Departamento de Psicologia Social e do Trabalho,
Linhas de Pesquisa: Laboratório de História Oral – Simone Weil; Comunidade e enraizamento: formas contemporâneas de sofrimento
e resistência psicossocial; Experiências de turismo de base comunitária no Vale do Ribeira: um estudo psicossocial.
Telefone: 55 11-3091-4364 | bernardo@usp.br  | Lattes

Possui mestrado(2004) e doutorado(2010) em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Tem experiência docente na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Social Comunitaria e Psicologia do Trabalho. Realizou experiências de assessoria a movimentos sociais , organizações autogestionárias e ao sindicato de metalúrgicos do ABC paulista, na área da saúde do trabalhador. Atualmente investiga os movimentos sociais da cidade de São Paulo, suas organizações comunitárias e formas de enfrentar o sofrimento gerado pelos fenômenos da reificação e desenraizamento.

Disciplinas

Graduação

4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
4702893 – Estágio Supervisionado I
4702994 – Estágio Supervisionado II
4703691 – Ações Comunitárias I
4703792 – Ações Comunitárias II
PST0294 – Introdução à Psicologia
PST0391 – Liderança e Comportamento Humano
PST1360 – Psicologia Social I
PST2471 – Psicologia Social Comunitária
PST2774 – Prática de Pesquisa em Psicologia Social I

Pós-Graduação

PST5859 – Psicologia Social Comunitária: Práxis e Reconhecimento para a Superação da Vulnerabilidade Social e Política
PST5877 – Pesquisa Psicossocial em Comunidades: Perspectivas Teóricas e Metodológicas

Projetos

Experiências de turismo de base comunitária no Vale do Ribeira: um estudo psicossocial
O projeto faz parte de uma iniciativa de professores do Instituto de Psicologia da USP e das Escolas Técnicas (ETEcs) dos municípios de Iguape e Registro, Vale do Reibeira/SP, que juntos investigam o turismo de base comunitária em três locais da região: Vila Caiçara Marujá no município de Cananéia, Aldeia guarani Mbya-Pindoty no município de Pariquera Açú e Quilombo Ivaporunduva no município de Eldorado. Essa iniciativa conta com a participação de 45 bolsistas de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) do CNPq vinculados aos cursos técnicos de Turismo, Meio Ambiente, Administração e Informática das ETEcs e visa qualificar professores e alunos do ensino médio profissionalizante em atividades de ensino e pesquisa, além de apresentar serviços e atividades do campus da Cidade Universitária (USP) que possam ser de seu interesse. O projeto foi estruturado em quatro temas de investigação: (I) formas de organização do trabalho e dos trabalhadores dos empreendimentos de turismo de base comunitária; (II) manifestações culturais, artísticas e religiosas das comunidades anfitriãs de turismo; (III) formas de participação social, transmissão da memória, formação de consciência política e exercício de liderança nas comunidades; (IV) lazer, sociabilidade e envolvimento dos jovens com o turismo e os turistas. Estes temas deram origem a subprojetos de estudo coordenados em duplas por professores do Instituto de Psicologia da USP e das ETEcs de Iguape e Registro, com participação de alunos bolsistas de Pré-IC das ETEcs.

Extensão

Capacitação técnica de educadores sociais nos Centros de Juventude
Projeto de capacitação de educadores faz parte do projeto de pesquisa “comunidade e enraizamento: um estudo das formas de sofrimento e resistência psicossoiais contemporâneas”. realizamos discussão do projeto pedagógico e das atividades realizadas em dois CJs da zona sul da São Paulo (CESPAT e Afago). Também realizamos capacitação de educadores no projeto AdoleSer da Secretaria de Assitência Social da cidade de São Paulo.

Publicações selecionadas

Artigos completos publicados em periódicos

MASSOLA, G. M. ; SILVA, L. G. G. ; MARTINS, A. ; VIDOTO, D. ; SANTOS, A. O. ; SVARTMAN, B. P. . Pré-Iniciação Científica e o ensino de Psicologia para adolescentes por meio do projeto Identidade, território e participação. Integración Académica en Psicología, v. 01, p. 51, 2013.
SVARTMAN, B. P. . Trabalho e desenraizamento: um estudo sobre o sofrimento psicossocial gerado pela organização do trabalho fabril. Psicologia Revista, v. 20, p. 221-244, 2011.
SVARTMAN, B. P. . Notas sobre a experiência de trabalho fabril contemporânea: um estudo de caso em uma metalúrgica no ABC paulista. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP), v. 12, p. 17-34, 2009.
SVARTMAN, B. P. . Memória e Resistência. Estudos Avançados (USP.Impresso), v. 23, p. 341-348, 2009.

Capítulos de livros publicados 

Furtado, Odair ; SVARTMAN, B. P. . Trabalho e alienação. In: Psicologia – teoria e métodos; psicologia social. (Org.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. 1ed.São Paulo: Cortez, 2009, v. 1, p. 73-115.
SVARTMAN, B. P. ; Esteves, E. ; Barbosa, M. ; Luz, V. . Aspectos psicossociais do exercício da autogestão. Psicologia e Economia Solidária: interfaces e perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008..