Departamento de Psicologia Clínica
Linhas de Pesquisa: Intervenções clínicas em saúde mental: diagnóstico, ação terapêutica e prevenção; Investigação da situação clínica: perspectiva interdisciplinar.
Telefone: 55 11-3091-1946 / 4173 | antunez@usp.br | Lattes
Sala 15 / Bloco F
Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, Estágio no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Prof. André Teixeira Lima (FUNDAP), especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), Doutorado em Ciências (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Associado (Livre Docente) do Departamento de Psicologia Clínica e Vice-Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Gestão 30/07/2016-2020); É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry. Membro do GT – Psicologia e Fenomenologia – ANPEPP. Co-coordenador do Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon – USP. Coordenador do Convênio Acadêmico Internacional entre IPUSP e Instituto Universitário ISPA, Lisboa, Portugal (06/2016-06/2021).

A clínica psicológica sustenta as pesquisas que realizo. Minhas investigações versam sobre o atendimento clínico dialogando com: a) as consultas terapêuticas de Donald Winnicott, nas quais se oferece a oportunidade de expressão dos conflitos que permite à dupla surpreender-se e superar paralisações no desenvolvimento, b) a psicopatologia fenomenológica a partir de Eugène Minkowski, quanto ao lugar da expressão, da afetividade, da linguagem pessoal, o espaço e o tempo vividos, o sensorial e o racional na estrutura da personalidade, c) a clínica proposta por Gilberto Safra, relacionada ao ôntico e ao ontológico, às histórias singulares do sofrimento, à abertura ao inédito, ao idioma peculiar de cada ser, à clínica como lugar de investigação e formação permanentes; d) a intropatia (empatia) e estrutura da pessoa humana a partir da fenomenologia de Edith Stein e o Sentido do Humano de Angela Ales Bello; e) e a afetividade na Fenomenologia da Vida de Michel Henry e Florinda Martins. Interessa-me a psicoterapia em instituições, o atendimento clínico em grupo e o acompanhamento terapêutico, todos reposicionados pela compreensão fenomenológica.