma aproximação entre quilombolas e os marcos legais, com ênfase na ética em pesquisa; (II) oferecer espaço de reflexão e produção de saberes locais sobre essa temática. O projeto foi desenvolvido em um quilombo no Vale do Ribeira/SP. Contou com a participação de 24 bolsistas de Pré-Iniciação Científica (PRÉ-IC) do CNPq vinculados aos cursos técnicos de Turismo, Meio Ambiente, Administração e Informática das Escolas Técnicas de Iguape e Registro.
O projeto fez parte de uma iniciativa maior de professores do IP/USP e das Escolas Técnicas (ETEcs) dos municípios de Iguape e Registro, que juntos investigaram o turismo de base comunitária em três locais do Vale do Ribeira/SP: Vila caiçara Marujá, Aldeia Guarani Mbya-Pindoty e Quilombo Ivaporunduva. Essa iniciativa contou com a participação de 64 bolsistas de Pré-Iniciação Científica do CNPq vinculados aos cursos técnicos de Turismo, Meio Ambiente, Administração e Informática das ETEcs e teve como objetivos: (I) descrever as experiências de turismo nas comunidades identificando as estratégias e a relação com o mercado turístico; (II) sistematizar as recomendações e lições aprendidas com essas experiências; (III) qualificar professores e alunos do ensino médio profissionalizante da Etecs em atividades de ensino e pesquisa e apresentar serviços e atividades da Universidade de São Paulo de seu interesse.
Descrição: O projeto discutiu em seminários temáticos, conceitos, metodologias e lições aprendidas de pesquisadores de direitos humanos, promoção da saúde e juventude, organizando e sistematizando esse conhecimento para disseminação de literatura capaz de subsidiar a implantação e avaliação de programas de intervenção e de políticas públicas voltadas para saúde da população jovem, promoção dos direitos humanos e redução da violência e vulnerabilidade social.
Grupos de Pesquisa
Reúne alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP. Dedica-se a produção de conhecimento em três eixos de investigação: história do pensamento psicológico brasileiro na compreensão das relações étnico-raciais; abordagem das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia; atuação do psicólogo no tema das relações étnico-raciais e no enfrentamento dos efeitos psicossociais do racismo.
Reúne professores, alunos de graduação e de pós-graduação, ativistas de organizações não governamentais e profissionais do Instituto de Psicologia, das Faculdades de Saúde Pública e Medicina da USP e da Secretaria de Estado da Saúde. Dedica-se à produção de tecnologias inovadoras de prevenção ao HIV e ao debate sobre a promoção da saúde em contextos de vulnerabilidade.
Laboratório
Núcleo de Estudos e Prevenção da Aids - NEPAIDS
Publicações selecionadas
Svartman, B.; Santos, A. O. ; Martins, A.; Casco, R.; Silva, L. G. G.; Massola, G. M. Recherche psychosociale dans des communautés traditionnelles:une analyse de l expérience du programme de pré-initiation scientifique de l Université de São Paulo. Bulletin de Psychologie, v. 68(2), p. 115-124, 2015.
Massola, G. M.; Santos, A. O.; Martins, A. Turismo de base comunitária: instrumento para o fortalecimento da gestão democrática em quilombos no Brasil. In: Mitsuru Higuchi Yanaze; Felipe Chibas Ortiz; Kleber Markus. (Org.). Marketing e comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanas. 01ed.São Caetano do Sul/SP: Difusão Editora, 2015, v. 01, p. 279-303.
Santos, A. O. . Psicologia e relações étnico-raciais: perfil e tendência dos estudos publicados em periódicos psi no período de 2010 a 2013. In: Lilian Caroline Urnau; Juracy Machado Pacífico; Maria Ivonete Barbosa Tamboril. (Org.). Psicologia e políticas públicas na Amazônia: pesquisa, formação e atuação. 1ed.Curitiba; Porto Velho: Editora CRV; Editora EDUFRO, 2014, v. 1, p. 115-124.
Cunha, R. T. T.; Santos, A. O. . Aniela Meyer Ginsberg e os estudos de raça-etnia e intercultura no Brasil. Psicologia USP (Impresso), v. 25, p. 317-329, 2014.
Belenzani, R. ; Santos, A. O. ; Paiva, V. . Agentes comunitárias de saúde e a atenção à saúde sexual e reprodutiva de jovens na Estratégia Saúde da Família. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 637-650, 2012.
Santos, A. O. . Superar o racismo e promover a saúde da população negra: desafios para o trabalho de prevenção ao HIV/Aids no Brasil. In: Vera Paiva; José Ricardo Ayres e Cassia Maria Buchalla. (Org.). Vulnerabilidade e Direitos Humanos. Prevenção e Promoção da Saúde. Da doença à Cidadania. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2012, v. 1, p. 145-163
Almeida, A. C.; Santos, A. O.; Paiva, V. . O incremento da participação comunitária em pesquisas sociais: a estratégia de trabalho com o agente local. In: Vera Paiva; Ligia Rivero Pupo; Fernando Seffner. (Org.). Vulnerabilidade e direitos humanos. Prevenção e Promoção da Saúde: pluralidade de vozes e inovação de práticas. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2012, v. III, p. 253-268.
Santos, A. O. Panorama dos Programas de Ação Afirmativa para Inserção da População Negra no Ensino Público Superior Brasileiro (2002-2007): Estudos e Grupos de Pesquisa. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 2, p. 99-114, 2011.
Paiva, V.; Garcia, J.; Rios, L. F.; Santos, A. O.; Terto, V.; Munoz-Laboy, M. Religious communities and HIV prevention: An intervention study using a human rights-based approach. Global Public Health, v. 5, p. 280-294, 2010.
Trazzi, L.; Lima, A.; Pascoal, B. T. M.; Santos, A. O. Comunidades interpretativas e protagonismo social no Vale do Ribeira: breve histórico de um projeto de promoção de direitos. In: Martins, A. B. M.; Santos, A.O.; Vera Paiva. (Orgs.). Promovendo os direitos de mulheres, crianças e jovens de comunidades anfitriãs de turismo do Vale do Ribeira. São Paulo: Instituto Ing_Ong de Planejamento Sociambiental, Ministério do Turismo, 2009, v. 1, p. 6-8.
Santos, A. O. e Figueiredo, R. Agravos à saúde e relacionamentos afetivos sexuais em comunidades anfitriãs de turismo. In: Menezes Santos, J. A.; Rios, L. F. (Orgs.). Violência sexual contra crianças e adolescentes reflexões sobre condutas, posicionamentos e práticas de enfrentamento. Brasília: UFPE/SEDH, 2009, p. 60-74.
Gonçalves, C.; Santos, A. O. ; Licciardi, D. C.; Paiva, V. Religiosidade, juventude e sexualidade: entre a autonomia e a rigidez. Psicologia em Estudo, v. 13, p. 683-692, 2008.
Santos, A. O. Inserção de alunos (as) negros (as) na Universidade Estadual de Campinas. Estudo de caso do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). In: Lopes, M. A.; Braga, M. L. (Org.). Acesso e permanência da população negra no ensino superior. Brasília: Ministério da Educação e UNESCO, 2007, v. 30, p. 187-206.
Santos, A. O. e Paiva, V. Vulnerabilidade ao HIV: Turismo e uso de álcool e outras drogas. Revista de Saúde Pública, v. 41, Suppl 2, p. 80-86, 2007.