Motivados pela alegria do recebimento de prêmio internacional na categoria Enduring Programmatic Contribution for the Development of Behavior Analysis, concedido ao Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia Experimental (PSE) do IPUSP, na área de Análise do Comportamento, a Diretoria do Instituto, a Chefia do PSE e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental, em parceria com a Biblioteca Dante Moreira Leite e o Centro de Memória do IPUSP, organizaram o evento Premiação Internacional do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do IPUSP: o Legado de Fred Keller, para comemorar e divulgar o feito.

A premiação aconteceu em 25 de maio de 2013, em Minneapolis, EUA, como parte das atividades da 39th Annual Convetion ABAI e foi concebido pela Society for the Advancement of Behavior Analysis (SABA), em parceria com a Association for Behavior Analysis International (ABAI). Estiveram presentes o Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP à época, Prof. Vahan Agopyan, e os representantes do Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP: Prof. Gerson Y. Tomanari (Diretor do IPUSP), Profa. Maria Martha C. Hübner (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação na época da submissão do prêmio), Profa. Maria Teresa Araújo Silva, Profa. Maria Helena L. Hunziker, Sônia Caetano de Souza (servidora do IPUSP) e o colaborador Alexandre Rodrigues.

O evento em comemoração ao prêmio ocorreu no dia 23 de agosto de 2013, na Reitoria da USP, Sala do Conselho Universitário - Co. Na ocasião, o Centro de Memória do IPUSP apresentou exposição especial com o acervo pessoal do Prof. Fred S. Keller (1899-1996), fundador da Análise do Comportamento no IPUSP, fotos e alguns equipamentos históricos utilizados em disciplinas oferecidas pelo Prof. Keller, com a colaboração dos professores Rodolpho Azzi e Carolina M. Bosi.