Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Psicologia Escolar e Políticas Educacionais. Formação de Psicólogos e Professores. Atuação de Psicólogos na Educação Básica.  Medicalização da Educação e da Sociedade. Pesquisa qualitativa. Educação na América Latina. Psicologia Histórico-Cultural.
Telefones: 55 11-3091-0025/8615/8617/8620/4269 | mprdsouz@usp.br | Lattes | Google Acadêmico

Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013, Avaliação Qualis Periódicos A2). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2009-atual, Avaliação Qualis Periódicos – A2). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual) e Presidente atual. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002) e participou como Professora Visitante em 2007 (bolsa do Consulado Canadense). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Pesquisadora e docente da área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: políticas públicas em educação, formação e atuação de psicólogos, formação de professores, escolarização, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina.

Psicologia Escolar

Atuo na área de Psicologia Escolar e Educacional, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão referentes aos processos de escolarização; à constituição de sentidos e significados das políticas públicas para educadores, alunos, alunos e pais; à atuação/formação do psicólogo escolar em uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar; às temáticas dos direitos de crianças e adolescentes e aos processos de medicalização na educação. Adoto uma perspectiva teórico-metodológica referenciada no materialismo-histórico-dialético e na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. No IPUSP, atuo como professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Linha de pesquisa Psicologia Escolar e Educacional e coordeno o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE), que realiza várias atividades acadêmicas com o objetivo de ampliar a construção de conhecimento na área de Psicologia Escolar e Educacional. Coordeno o GT  Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP e participo do GT Psicologia da Educação da ANPEd. Coordeno o Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica. Realizei estudos de pós-doutorado na York University, Canadá e sou pesquisadora Nível 1-C do CNPq.

Disciplinas

Graduação

PSA1608 – Psicologia e Educação
PSA5108 – Psicologia e Educação

Pós-Graduação

PSA5864 – O trabalho de campo na pesquisa qualitativa em Psicologia
PSA5919 – Vigotski e a Psicologia do Desenvolvimento: Perspectivas Epistemológicas e Metodológicas
PSA5950 – Enfoques Teórico-Metodológicos de Pesquisa em Psicologia

Extensão

Curso de Aprimoramento: “Orientação à Queixa Escolar” – De março a novembro de 2008, Segundas-feiras das 15h às 17h e Quintas-feiras das 13h15 às 17h15
Tem como objetivo, contribuir para o aperfeiçoamento de psicólogos que realizam atendimento à queixa escolar; apresentar as principais críticas ao modelo tradicional e oferecer alternativas de intervenção breve e focal, envolvendo todos os participantes da produção de tais queixas (pais e escolas, além dos alunos)

Laboratórios

Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE

O Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE é uma iniciativa de docentes do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista – Campus de Bauru. Com sede no Instituto de Psicologia da USP, realiza suas atividades no programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP, vinculado à linha de pesquisa intitulada Psicologia Escolar/Educacional

Projetos

  • Psicologia Escolar/Educacional
  • A atuação do psicólogo da rede pública frente à queixa escolar: concepções, práticas e inovações.
  • Formação continuada de professores e a mediação de tecnologias de ensino: limites e possibilidades.
  • Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica.

Publicações selecionadas

SOUZA, M. P. R., TOASSA, G; BAUTHENEY, K.C.S.F (ORGS.). PSYCHOLOGY, SOCIETY AND EDUCATION: CRITICAL PERSPECTIVES IN BRAZIL. 1. ED. NY: NOVA SCIENCE PUBL.,  2016. ISBN: 978-1-63484-882-4).
 
SOUZA, M.P.R & SOUZA, D.T.R. School Failure and Public School: theoretical and Pedagogical Challenges in Brazil. In WILLIAM, Pink & NOBLIT, George. (Eds.) International Handbook of Urban Education, Series: Springer International Handbooks of Education , Vol.19, Dordrecht, Springer, 2008, pp. 619-640. ISBN 97814020-5198-2.
KALMUS, J. ; SOUZA, Marilene Proença Rebello de . Trabalho e formação: uma análise comparativa das políticas de formação de professores em serviço no Brasil e no México. Educação e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 53-66, 2016
VIÉGAS, LYGIA DE SOUSA ; HARAYAMA, RUI MASSATO ; SOUZA, Marilene Proença Rebello de . Apontamentos críticos sobre estigma e medicalização à luz da psicologia e da antropologia. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 20, p. 2683-2692, 2015.
CALDAS, R. F. L; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Recuperação escolar: uma análise crítica a partir da Psicologia EscolarRevista Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 17-25, 2014.
ASBAHR, F. S. F.; SOUZA, M. P. R. . ‘Por que aprender isso, professora?’ Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 19, p. 169-178, 2014.
YAMAMOTO, K; GOMES, A. M. M; GALAFASSI, C.; PASQUALINI, M. G.; SOUZA, M. P. R.  Como atuam psicólogos na Educação pública paulista? Um estudo sobre suas práticas e concepções. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 33, p. 794-807, 2013.
VIÉGAS, L.S.; SOUZA, M.P. R. Promoção automática nos anos 1950: a experiência pioneira do Grupo Experimental da Lapa (São Paulo). Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 499-514, 2012.
BARBOSA, D. R.; SOUZA, M.P. R. Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 16, p. 163-173, 2012.
TOASSA, G; SOUZA, M. P. R.  As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP (Impresso), v. 21, p. 000-000, 2010.