![]() |
Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade Linhas de Pesquisa: Psicologia Escolar e Políticas Educacionais. Formação de Psicólogos e Professores. Atuação de Psicólogos na Educação Básica. Medicalização da Educação e da Sociedade. Pesquisa qualitativa. Educação na América Latina. Psicologia Histórico-Cultural. Telefones: 55 11-3091-0025/8615/8617/8620/4269 | mprdsouz@usp.br | Lattes | Google Acadêmico |
Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013, Avaliação Qualis Periódicos A2). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2009-atual, Avaliação Qualis Periódicos – A2). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual) e Presidente atual. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002) e participou como Professora Visitante em 2007 (bolsa do Consulado Canadense). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Pesquisadora e docente da área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: políticas públicas em educação, formação e atuação de psicólogos, formação de professores, escolarização, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina.
Psicologia Escolar
Atuo na área de Psicologia Escolar e Educacional, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão referentes aos processos de escolarização; à constituição de sentidos e significados das políticas públicas para educadores, alunos, alunos e pais; à atuação/formação do psicólogo escolar em uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar; às temáticas dos direitos de crianças e adolescentes e aos processos de medicalização na educação. Adoto uma perspectiva teórico-metodológica referenciada no materialismo-histórico-dialético e na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. No IPUSP, atuo como professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Linha de pesquisa Psicologia Escolar e Educacional e coordeno o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE), que realiza várias atividades acadêmicas com o objetivo de ampliar a construção de conhecimento na área de Psicologia Escolar e Educacional. Coordeno o GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP e participo do GT Psicologia da Educação da ANPEd. Coordeno o Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica. Realizei estudos de pós-doutorado na York University, Canadá e sou pesquisadora Nível 1-C do CNPq.
Disciplinas
Graduação
PSA1608 – Psicologia e Educação
PSA5108 – Psicologia e Educação
Pós-Graduação
PSA5864 – O trabalho de campo na pesquisa qualitativa em Psicologia
PSA5919 – Vigotski e a Psicologia do Desenvolvimento: Perspectivas Epistemológicas e Metodológicas
PSA5950 – Enfoques Teórico-Metodológicos de Pesquisa em Psicologia
Extensão
Curso de Aprimoramento: “Orientação à Queixa Escolar” – De março a novembro de 2008, Segundas-feiras das 15h às 17h e Quintas-feiras das 13h15 às 17h15
Tem como objetivo, contribuir para o aperfeiçoamento de psicólogos que realizam atendimento à queixa escolar; apresentar as principais críticas ao modelo tradicional e oferecer alternativas de intervenção breve e focal, envolvendo todos os participantes da produção de tais queixas (pais e escolas, além dos alunos)
Laboratórios
Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE
O Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE é uma iniciativa de docentes do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista – Campus de Bauru. Com sede no Instituto de Psicologia da USP, realiza suas atividades no programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP, vinculado à linha de pesquisa intitulada Psicologia Escolar/Educacional
Projetos
- Psicologia Escolar/Educacional
- A atuação do psicólogo da rede pública frente à queixa escolar: concepções, práticas e inovações.
- Formação continuada de professores e a mediação de tecnologias de ensino: limites e possibilidades.
- Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica.